Mostrar mensagens com a etiqueta PNL. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta PNL. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Clube de Leitura

No dia catorze de fevereiro, como forma de relembrar e celebrar o Dia dos Afetos e o famigerado São Valentim, o Clube de Leitura, integrado nas atividades do PNL, trabalhou na composição de uma série de cartas de amor, confissões adolescentes dos afetos, das quais se publica o trabalho de quatro grupos, manifestamente, inspirados pelos deuses. Umas, de tom marcadamente feminino e outras no masculino, todas fizeram jus ao dia comemorativo em causa, explorando o lado intimista e confessional.

Prof.ª Manuela Marques, Coordenadora do Clube de Leitura

Souselo, nove de fevereiro de 2017 
Meu amor,
      Estou a escrever-te esta carta para demonstrar todo o amor que sinto por ti. O teu olhar ilumina-me todos os dias e o teu sorriso faz-me sorrir contigo, o teu toque é carinhoso e as tuas mãos entrelaçam-se perfeitamente nas minhas. Tu fazes-me sentir algo que mais ninguém me faz sentir, conseguiste cativar em mim tudo aquilo que nunca ninguém conseguiu. Completas-me, completas o meu coração e consegues fazer o impossível, tu consegues deixar-me com um brilho nos olhos, parecendo que sorriem. Encontrei em ti tudo aquilo que precisava, desde um abraço apertado a um beijo demorado, os teus conselhos, as tuas manias, o teu feitio…
      Por vezes tenho atitudes erradas, mas acredita que não me orgulho delas. E de todas as vezes que nós nos chateamos isso só me faz perceber o quanto eu preciso de ti ao meu lado.
      Eu imagino sempre uma vida contigo, tu trazes-me paz, conforto e aceitas-me exatamente como sou.
      Sinto um amor tão forte e profundo por ti que ninguém imagina!
      Quando te vejo sinto borboletas na barriga e quando te afastas sinto o coração apertado e um vazio inexplicável. Tu fazes-me falta, tu fazes-me feliz.
      Obrigada por existires. Amo-te!
      Do ser que mais te ama no mundo...
Souselo, catorze de fevereiro de 2017
      Meu amor,
      Hoje, neste dia tão especial, envio-te esta carta para dizer tudo o que sinto.
      A cada dia que passa, o meu amor por ti é mais forte. As horas que passamos juntos passam a voar, não sei se é pelo amor que sinto por ti ou porque me perco nos teus belos olhos. Contigo estou feliz e sinto que sou mais amoroso, tu tocaste o meu coração como nunca ninguém tocou.
      O nosso amor é especial, é diferente de todos os outros, não só por ser nosso mas também porque nunca vi um casal tão cúmplice. Nós completamo-nos com os nossos defeitos e qualidades. Nas nossas conversas rimos mais do que choramos, gritamos mais do que nos zangamos e acima de tudo, divertimo-nos mais que qualquer pessoa. Sim, divertimo-nos muito, porque o nosso amor é inocente, é doce e ingénuo como uma brincadeira simples de criança.
      Nunca acreditei no amor verdadeiro, até agora, porque uma rapariga com as qualidades que tens é difícil de encontrar, mas no dia em que dissemos o primeiro "Amo-te", senti que tinha encontrado a minha outra metade... Agora tenho orgulho em dizer a todos que «tenho a melhor namorada do mundo».
      Obrigado por tudo: pela tua companhia, por me apoiares e por me ajudares e até mesmo por estares ao meu lado em todos os momentos da nossa vida.
          Amo-te.
Dionísio
Souselo, catorze de fevereiro de 2017
      Minha doce querida,
      A única coisa que te posso dizer é que eu sou aquele que sempre fica na sombra, aquele deixado para trás... Que te olha à distância e no entanto tão perto!
      Hoje escrevo-te esta carta só para te dizer que tenho pena, tenho pena de te ver a entregar o teu coração a outro, que já tem tantos corações, e que os maltrata! Ele fará contigo o que pretende e o teu coração vai ser apenas mais um nesse mundo, deixado para trás a sofrer. Não percebes que há pessoas que dão o coração por ti, e, simplesmente, não vês isso ou não queres ver, sinceramente não sei...
      Espero que repares no mundo que te rodeia, que é muito grande, pois eu estou tão pertinho e a sofrer muito por ti, enquanto tu sofres por outro, em vão. E talvez esta situação esteja a decorrer só porque ele é mais bonito, ou porque é mais rebelde, ou então cativa mais, mas não te ama como eu.
      Quando o voltares a ver, lembra-te que és apenas mais uma vítima de um ser que apenas sabe iludir as pessoas e que mais tarde as faz sofrer. Mas eu cá estarei, esperando o doce momento em que acordarás para o verdadeiro sentido do amor: o amor recíproco, partilhado.
      Adeus, e lembra-te, eu sou aquele que está sempre à tua beira, mas sempre deixado para trás...
      Beijos de quem te ama mais do que tudo nesta vida
Souselo, catorze de fevereiro, de 2017
      Meu docinho,
      Hoje, neste dia de chuva, inspirei-me e resolvi escrever-te. Muitos dizem que o tempo é inimigo do amor, que as relações se desgastam com o passar dos meses de dos anos. Mas, isso não é verdade, pois vêm os dias, as noites, mudam as luas e as estações do ano e eu continuo a amar-te com a mesma paixão de quando te conheci. Tenho tanta coisa para te dizer, mas nem sei por onde começar. São tantas emoções, tantos sentimentos que se brotam de mim. 
      Não sei de onde vem esta vontade louca de te querer amar... Este desejo transcendente que não quer mais passar... É uma paixão doida que veio sem explicação, que chegou e me tirou o sono... E me deixou assim arrebatada de paixão, pois chegaste, com o teu jeitinho doce, com esse teu sorriso certeiro, com esse coração que transborda de bondade e amor, com essa tua maneira de ver as coisas sempre pela positiva, perfeito com todos os teus defeitos e conseguiste conquistar o meu coração. No mundo existem tão poucas pessoas, que são assim como tu, especiais.
      Agradeço-te de coração todas as vezes que me ouviste, pelos conselhos dados e recebidos, pelas vezes que disseste que estava errada. Pelos sorrisos tortos e gentis, pelas chatices, pelas discussões e por tudo que partilhámos. Também tenho que te pedir desculpa pelas vezes que te magoei ou disse algo que não devia, pelas vezes que te fiz chorar, desculpa mesmo. Todas as relações têm os seus problemas e a nossa não é exceção. 
      Gostaria de poder gritar ao mundo o quanto te amo. O quanto tu mudaste a minha vida e o quanto estou feliz ao teu lado. Gostaria de dizer que todos os dias contigo, mesmo os chuvosos e nublados, são os melhores para mim. Guardo cada lembrança tua no meu peito. Guardo cada cheiro teu no fundo da minha memória. Guardo todos os teus vestígios que é para nunca me esquecer de ti. Podem existir mil obstáculos, mas nada impedirá que meu amor por ti permaneça. Uma amor como o nosso, baseado na confiança, no respeito mútuo e na amizade tem tudo para dar certo e continuar vivo por muitos e muitos anos. Tu fazes-me lembrar a lua, pois embora a tenha visto milhares de vezes, de cada vez me parece mais bonita. 
      Amo-te, com todas as letras, todas as palavras e pronúncias, em todas as línguas e sotaques, em todos os sentidos e jeitos, com todas as circunstâncias e motivos. 
      Simplesmente, amo-te. 
O teu amor de sempre

