Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial do Professor - 5 de Outubro



Comemorado anualmente em 5 de outubro desde 1994, o Dia Mundial do Professor comemora o aniversário da assinatura da Recomendação da OIT-UNESCO sobre a Situação dos Professores (1966). Esta recomendação estabelece padrões de referência relativos aos direitos e responsabilidades do pessoal docente e padrões para a sua formação inicial e posterior desenvolvimento, recrutamento, emprego e condições de ensino e aprendizagem. Recomendação sobre o Estatuto do Pessoal Docente do Ensino Superior foi adotada em 1997 para complementar a Recomendação de 1966, abrangendo, assim, o pessoal docente e de pesquisa do ensino superior.

Ao adotar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 na educação e sua meta 4.c (ODS 4.c), que reconhece o papel fundamental dos professores no cumprimento das metas da Agenda 2030 da Educação, o Dia Mundial do Professor ser uma ocasião para destacar os avanços alcançados e refletir sobre as formas de enfrentar os desafios remanescentes para o avanço da profissão docente.

O Dia Mundial do Professor é convocado em colaboração com a UNICEF, a Organização Internacional do Trabalho e a Educação Internacional.


MENSAGEM CONJUNTA UNESCO, OIT, UNICEF E EDUCAÇÃO INTERNACIONAL


"Durante esta crise, os professores demonstraram mais uma vez uma grande capacidade de liderança e inovação para garantir que #NeverStopLearning e garantir que nenhum aluno seja deixado para trás. Em todo o mundo, eles trabalharam individual e coletivamente para encontrar soluções e criação de novos ambientes de aprendizagem para seus alunos para garantir a continuidade da educação. O papel que eles têm desempenhado em aconselhar sobre planos de reabertura de escolas e apoiar os alunos quando eles retornam à escola também é fundamental. a escola".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Mota - Biografia

António Mota nasceu em Ovil, Baião, em 16 de Julho de 1957 e é um escritor português. Foi professor do ensino básico. É considerado um dos mais importantes autores portugueses de literatura infanto-juvenil. Publicou o seu primeiro livro, “ A Aldeia das Flores ”, em 1979. Com a obra “O Rapaz de Louredo” (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance “Pedro Alecrim”. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com “ A Casa das Bengalas”. Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro". Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra, “Se eu fosse muito Magrinho”, com

PNL - Biografia de António Torrado

António José Freire Torrado. Nasceu em Lisboa em 1939. É um dos nossos melhores escritores. É também poeta, dramaturgo, ficcionista, novelista, professor, contador de histórias, jornalista, editor e director de produção na TV… Publicou o 1º livro aos 18 anos e não mais parou, tendo já mais de cem obras editadas. É formado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário, mas em meados dos anos 60 foi afastado deste cargo por motivos políticos. É mais conhecido como escritor de livros para crianças. Por isso, conseguiu vários prémios, destacando-se, em 1980, o prémio Calouste Gulbenkian de livros para crianças, em 1984, o prémio de Teatro Infantil da Secretaria de Estado da Cultura e em 1988, o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças. É ainda autor de manuais escolares e actualmente é Coordenador de Cursos na Fundação Calouste Gulbenkian e professor na Escola Superior de Teatro e Cinema. É também dramaturgo na companhia de Teatro Comuna

Árvore dos Afetos - Dia de S. Valentim

Para assinalar o Dia de S. Valentim, a Biblioteca Escolar promoveu uma atividade intitulada "Árvore dos Afetos" . Os alunos redigiram mensagens de amor ou amizade que utilizaram para decorar os ramos da árvore, em exposição na Biblioteca Escolar. A atividade decorreu entre os dias 11 e 16 de fevereiro de 2016.       Que as manifestações de afeto não se fiquem apenas por este dia!