Avançar para o conteúdo principal

Concurso Nacional de Leitura • 14.ª edição


 A 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorre entre o dia 1 de outubro de 2020, data oficial de abertura, e o dia 5 de junho de 2021, dia da grande final, em Oeiras.

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.

A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) em parceria com Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e com a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), responsável pela cobertura televisiva do evento, a iniciativa e o desenvolvimento do CNL, ao longo de quatro fases consecutivas:

• Fase Escolar / Municipal  – Engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios.

     O 1.º momento é da responsabilidade das escolas/agrupamentos do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, bem como do Camões, IP e da DGAE/DSEEPE, nas escolas portuguesas e da Rede de Ensino Português no estrangeiro que aderirem a esta iniciativa.

     O 2.º momento traduz-se pela realização de provas organizadas pelas Bibliotecas Municipais, dirigidas aos alunos vencedores do momento anterior.

• Fase Intermunicipal  – Esta fase congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas, a decorrer nestas datas.

• Fase Nacional  – conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional, a constituir para o efeito. Esta fase conta com a parceria e apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

A participação no concurso está aberta às escolas do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores (RAA) e da Madeira (RAM), das redes pública e privada que a ele aderirem, através da inscrição de alunos de todos os ciclos de ensino – 1.º ciclo / 2.º ciclo / 3.º ciclo / ensino secundário. Está igualmente aberta aos alunos das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE) da área de influência da Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e aos alunos da rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP). 

CALENDARIZAÇÃO

• 07/10 - 19 /10: Inscrição no CNL pelas escolas, no formulário disponibilizado em SIPNL 

• 26/10: Publicação da lista de escolas inscritas

• Até 29/10: Divulgação da lista das obras para a fase intermunicipal

• 29/10 – 22/02: Fase escolar/municipal

• 23/02 – 24/02: Registo das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte

• 08/03 – 26/04: Fase intermunicipal

• 27/04 – 30/04: Registo das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte

• Até 07/05: Publicação das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte

• 19/05: Prova escrita de pré-seleção online

• 05/06: Final nacional


FICA ATENTO...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Mota - Biografia

António Mota nasceu em Ovil, Baião, em 16 de Julho de 1957 e é um escritor português. Foi professor do ensino básico. É considerado um dos mais importantes autores portugueses de literatura infanto-juvenil. Publicou o seu primeiro livro, “ A Aldeia das Flores ”, em 1979. Com a obra “O Rapaz de Louredo” (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance “Pedro Alecrim”. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com “ A Casa das Bengalas”. Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro". Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra, “Se eu fosse muito Magrinho”, com...

Concurso Nacional de Leitura _ Fase Concelhia de Cinfães_9 de março de 2023

Decorreu hoje, dia 09 de março, a Fase Concelhia de Cinfães do Concurso Nacional de Leitura, uma organização da Câmara Municipal de Cinfães, através da Biblioteca Municipal, em parceria com as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Souselo, Cinfães e Escola Secundária de Cinfães. O tarde ficou marcada por vários momentos, de entre os quais se destaca a realização das provas escritas em suporte digital e as provas orais com a mediação do júri constituído pelo professor Serafim Rodrigues (Câmara Municipal de Cinfães), pela professora Isabel Ferraz (Escola Secundária de Cinfães) e pela Dra. Isabel Ramos (Coordenadora Interconcelhia da Rede De Bibliotecas Escolares). De um total de 22 alunos dos vários ciclos de ensino e das várias escolas, foram apurados para a fase seguinte três alunos do 1º ciclo, 3 alunos do 2.º ciclo e 3 alunos do 3.º ciclo. De destacar, a excelente prestação dos alunos participantes nas várias provas e o apuramento de dois alunos do nosso Agrupamento de Escolas p...

Semana da Leitura de Cinfães