Mostrar mensagens com a etiqueta palestra. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta palestra. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Palestra com Bernardino Silva


É já no próximo dia 15 deste mês que Bernardino Silva dará uma palestra aos alunos do 9º ano onde testemunhará a sua vasta experiência como voluntário em algumas das regiões mais problemáticas do mundo, onde efetuou ações humanitárias e de emergência, com destaque para o Afeganistão, Iraque, Angola, Etiópia, Bolívia, Índia..., entre muitos outros.
Formado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, tem vários estudos publicados sobre Direitos humanos, Cooperação Internacional e Ajuda Humanitária. É professor do quadro da Escola Secundária de Amares, Braga, foi coordenador da OIKOS (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento da Região Norte de 2008 a 2011 e representou Portugal em vários eventos internacionais sobre estas temáticas.
Recentemente publicou o livro "Lugares e instante", com prefácio de António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas.
 
Bernardino Silva

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Souselo comemora Revolução de 25 de abril com palestra sobre guerra colonial

No dia 24 de abril realizou-se no auditório da EB 2,3 de Souselo uma palestra com três ex-combatentes da guerra colonial, da Associação de Combatentes do Ultramar de Castelo de Paiva. 
A iniciativa organizada pela Biblioteca Escolar Caetano de Oliveira, numa parceria com o Departamento de Humanidades, integrou-se nas comemorações da Revolução de 25 de abril de 1974.
O objetivo principal do encontro era que os ex-combatentes contassem aos alunos do 6º e do 9º ano, público-alvo da palestra, na primeira pessoa, o seu testemunho sobre a guerra colonial e o impacto que a mesma teve nas suas vidas e nas dos seus familiares, bem como na economia, na sociedade e na política do país, pois foi o desgaste provocado pela guerra colonial que desencadeou o movimento dos capitães que pôs fim ao conflito e ao regime do Estado Novo.
Num discurso acessível e despretensioso, os intervenientes testemunharam a sua passagem pelos palcos do conflito, o impacto que isso teve nas suas vidas e na vida dos seus familiares, nas relações dos militares com os portugueses e os africanos, na conjuntura nacional e internacional, deixando, no final, um apelo à fraternidade e à paz.
Os alunos acharam a palestra muito interessante e tiveram a oportunidade de ver respondias as muitas perguntas e curiosidades sobre o conflito.