quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Eleições Parlamento dos Jovens

A eleição para o Parlamento dos Jovens realizou-se no dia 13 de dezembro na Escola E.B 2/3 de Souselo - Cinfães. Das 5 equipas participantes, as turmas: 9ºB elegeram 9 deputados; 9ºA - 10 deputados; 7ºB - 8 deputados; 7ªC e 7ºD  - 2 deputados. Assim, estes deputados irão integrar a Sessão Escolar agendada para o dia 8 de Janeiro na Escola E/B 2,3 Souselo num total de 31 elementos. Nesta sessão, é debatido e aprovado o Projeto de Recomendação da nossa escola.
A equipa do Parlamento dos Jovens agradece a colaboração dos professores: Vítor Gonçalo, Telma Oliveira, Helena Tavares e Manuela Dias no Processo Eleitoral.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Parlamento dos Jovens - Sessão Escolar






A equipa do Parlamento dos Jovens informa que está confirmada a presença da Senhora Deputada Marisabel Moutela (PS) no debate da Sessão Escolar do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Parlamento dos Jovens, cujo tema é “Igualdade de Género”, e que se realiza na Escola Básica de Souselo, Cinfães no dia onze de dezembro (2ª feira) pelas 15 horas.


quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Eleições para o Parlamento dos Jovens

A Escola EB 2/3 de Souselo irá mais uma vez participar no programa dos Parlamento dos Jovens.
Este programa desenvolver‐se‐á em várias fases, ao longo do ano letivo. No entanto, a 1ª fase - Debates, Eleições e Sessão Escolar já está agendada. A campanha eleitoral realizar-se-á na escola entre os dias 4 e 11 de Dezembro. Há 5 listas concorrentes, a lista A (Turma 9ºB); Lista B (Turma 7ºB); lista C (Turma 7ºC); lista D (Turma 8ºC ) e lista E (Turma 9ºA).
Fica atento a esta campanha eleitoral e escolhe a tua lista. VOTA NO DIA 13 DE DEZEMBRO.



quinta-feira, 16 de novembro de 2017

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Resultados do Quiz "cool"tural de outubro

Publicam-se aqui os resultados da 1.ª prova do Quiz "cool"tural referente ao mês de outubro.




Vencedores dos passatempos de outubro

Vencedores do passatempo "Escritor Secreto" de outubro:

Beatriz Mendes, nº 2, 7º A
Frederico Pinto, nº 8, 7º A
Inês Silva, nº 12, 7º A
Joana Mendes, nº 13, 7º A
Jorge Cardoso, nº 16, 7º A
Luís Cardoso, nº 19, 7º A
Afonso Silva, nº 1, 8º B
Hugo Cardoso, nº 6, 8º D
Gonçalo Pinto, nº 9, 9º B
Filipe Cardoso, nº 9, 9º D

Nicole Silva, nº 16, 9º A

Parabéns e continuem a participar. No final do ano letivo haverá prémios para os alunos que ganharem mais vezes.

Vencedores do passatempo "Problema do Mês" de outubro:
Não houve vencedores este mês.
Não desistam. tentem as próximas edições.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Happy Halloween!

A BECO disfarça-se para celebrar o Halloween. Podes vir celebrar connosco. Hoje, dia 31 de outubro,  às 13:30h sessão de cinema na BECO com o filme de animação de Tim Burton, O estranho mundo de Jack. 
Contamos contigo! Aparece!







Decorações feitas pela professora Cristina Lima e alguns dos seus alunos.
Happy Halloween!


 Cartaz 3D do filme de Tim Burton







domingo, 1 de outubro de 2017

Destaques do mês de outubro

Agora que estás de regresso às aulas, eis algumas sugestões de leitura para começares bem o ano letivo!














quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Clube do Jornal Escolar abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o Clube do Jornal Escolar Rio de Notícias.
Queres ser repórter?, Entrevistar pessoas? Fazer a cobertura das atividades do Agrupamento? Tirar fotografias? Enfim, queres colaborar na realização do jornal escolar? Então inscreve-te no Clube do Jornal Escolar.
O Clube funciona às quartas-feiras, das 16h às 17:30h, na Ludoteca. Inscrições abertas na Biblioteca Escolar Caetano de Oliveira.
Contamos contigo!

