Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial do Professor - 5 de Outubro



Comemorado anualmente em 5 de outubro desde 1994, o Dia Mundial do Professor comemora o aniversário da assinatura da Recomendação da OIT-UNESCO sobre a Situação dos Professores (1966). Esta recomendação estabelece padrões de referência relativos aos direitos e responsabilidades do pessoal docente e padrões para a sua formação inicial e posterior desenvolvimento, recrutamento, emprego e condições de ensino e aprendizagem. Recomendação sobre o Estatuto do Pessoal Docente do Ensino Superior foi adotada em 1997 para complementar a Recomendação de 1966, abrangendo, assim, o pessoal docente e de pesquisa do ensino superior.

Ao adotar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 na educação e sua meta 4.c (ODS 4.c), que reconhece o papel fundamental dos professores no cumprimento das metas da Agenda 2030 da Educação, o Dia Mundial do Professor ser uma ocasião para destacar os avanços alcançados e refletir sobre as formas de enfrentar os desafios remanescentes para o avanço da profissão docente.

O Dia Mundial do Professor é convocado em colaboração com a UNICEF, a Organização Internacional do Trabalho e a Educação Internacional.


MENSAGEM CONJUNTA UNESCO, OIT, UNICEF E EDUCAÇÃO INTERNACIONAL


"Durante esta crise, os professores demonstraram mais uma vez uma grande capacidade de liderança e inovação para garantir que #NeverStopLearning e garantir que nenhum aluno seja deixado para trás. Em todo o mundo, eles trabalharam individual e coletivamente para encontrar soluções e criação de novos ambientes de aprendizagem para seus alunos para garantir a continuidade da educação. O papel que eles têm desempenhado em aconselhar sobre planos de reabertura de escolas e apoiar os alunos quando eles retornam à escola também é fundamental. a escola".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Mota - Biografia

António Mota nasceu em Ovil, Baião, em 16 de Julho de 1957 e é um escritor português. Foi professor do ensino básico. É considerado um dos mais importantes autores portugueses de literatura infanto-juvenil. Publicou o seu primeiro livro, “ A Aldeia das Flores ”, em 1979. Com a obra “O Rapaz de Louredo” (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance “Pedro Alecrim”. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com “ A Casa das Bengalas”. Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro". Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra, “Se eu fosse muito Magrinho”, com...

Concurso Nacional de Leitura _ Fase Concelhia de Cinfães_9 de março de 2023

Decorreu hoje, dia 09 de março, a Fase Concelhia de Cinfães do Concurso Nacional de Leitura, uma organização da Câmara Municipal de Cinfães, através da Biblioteca Municipal, em parceria com as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Souselo, Cinfães e Escola Secundária de Cinfães. O tarde ficou marcada por vários momentos, de entre os quais se destaca a realização das provas escritas em suporte digital e as provas orais com a mediação do júri constituído pelo professor Serafim Rodrigues (Câmara Municipal de Cinfães), pela professora Isabel Ferraz (Escola Secundária de Cinfães) e pela Dra. Isabel Ramos (Coordenadora Interconcelhia da Rede De Bibliotecas Escolares). De um total de 22 alunos dos vários ciclos de ensino e das várias escolas, foram apurados para a fase seguinte três alunos do 1º ciclo, 3 alunos do 2.º ciclo e 3 alunos do 3.º ciclo. De destacar, a excelente prestação dos alunos participantes nas várias provas e o apuramento de dois alunos do nosso Agrupamento de Escolas p...

Semana da Leitura de Cinfães