quinta-feira, 25 de março de 2010
Exposição de BIs na Biblioteca
Olimpíadas de Inglês
No dia 25 de Março realizou-se a segunda eliminatória das Olimpíadas de Inglês, actividade dinamizada pelos professores de Inglês. A prova teve lugar na Biblioteca e baseou-se na audição de canções em língua inglesa. Participaram equipas de quatro elementos do 5º ao 9º ano e dos cursos CEF.
Participação de turmas CEF
quinta-feira, 18 de março de 2010
Hora do Conto - O Dragão Irritante
A finalizar o estágio na Biblioteca Caetano Oliveira, as Animadoras colaboraram em mais uma Hora do Conto, para a qual elaboraram o material utilizado para animar a história O Dragão Irritante. Foi assim na EB 1 e Jardim de Infância de Moimenta...
Os alunos mantiveram-se atentos a esta divertida história em que um dragão coze ovos com o seu bafo quente, transforma o leite das vacas em iogurte e o trigo do campo em torradas.
Entre muitos outros, poderás encontrar este livro na tua Biblioteca.
Obrigada D. Aurora, D. Alice e D. Fernanda!
Clube de Leitura de Inglês
No Clube de Leitura de Inglês continua a aventura à procura de autores de expressão inglesa. Desta vez escolhemos um nome reconhecido além-fronteiras - William Shakespeare. E, como o Clube está sempre a inovar, levamos os alunos até ao sítio Shakespeare For Kids, onde se podem realizar várias actividades relacionadas com o autor e a sua obra. Junta-se o útil ao agradável!
Se não estiveste presente, podes espreitar aqui para saberes do que estamos a falar.
segunda-feira, 15 de março de 2010
LER + BES - Concurso de Ideias
O LER+ BES Concurso de Ideias, iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e do Banco Espírito Santo que se enquadra na Semana da Leitura 2010, destina-se a premiar trabalhos concebidos e elaborados por alunos das escolas portuguesas sobre a Leitura como um factor de união e de partilha que contará com todos a ler.
Consulta do Regulamento e inscriçoes: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/escolas/projectos.phpidTipoProjecto=21
Envio de trabalhos até ao dia 30 de Abril para os seguintes endereços: paula.luis@planonacionaldeleitura.gov.pt
Vamos participar pondo à prova a nossa criatividade!
Encerramento da Semana da Leitura
A Semana da Leitura encerrou com a apresentação do livro Lengalengas de Aprender a Ler pelo professor Carlos Paixão, na Casa da Cultura, em Cinfães.
As lengalengas apresentadas neste livro serviram para motivar os alunos do professor para a leitura. Começou sem intenção de criar lengalengas para todas as letras do alfabeto, mas os seus alunos não lhe deram descanso. E ainda bem! Surgiu este delicioso livro que vale a pena ler - por miúdos e graúdos.

sábado, 13 de março de 2010
Alunos EFA na Semana da Leitura
Os alunos dos Cursos EFA também participaram na Semana da Leitura, com a representação da peça “A Confusão das Letras”, pelos alunos do B2 e a declamação de vários poemas e elaboração de um cartaz, pelos alunos do B3. A declamação dos poemas foi acompanhada ao piano pela professora do Curso de Alfabetização, sendo um dos poemas declamados da autoria de uma das alunas do B3.
Todos se mostraram satisfeitos pelo trabalho desenvolvido.
Obrigada pela participação!
Fragmentos... SEMANA DA LEITURA
A Semana da Leitura decorreu de 1 a 6 de Março de 2010. Aqui fica o registo de algumas das iniciativas realizadas nos vários espaços do Agrupamento de Escolas de Souselo e na comunidade de Cinfães. A todos os que colaboraram na realização da Semana da Leitura e participaram nas actividades fica o nosso agradecimento.

Cartaz e marcador de livros
A turma do 7ºC com a leitura e dramatização de um excerto do livro O Cavaleiro da Dinamarca de Sophia de Mello Breyner Andresen.
2ª Fase do Concurso de Leitura: as turmas apresentaram vários tipos de texto a concurso, entre os quais algumas obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura para leitura orientada na sala de aula.
Ao longo da semana, vários Encarregados de Educação visitaram as salas de aula para ler/contar uma história aos alunos.A Semana da Leitura também esteve aberta à comunidade.
