quarta-feira, 25 de maio de 2016

Exposição de Bandas Desenhadas


Ao longo do ano letivo de 2015/2016, foram lidos, analisados e dissecados textos de diferentes géneros literários: narrativo, dramático e poético. A docente de Português, professora Sofia Pereira, incentivou os discentes para a releitura desses textos já estudados em contexto de sala de aula e propôs aos alunos a realização de Bandas Desenhadas, aliando a imagem ao texto. Foi, assim, que nasceram Bandas Desenhadas alusivas aos poemas “A cigarra e a formiga”, de Bocage; “ A bela infanta”, de Almeida Garrett; “Pastor”, de Eugénio de Andrade; “O búzio”, de Luísa Ducla Soares; “Nau Catrineta”, de Almeida Garrett, entre outros. Também a fábula “O carvalho e o junco” mereceu ser belissimamente ilustrada. A criatividade, a imaginação e a beleza estética passa por todas estas telas de palavras, coloridas com cores vivas e apelativas.
Podes apreciar estes trabalhos na Biblioteca Escolar. 
 







 
Texto: Professora Sofia Pereira

quarta-feira, 18 de maio de 2016

English Club - Atividade de escrita criativa


Os alunos do English Club realizaram uma atividade de escrita criativa para a qual partiram da correção das seguintes frases:
I like listening to radio.
Today the weather was hot sunny.
The new student comes Japan.
My friend has lot of money.
The boy put hands in pockets.
Do you swimming every day?
Efetuada a correção, os alunos tiveram de criar uma história que incluísse todas as frases apresentadas. Este trabalho foi realizado em grupo e eis o resultado:

The new student
 
Today the weather was hot and sunny. The students werearriving at John's school where he and Mark were talking. 
- I've heard there is a new student in our school. Do you know where he's from?
- The new student comes from Japan. I've heard he likes swimming just like me. What about you? Do you go swimming every day?
- Not really. I like listening to the radio. It's more interesting to me. 
The boy put his hands in his pockets. He then showed me his new mobile phone. I thought to myself: "Wow! My friend has a lot of money!".
The new student is over there. Let's go talk to him!- said Mark.
In the end, we managed to meet him and he seemed pretty cool. 
 
Gonçalo Teixeira, 9th D
João Pinto, 9th B
Jorge Queirós, 9th D
Madalena Remuge, 9th D
Mónica Brás, 9th D
 
A day in the swimming pool
 
Today the weather was hot and sunny. I was in school and I decided to go to the swimming pool. But first I invited the new student who comes from Japan. He accepted my invitation. Then I said: 
 - In Japan, do you go swimming every day?
The boy put his hands in his pockets and said:
- In Japan there are no swimming pools.
- No problema. My friend has a lot of Money and he has got a swimming pool in his home. I can teach you how to swim.
Then we caught the bus and went to my friend's house. During the trip we talked a lot. The boy said:
- I like listening to the radio. In Japan I listen to it a lot and I have a portable radio. He learned how to swim and we decided to go to the swimming pool again. We have become good friends.  
 
 
Alexandra Silveira, 9th D
Bruna Correia, 9th B
Diogo Correia, 9th D
Hugo Mendes, 9th D
Rui Teixeira, 9th D
 

  Well done!

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Educação para a Sexualidade nas aulas de Português


Os alunos do 8º A realizaram nas aulas de Português, no âmbito do Projeto de Educação para a Sexualidade, textos poéticos, em grupo, de modo a refletirem sobre as temáticas do Compromisso, Vínculo, Responsabilidade e Projeto de Vida.

Eis o produto final do seu trabalho:



Projeto de Vida
 
Nós fazemos planos
Para uma vida feliz
E com o passar dos anos
Tornamo-nos um aprendiz.

Planeamos sonhos,
Vivemos a sonhar,
Fazemos da vida o que queremos
Até alguém nos acordar
E nos fizer perceber
Que na vida nem tudo é a brincar
E que devemos saber viver.
 
Mariana Pereira nº 11
Cláudia Cardoso nº 4
Ana Pinto nº 1
Inês Duarte nº 10
Vitória Pereira nº 17
 
O Compromisso
 
O meu compromisso
É ser estudante
Saber e fazer por isso
E tentar ser exuberante...

Estudar é prioridade
Para quem quer saber mais.
Não precisamos de ser da cidade
Para cumprir como os demais.

Preciso de ser cumpridor
Sem nunca falhar,
Pois um simples erro, em dor poderá terminar.

Assim se acaba este tema
Sabendo bem o que é o compromisso
Num belo poema.
 
Gonçalo Pinto, nº 6
Ruben Pinheiro, nº 13
Rui Moreira, nº 14
Rute Duarte, nº16
 
O Vínculo
O vínculo está ligado ao amor
e também à paixão,
Mas com ele sofremos, com muita dor
e com muita emoção.

Mas nem todo o amor
é sofredor...
Algum traz felicidade
Ou também amizade.
O amor pode trazer traição,
O que destrói uma relação.

O vínculo é uma coisa boa da vida
pois sem ele é difícil viver
fazendo uma pessoa sofrer.    

João Ferraz nº7
Pedro Ferraz nº12
Rui Xavier nº15
Luís Remuge nº8
 
Responsabilidade
Ser responsável
É ser cumpridor,
Das tarefas
Propostas pelo professor.