Os alunos do Clube de Leitura

 

Leitura de Padrinhos para Afilhados - Cartas de Amor de Grandes Escritores

O PNL e o Departamento de Línguas promoveram mais uma atividade de Leitura de Padrinhos para Afilhados, durante a semana dos Afetos, de catorze a dezasseis de fevereiro, com a motivadora leitura de Cartas de amor de Grandes Escritores, pelos diferentes espaços escolares, em Português e Inglês. A atividade deste período letivo foi selecionada para os alunos do terceiro ciclo (do 7º ao 9º anos de escolaridade) e os docentes selecionaram cartas famosas de escritores de renome, tais como: Almeida Garrett, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, António Lobo Antunes, José Luís Peixoto e também, Lord Byron, Franz Kafka, Nicholas Sparks, entre outros. A atividade foi muito bem recebida pelos alunos participantes e pelos ouvintes também. Continuaremos a investir em atividades de leitura individual e coletiva, bem como na divulgação pela comunidade educativa.

A todos os participantes damos as nossas felicitações e aguardarmos já a próxima atividade que terá lugar no terceiro período. Aqui ficam alguns registos fotográficos.
 
 
9º C - Lord Byron - leitura em português

 
9º D - Nicholas Sparks - leitura em inglês

 
7º C - leitura de pequenos excertos em inglês:
John Keats, James Joyce, Franz Kafka, Oscar Wilde



 
7º D - leitura em português


9º A - Almeida Garrett - leitura em português

 
 
8º D - José Luís Peixoto / Florbela Espanca - leitura em português


7º B - António Lobo Antunes - leitura em português

 
8º B - Fernando Pessoa - leitura em português
 

7º A - António Lobo Antunes - leitura em português
 

8º E - Florbela Espanca - leitura em português
 

8º A - Almeida Garrett /Florbela Espanca - leitura em português


9º B - Soror Mariana Alcoforado (excertos) - leitura em português
 
A Coordenadora do PNL - Professora Manuela Marques

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Leitura de Padrinhos para Afilhados

Durante a última semana de aulas do primeiro período decorreram, em vários espaços da escola, leituras em português, francês e inglês, alusivas à quadra Natalícia.
Esta atividade foi promovida no âmbito do PNL, em articulação com a Biblioteca Escolar.
 