Da esquerda para a direita: o Mordomo Godofredo (Adélio Cunha); a Condessa de Broalhos (Mª Alcina de Sá); o Cónego D. Arriaga (Mário Crescêncio); a Condessa do Cabedal (Alfredo Silva).
Plano Nacional de Leitura
Durante o segundo período, muitos têm sido os livros requisitados por professores no âmbito do Plano Nacional de Leitura, em particular, livros recomendados para leitura orientada na sala de aula. Os alunos têm realizado diversas actividades, tais como leitura silenciosa e em voz alta, ilustração, resumo, reconto, dramatização... Aqui fica o reconto do livro "O Segredo do Rio" de Miguel de Sousa Tavares, redigido por uma aluna do 4º ano: Era uma vez um rapaz que morava numa casa branca junto a um ribeiro.
O rapaz costumava ir ao ribeiro quando os pais não precisavam dele ou quando não tinha aulas.
Certo dia adormeceu junto ao ribeiro, acordando só de manhã. Ao acordar, apareceu-lhe um peixe e disse-lhe:
- Olá! – E o menino sem saber o que dizer, começou a gaguejar por ver um peixe a gaguejar, pois além de falar fazia tudo como uma pessoa: jogava à bola, brincava, saltava…
O peixe (carpa) e o menino ficaram grandes amigos.
Passado algum tempo, a vida dos pais do menino não estava muito bem, pois estavam a ficar sem comida para alimentar a família. Foi então que o pai do menino teve a ideia de pescar a carpa que tinha visto no ribeiro. O menino ouvindo a conversa entre os pais, foi logo avisar a carpa. Este disse à carpa para fugir, mas a carpa disse-lhe que o tinha que ajudar, por isso foi à procura de comida.
Passado alguns dias, a carpa trouxe comida para o amigo com a ajuda de duas raposas e de uma rede cheia de peixes.
Os pais do menino ficaram tão contentes pelo menino ter arranjado tanta comida, como também agradeceram a ajuda da carpa. O pai decidiu colocar uma tableta no ribeiro com a seguinte frase: “Proibido pescar neste local!” e o menino colocou uma em que dizia: “Este rio tem um segredo, e esse segredo é só meu!”.
O rapaz costumava ir ao ribeiro quando os pais não precisavam dele ou quando não tinha aulas.
Certo dia adormeceu junto ao ribeiro, acordando só de manhã. Ao acordar, apareceu-lhe um peixe e disse-lhe:
- Olá! – E o menino sem saber o que dizer, começou a gaguejar por ver um peixe a gaguejar, pois além de falar fazia tudo como uma pessoa: jogava à bola, brincava, saltava…
O peixe (carpa) e o menino ficaram grandes amigos.
Passado algum tempo, a vida dos pais do menino não estava muito bem, pois estavam a ficar sem comida para alimentar a família. Foi então que o pai do menino teve a ideia de pescar a carpa que tinha visto no ribeiro. O menino ouvindo a conversa entre os pais, foi logo avisar a carpa. Este disse à carpa para fugir, mas a carpa disse-lhe que o tinha que ajudar, por isso foi à procura de comida.
Passado alguns dias, a carpa trouxe comida para o amigo com a ajuda de duas raposas e de uma rede cheia de peixes.
Os pais do menino ficaram tão contentes pelo menino ter arranjado tanta comida, como também agradeceram a ajuda da carpa. O pai decidiu colocar uma tableta no ribeiro com a seguinte frase: “Proibido pescar neste local!” e o menino colocou uma em que dizia: “Este rio tem um segredo, e esse segredo é só meu!”.
Escola E.B.1 de Santa Isabel - Tânia 4º ano
Clube de Leitura de Inglês
Se ainda não te inscreveste, dirige-te à Biblioteca e junta-te a nós!
Join the Club!
quarta-feira, 10 de março de 2010
Hora do Conto - "Dez Dedos...Dez Segredos"
O livro falava dos dez dedos das nossas mãos, e cada dedo contava uma história.
Uma delas era sobre o dedo anelar da mão esquerda, a qual falava de um moleiro que vivia numa casa muito velha.
Nós adorámos a visita das estagiárias, pois foi muito bom ouvir histórias tão lindas.
J.I./ E.B. 1 de Santa Isabel
Subscrever:
Mensagens (Atom)