É ter postura
Nas circunstâncias da vida
Em que a luta perdura.

A responsabilidade
É uma virtude,
Sai premiando quem a tem,
Nas dificuldades da vida,
Porque toda a gente as tem. 
 
Bruna Ferreira. Nº 3
Diana Magalhães. Nº 5
Ana Moreira. Nº 2
Viviana Alves. Nº 1
 
 

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Vencedores dos passatempos de abril

Passatempo Escritor Secreto - o autor do mês de abril foi Ken Follett e os vencedores foram:



 
Já está disponível online o questionário para o Escritor Secreto do mês de maio. Participa!
 

Concurso "Da Imagem ao Texto" 2016

O Departamento de Línguas dinamizou mais uma edição do concurso "Da Imagem ao Texto", no dia 17 de dezembro de 2015. Esta atividade teve como  objetivos promover a criatividade, a originalidade, o espírito crítico e a aplicação das regras de escrita. Participaram quinze turmas, sendo as grandes vencedoras do concurso a Carolina Santos, nº 3, do 6º A e a Laureana Santos, nº 7, do 9ºA.
 
Eis os textos vencedores e as imagens que lhes serviram de inspiração:



O meu melhor amigo

Eu tinha um melhor amigo,
Que estava sempre comigo.
Ele era fiel e companheiro
E não se importava com dinheiro.

O seu nome era Cheiroso
E era um Spitz Alemão.
Era muito teimoso
E deitava tudo para o chão.

Um dia, na cama me fui deitar
Peguei no meu cachorro
E ele começou a arfar.
Mas o que se estaria ali a passar?

No dia seguinte acordei estremunhada
Não sei o que aconteceu mas estava assustada.

Foi então que me deram uma má notícia.
O meu cão tinha morrido.
Como tal tinha acontecido?

Carolina Soraia Peralta Santos
nº 3, 6º A
 
 


8 horas à frente de um ecrã

     O meu nome é Raquel, sou secretária. Sim, trabalho naqueles edifícios enormes, com janelas em toda a parte, e onde toda a gente anda... "engravatada", digamos assim, pois da minha secretária só se vê duas coisas: fatos e saias até ao joelho! Odeio ter de me vestir assim, uma saia pelo joelho, um casaco e uns saltos altos, que matam os meus pés.
     Aqui trabalham 100 pessoas, raramente falamos uns para os outros, por isso, o meu único companheiro é um computador, o qual me tem constantemente à frente. Detesto o meu trabalho, o meu patrão...! Só estou sentada aqui, porque os meus pais obrigaram-me a estudar para tirar o curso de Gestão, esforcei-me já que não tinha outro remédio e agora estou aqui, oito horas diárias, à frente de um ecrã.
    Raios! A impressora não tem papel! E eu preciso urgentemente de entregar uns contratos que foram enviados por e-mail, e tenho de os imprimir. Decido avançar para outra tarefa... oh, boa! Organizar a agenda do meu patrão! Olho lá para fora, é só edifícios à volta com mais pessoas "presas" lá dentro. Até que reparo num pequeno jardim lá fora, estão lá crianças a brincar, umas a saltar à corda, outras a jogar à macaca, outras no escorrega e no baloiço. Sorrio. Faz-me lembrar de quando era eu que, depois das aulas dizia aos meus pais que ia estudar, e lá arranjava uma forma de ir brincar com os meus amigos. Um vulto aparece no meu campo de visão, mas continuo a apreciar as crianças, e uma voz tira-me dos meus devaneios:
     - Raquel, já imprimiu os contratos que lhe pedi? - fala grosseiramente o meu chefe.
     - Ia agora mesmo fazê-lo, senhor! - minto, dizendo com um certo sarcasmo. Viro-me para trás e... sou mesmo sortuda, a impressora já tinha papel.
     - Leve-os depois ao meu escritório. - diz o meu chefe.
     Reviro os olhos direcionada para a impressora. Idiota! Podia bem esperar que eu os acabasse de imprimir! Deve ter muito que fazer, deve! Os empregados fazem-lhe tudo, enquanto ele só tem de assistir às reuniões.
     Levo os contratos ao meu chefe... que nem me agradece, e volto para o meu cantinho, sentando-me na cadeira giratória, inspiro longamente, e volto à minha postura séria... em frente um ecrã.
 
Laureana Santos, nº 7, 9º A

Parabéns às vencedoras e a todos os participantes!

 

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Destaques do mês de maio







 

 
 
 
BOAS LEITURAS!

Concurso Naciona de Leitura - Prova Distrital

Realizou-se, no dia 3 de maio, na Biblioteca Municipal de S. João da Pesqueira, a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura.
Foram muitas as escolas do distrito de Viseu que estiveram presentes neste concurso, tendo-se sagrado vencedoras a Margarida Sofia Andrade Alves da Escola E.B. 2,3 de Tondela , no terceiro ciclo e o Pedro Silva da Escola Secundária Alves Martins de Viseu, no ensino secundário.  
Para os nossos representantes ficou uma experiência muito positiva. Apesar da pressão sentida na prova teórica, estar presente neste evento foi enriquecedor, pois para além de porem à prova as suas capacidades no domínio da leitura, puderam contactar com alunos de outras escolas, assistir a provas práticas interessantes e divertidas e aprender um pouco sobre a cultura local.