Quizz "Cool"tural

A partir do próximo mês de outubro poderás participar no grande evento desta temporada - o concurso de cultura geral denominado Quizz "Coo"ltural.
Trata-se de uma prova mensal, um questionário, com 20 perguntas de Geografia, História, Línguas, Matemática, Ciências, Tecnologia, Artes, TIC, etc, a que poderás responder.
Forma uma equipa, dá-lhe um nome e inscreve-te!
No final do ano letivo, a equipa que conseguir acumular mais pontos será a vencedora e receberá prémios.
Consulta o regulamento aqui.

Participa! Vai ser divertido!

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares assinalado com concurso de fotografia e vídeo

   Aproxima-se o mês de outubro e com ele mais uma comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, cujo lema, este ano é “Ligando comunidades e culturas”.
   A Biblioteca Escolar Caetano de Oliveira (BECO) decidiu assinalar esta data com um concurso de fotografia e vídeo que decorrerá até 18 de outubro, seguindo-se uma exposição dos trabalhos, na biblioteca, a partir do dia 23, Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.
   Os trabalhos serão apreciados por um júri e serão entregues prémios aos melhores trabalhos de fotografia e vídeo.

   Assim, publica-se neste blogue o regulamento do 1º Concurso de Fotografia e Vídeo para que possam inteirar-se de todos os detalhes.





Regulamento do 1º Concurso de Fotografia e Vídeo by BECOliveira on Scribd

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Regresso às aulas

Mais um ano letivo se inicia!

A Biblioteca Escolar está pronta para te receber.
Neste espaço podes estudar, pesquisar, realizar os trabalhos de casa ou ocupar parte dos teus tempos livres. Além disso, podes requisitar livros e outros documentos para consultares presencialmente ou em casa, bem como participar nos nossos passatempos e concursos.

Brevemente teremos algumas novidades. Fica atento!

Um excelente ano letivo e BOAS LEITURAS!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Vencedores dos passatempos do mês de junho

No mês de junho não foram apurados vencedores no passatempo "Escritor Secreto".

Quanto ao "Problema do Mês", o único vencedor foi Joana Mendes, nº 13, 6º A.


BOAS FÉRIAS!

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Destaques do mês de junho

 

 



 
 
 
 
BOAS LEITURAS!

Vencedores do Problema do mês de maio


No mês de maio apenas participaram dois alunos do 6º/7º ano.

Não houve vencedores neste passatempo.


Encontra-se já disponível o Problema do Mês de junho. Participa!

Vencedores do Escritor Secreto do mês de maio


2º CICLO

Beatriz Mendes, nº 2, 6º A
Frederico Pinto, nº 8, 6º A
Inês Silva, nº 12, 6º A
Joana Mendes, nº 13, 6º A
Jorge Cardoso, nº 16, 6º A


3º CICLO
Não houve vencedores.

Participa já no Escritor Secreto de junho!
 

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Palestra com Bernardino Silva


É já no próximo dia 15 deste mês que Bernardino Silva dará uma palestra aos alunos do 9º ano onde testemunhará a sua vasta experiência como voluntário em algumas das regiões mais problemáticas do mundo, onde efetuou ações humanitárias e de emergência, com destaque para o Afeganistão, Iraque, Angola, Etiópia, Bolívia, Índia..., entre muitos outros.
Formado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, tem vários estudos publicados sobre Direitos humanos, Cooperação Internacional e Ajuda Humanitária. É professor do quadro da Escola Secundária de Amares, Braga, foi coordenador da OIKOS (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento da Região Norte de 2008 a 2011 e representou Portugal em vários eventos internacionais sobre estas temáticas.
Recentemente publicou o livro "Lugares e instante", com prefácio de António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas.
 