 

Turma 6º B - Leitura de pequenas frases alusivas ao Natal.
 
 
“Smile, sing and be glad. It is Christmas, it is Christmas!”
“Christmas is time of loving and forgiving.”

“May Santa Claus bring you lots of gifts.”
“Merry Christmas and Happy New Year.”
 
 
Turma 6º A
 

Turma 6º C
 
É Natal
 
É Natal e por esse Mundo,
Quantos Corações sem Esperança
Quantas Lágrimas Rolando
Num Rostinho de Criança
 
Quanta Criança Descalça
Rotinha, Magra, Faminta,
Apelando para o Mundo
Na Rua Estende a Mãozita...
 
Ah se eu fosse Poderosa
Bem Mais do que um Simples Ser,
Não Haveria no Mundo
Uma Criança a Sofrer
 
Por isso meu Bom Jesus
Quando o Sino Badalar
Vou fazer uma Oração
Tua imagem Adorar
 
Pedirei Paz para o Mundo
Muito Amor para os Pequeninos
Alegria para os que Choram
E Pão para os Pobrezinhos
 
E ajudando os que Sofrem
A Cada um Dando a Mão
Passaremos um Natal
Com mais Paz no Coração.
Maria da Luz Pedrosa

 

Turma 7º B
 
 
Turma 8º A

 
 
Turma 8º B
The Christmas story
                                        by Leanne Guenther
Once upon a time,
A long, long time ago.
Begins the story of a baby,
That most of you should know.
 
His daddy's name was Joseph,
And Mary was His mom,
This babe was very special
He was God's only Son.
 
Some angels came from heaven,
And they began to sing.
To the shepherds in the fields below,
"Glad tidings do we bring!"
 
A bright star lit the heavens,
To light the magi's way,
To the baby in the manger
Who was born on Christmas Day.
 
And all who gathered round Him,
Rejoiced and praised His birth.
For the babe, the King, named Jesus,
Is our Saviour here on Earth!
 
 

 Turma 8º C
 
Recipe for Christmas All Year Long
Take a heap of child-like wonder
That opens up our eyes
To the unexpected gifts in life—
Each day a sweet surprise.
Mix in fond appreciation
For the people whom we know;
Like festive Christmas candles,
Each one has a special glow.
Add some giggles and some laughter,
A dash of Christmas food,
(Amazing how a piece of pie
Improves our attitude!)
Stir it all with human kindness;
Wrap it up in love and peace,
Decorate with optimism, and
Our joy will never cease.
If we use this healthy recipe,
We know we will remember
To be in the Christmas spirit,
Even when it's not December.
by Joanna Fuchs


Turma 8º D




Turma 8º E

Merry Christmas and Happy New Year

We're wishing you a Christmas
 Full of laughter, love and light,
 With delicious holiday foods
 To excite your appetite.

We're hoping you receive
 Delightful gifts to make you smile,
 With family and friends
To love you all the while.

We wish you a Merry Christmas;
 May your Christmas dreams come true,
 And when Christmas is over,
 Happy New Year, too!

By Joanna Fuchs

 
 
Turma 9º A
"Sonho de Natal", poema baseado no Conto de Natal, de Charles Dickens

 

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Concurso Nacional de Leitura 2016 - 2017


Estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional de Leitura. As fichas de inscrição estão disponíveis na Biblioteca Escolar.
 
Inscreve-te já!

 

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Leitura de Padrinhos para Afilhados

Durante este ano letivo foram realizados momentos de leitura pelas várias turmas do 2º e 3º ciclo, no âmbito do PNL e em articulação com o Departamento de Línguas e a Biblioteca Escolar. 
Esta atividade teve início no primeiro período e envolveu as turmas do 2º ciclo e alunos do 9º ano. No terceiro período, para assinalar os 8 séculos da Língua Portuguesa, decorreram na Biblioteca Escolar Leituras de Padrinhos para Afilhados, desta vez envolvendo as turmas do 7º e 8º anos. Foram selecionados poemas que marcaram a língua portuguesa ao longo dos vários séculos da sua existência, que foram declamados pelos alunos, em momentos de partilha de leituras. Os alunos participaram com empenho e entusiasmo nestas atividades.
No final, todos receberam um marcador de livros através do qual ficaram a saber algumas curiosidades sobre a nossa língua mãe.
Alguns dos poemas apresentados foram:
Ai flores, ai flores do verde pino - D. Dinis - séc. XIII
Meu Amor tanto vos quero - Aires Teles - séc. XIV
O desconcerto do Mundo - Camões - séc. XVI
Trovas à morte de Inês de Castro - Garcia de Resende - séc. XVI
Neste mundo é mais rico o que mais rapa... - Gregório de Matos - séc. XVII
Oh retrato da morte, oh noite amiga - Bocage - séc. XVII
Violoncelo - Camilo Pessanha - séc. XIX
O Palácio da Ventura - Antero de Quental - séc. XIX
Ser poeta - Florbela Espanca - séc. XIX
Liberdade - Fernando Pessoa - séc. XX
 