Bernardino Silva

Vencedores do Escritor Secreto do mês de março

2º ciclo

Ana Teresa Santos, nº 2, 5º A
Iris Sofia Correia, nº 9, 5º A
Letícia Silva, nº 12, 5º A
Renata Teixeira, nº 14, 5º A
Solange Gaudêncio, nº 17, 5º A
Tomás Oliveira, nº 19, 5º A
Beatriz Mendes, nº 2, 6º A
Inês Silva, nº 12, 6º A
Joana Mendes, nº 13, 6º A
Letícia Morais, nº 18, 6º A
Ana Braz, nº 4, 6ºB
Vânia Pinto, nº 18, 6º B

3º ciclo

José Monteiro, nº 13, 7º C
José Correia, nº 9, 8º A
Mariana Carvalho, nº 14, 8ºA
Elisa Andrade, nº 8, 8º B
Francisca Teixeira, nº 9, 8º B
Beatriz Alves, nº 3, 8º D
Gonçalo Pinto, nº 6, 9º A
João Ferraz, nº 7, 9º A
Rúben Pinheiro, nº 12, 9º A

Parabéns a todos! Continuem a participar!

Vencedores do Problema do Mês de março

5º ano

Ana Teresa, Santos, nº 2, 5º A
Iris Sofia Correia, nº 9, 5º A
Renata Teixeira, nº 14, 5º A

6º e 7º ano

Não houve vencedores

8º e 9º ano

Não houve vencedores

Já se encontra disponível o problema do mês de maio.
Participa!

domingo, 30 de abril de 2017

Concurso de Escrita Criativa - vencedores

Na edição do Concurso de Escrita Criativa 2017 participaram 2 escolas do Pré-Escolar, 19 alunos do 1º ciclo, 3 alunos do 2º ciclo e 1 aluno do 3º ciclo.
Efetuada a avaliação pelo júri do concurso, apuraram-se apenas vencedores nas categorias do Pré-escolar de do 1º Ciclo. Eis os trabalhos dos alunos premiados.
 
 
Jardim de Infância de Tarouquela  - categoria Pré-Escolar
 
Uma aventura daquelas
 
Vivemos uma grande aventura, na visita que fizemos hoje à Biblioteca, que não posso deixar de vos contar:
Entramos de manhã, a pares e em fila, a professora ia na frente, a sala era muito grande e havia muitos livros.
Quando todo o grupo entrou, largamos as mãos e andamos livremente.
 
 
Alguns dos nossos amigos tiravam livros daquelas estantes e entusiasmados abriam e folheavam-nos.
A um canto, junto das coleções infantis, estava o Duarte, o menino mais novo da nossa sala. De repente ouviu-se um grito estrondoso:
- Aiiiii! Eu vi, eu vi, ele saltou desta história. Era o lobo mau...
 
Aproximamo-nos e espantados vimos o lobo a tentar esconder-se atrás de um sofá. De vez em quando espreitava com ar de assustado.
O Duarte aproximou-se muito devagar e pediu ao lobo:
- Dás-me um croissant? Se faz favor?
O lobo estendeu a pata e pediu um passou-bem.
Então o Duarte, como menino educado, retribui-lhe o cumprimento.
- Um croissant não te poderei dar, mas a minha amizade sim.
- Ah! Mas tu não és um animal perigoso? Perguntou o Duarte.
- Não, não, aí está. Foi por isso que decidi saltar da história, estava muito triste por fazer sempre de mau nas histórias, na verdade eu sou inofensivo, não faço mal a ninguém e muito menos às crianças.
 
O grupo das crianças e a professora aproximaram-se do Duarte e do lobo.
O lobo continuou:
- Quero dizer-vos que o lobo mau das histórias é só imaginação... eu sou amigo. Comecei a ficar cansado de pensarem que os lobos são animais perigosos.
 Queria pedir-vos que vocês tentassem mudar as histórias e enquanto isso não acontecer gostaria muito que me deixassem livre, quero passear e conhecer mais meninos como vocês.
O Duarte olhou para a professora e para os amigos e disse:
- Acho que é uma boa ideia, afinal o lobo tem toda a razão, se ele é amigo não o podem colocar nas histórias como sendo um animal perigoso e que come crianças. Deixá-lo livre é o mínimo que podemos fazer. Todos concordaram.
O lobo aproximou-se da porta:
- Voltaremos a ver-nos em breve. Obrigadoooo!!!
E todo o grupo bateu palmas.
- Até breve!!!
 
 
Os Aventureiros (pseudónimo)
 
 
Joana Mendes , 3º ano, Centro Escolar de Fonte Coberta
- categoria 1º Ciclo
 
Havia uma Aldeia distante nas terras de Cinfães. Nessa aldeia vivia uma menina que costumava brincar com os seus animais, a Cuca e a Preta. Corriam pelos campos, quando estavam floridos e também quando a sua aldeia estava coberta de neve. Brincava com eles atirando-lhes bolas de neve. Eles saltavam de um lado para o outro para fugirem daquela neve fria.
Uma das coisas que ela adorava fazer era ler livros. Ao lê-los podia ser tudo o que a sua imaginação queria. Às vezes era uma princesa, outras vezes era uma fada, ou outra coisa qualquer.
Um dia numa visita de estudo, o professor levou a turma à Biblioteca Manuel Caetano de Oliveira. A Leonor, este era o nome da menina da história, nunca tinha visto tantos livros juntos. A menina estava encantada. Olhou para todas as prateleiras e lá no meio viu um livro pequenino que parecia estar a brilhar para si. Chamou duas amigas, a Ana e a Madalena, e foram para um cantinho ler.
Quando abriram o livro, descobriram dentro dele um mapa do tesouro. Esse mapa indicava uma passagem secreta. Pensavam que era um jogo e seguiram as indicações.
O itinerário levou-as até junto de uma estante. Obedecendo rigorosamente às indicações, tiraram os livros que o mapa indicava e como que por magia encontraram umas escadas. Desceram cuidadosamente as escadas e foram ter a um túnel com tochas acesas que lhes indicavam o caminho. Parecia que estavam num dos filmes que elas costumavam ver.
Depois de caminharem algum tempo depararam-se com umas escadinhas que as conduziram ao interior do tronco de uma arvore. Saíram desse tronco e ficaram admiradas, pois no exterior dessa planta, encontrava-se uma ilha no meio de dois rios. Era a Ilha dos Amores.
 No mapa dizia para darem cinco passos para a direita, vinte para a frente, um para trás e a seguir, como em todos os mapas, onde estava o “X”, dizia para escavarem. Elas escavaram com as suas mãos e encontraram uma caixinha que brilhava tanto que até fez aparecer um arco iris no Céu e dentro dela estava uma receita secreta de rebuçados, que uma fada deixou para um dia ser encontrada.
Eram uns rebuçados que quem os comesse, ficava uma pessoa mais alegre, simpática e de bom coração.
As amigas ficaram muito contentes com mais esta descoberta e conversaram para decidirem se deviam contar às outras pessoas ou guardar este segredo só para elas.
Foi então que a Leonor disse:
- Esta aventura está a ser tão fixe que não a podemos esconder do nosso professor e além disso, os adultos andam sempre tão preocupados, tristes e cansados, que esta receita pode tornar o mundo melhor.
Voltaram para a biblioteca e contaram ao professor a sua aventura. Foi então que perceberam que além de descobrirem o segredo dos rebuçados mágicos, também tinham descoberto o que as pessoas destas terras pensavam que era uma lenda - “O Túnel que ia ter à Ilha do Amores”
Vitória… Vitória, acabou-se a história…
 
Leonor Pereira (pseudónimo)

PARABÉNS!