Parabéns a todos os professores e alunos pela sua participação!
 
 











 
 

terça-feira, 29 de março de 2011

Fragmentos da SEMANA DA LEITURA 2011

A Semana da Leitura decorreu entre os dia 15 e 25 de Março. Para além da Feira do Livro, realizaram-se várias actividades ao longo de duas semanas, tendo a leitura como prato principal. As actividades envolveram alunos, professores e outros elementos da comunidade. Deixamos aqui um breve registo dos momentos mais importantes.


FEIRA DO LIVRO, na Biblioteca Caetano de Oliveira




Dia 16 de Março


Decorreu na Biblioteca de Fonte Coberta a Hora do Conto, destinada aos alunos das turmas D7 e E7 do 1º ciclo. Esta actividade realizou-se em articulação com o Projecto de articulação vertical “Histórias para crescer”. A apresentação do conto “O Rapaz que Sabia Acordar a Primavera” foi realizada com recurso à narração, feita por duas alunas da turma do 8ºD. Alguns alunos das turmas fizeram a leitura do conto para os seus colegas.





Dia 22 de Março



Mais uma vez recebemos a visita do Teatro Pandora, desta feita com a peça Bosque Encantado.



O Clube de Dança apresentou um esquema básico de Rock e Cha Cha Cha, para os alunos dos clubes, no átrio da escola E.B. 2,3 de Souselo.





Dia 25 de Março - Concurso de Leitura


A edição 2010/2011 do Concurso de Leitura, dinamizado pelo Departamento de Línguas, realizou-se numa só fase. Participaram alunos do 1º ao 3º ciclo e turmas CEF e foram apresentados textos em Língua Portuguesa, Francês e Inglês.


Mais uma vez, as turmas primaram pela criatividade e maravilharam o júri e a assistência com as suas prestações.


As professoras Ana Coruche e Dulce Rodrigues do Departamento de Línguas






O júri, constituído por professores das três línguas a concurso, a Assistente Operacional da Biblioteca e alunos representantes dos 2º e 3º ciclos, não teve mãos a medir!...



Os apresentadores do Concurso de Leitura, Lúcia Costa e Rui Vieira do 8º C, mantiveram a ordem ao longo do concurso.



A assistência ansiosa por ver o resultado do trabalho realizado por alunos e professores...



Classificações finais:


Língua Portuguesa - 1º ano do Centro Escolar de Fonte Coberta - 1º lugar



Língua Portuguesa - 4º ano do Centro Escolar de Fonte Coberta - 1º lugar

Língua Portuguesa - 5º A - 1º lugar Língua Portuguesa - 5º D - 2º lugar

Língua Portuguesa - 5º B - 3º lugar



Língua Portuguesa - 6º D - 1º lugar



Língua Portuguesa - 6º B - 2º lugar



Língua Portuguesa - 6º A - 3º lugar



Língua Portuguesa - 7º D 1º lugar



Língua Portuguesa - 7º C - 2º lugar



Língua Portuguesa - 7º E - 3º lugar



Língua Portuguesa - 8º C - 1º lugar



Língua Portuguesa - 8º D - 1º lugar




Língua Portuguesa - 8º A - 2º lugar



Língua Portuguesa - 8º B - 3º lugar




Língua Portuguesa - 9º A - 1º lugar




Francês - 7º D - 1º lugar



Francês - 7º C - 2º lugar




Francês - 7º A - 3º lugar


Inglês - 6º D - 1º lugar



Inglês - 6º B - 2º lugar




Inglês - 6º E - 3º lugar



Inglês - 7º C - 1º lugar


Inglês - 7º B - 2º lugar


Inglês - 7º D - 3º lugar



Inglês - 8º D - 1º lugar



Inglês - 8º A e C - 2º lugar




Inglês - 8º B - 3º lugar



Língua Portuguesa - CEF de Jardinagem - 1º lugar



Inglês - CEF AAE - 1º lugar



E assim terminou mais uma Semana da Leitura. A todos os que, de alguma forma colaboraram com a Biblioteca na concretização das actividades, fica o nosso agradecimento.