sábado, 26 de novembro de 2011

24 de Novembro - Dia da Ciência

A 24 de Novembro assinala-se o Dia Internacional da Ciência. Em Portugal este dia é, também, o Dia Nacional da Cultura Científica, instituído em 1997 para comemorar o nascimento de Rómulo de Carvalho e divulgar o seu trabalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência.

Rómulo Vasco da Gama de Carvalho
Lisboa, 24 de novembro de 1906 -  Liboa, 19 de fevereiro de 1997.
Químico, professor de Físico-Química do ensino secundário no Liceu Pedro Nunes, pedagogo e investigador de História da Ciência em Portigal, divulgador da ciência e poeta sob o pseudónimo de António Gedeão.


Um dos seus mais célebres poemas é Lágrima de Preta.
Neste poema, para além de condenar o racismo, o poeta faz uma análise científica de uma lágrima. Daí a presença de diversos termos científicos. Fica, assim, demonstrada a formação académica e profissional de António Gedeão, um extraordinário poeta e professor de Físico-Química que quisemos lembrar neste dia.


Lágrima de Preta

Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.
Recolhi a lágrima
com todo cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.

O Clube das Ciências também não deixou passar este dia despercebido no nosso Agrupamento. O Laboratório esteve aberto com várias atividades. E a participação foi extraordinária! Aqui ficam os nossos futuros cientistas!




quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Apanhadas a ler

Porque também podemos ler para além dos livros...
Professoras Madalena Gouveia e Cristina Brochado

Concurso de chapéus de outono - vencedores

Após a votação do júri, consagraram-se vencedores deste concurso a Escola Básica de Santa Isabel, na categoria infantil e a turma do 8º D, na categoria juvenil.

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Concurso de Chapéus de Outono

Encontram-se em exposição na Biblioteca os chapéus de outono apresentados a concurso pelas turmas do pré-escolar ao 3º ciclo. Para além da decoração do chapéu, as turmas tinham ainda de elaborar uma quadra de outono. E eis os participantes:

Jardim de Infância de Fonte Coberta nº 1
Castanhas, castanhas
Tão quentinhas com sal
Quentinhas e assadinhas
A ninguém faz mal.
Castanhas assadinhas
Com sal são saborosas.
Quentinhas e boas
São tão gostosas!
 
 
Festejo o S. Martinho
Comendo castanhas
E bebendo vinho

Jardim de Infância de Fonte Coberta nº 2
O outono chegou
E a todos eu vou dar
Chapéus bonitos
Para nos alegrar

Os meninos do JI
Quiseram participar
Com lindas cores e frutos
Que o outono nos quer ofertar


Jardim de Infância de Carril

Espreita a nuvem lá no céu
Vai-se o sol devagarinho
E para alegrar a gente
Vai chegando o S. Martinho

Salta o vinho nos tonéis
Já cheira a castanha assada
Abre moça o guarda-chuva
para não ficares molhada


Jardim de Infância de Tarouquela - Sala 2


EB 1 de Santa Isabel
O outono já chegou
As folhas estão a cair
Usando um bonito chapéu
Vamos todos sorrir.

Novembro é muito frio
De manhã custa acordar
Levo sempre o meu chapéu
Para ajudar a agasalhar.
EB 1 de Santa Isabel
Sopra sopra o ventinho
Entre folhas a rodopiar...
Olha e escuta com atenção:
Quem estará a chegar?

Logo chega de mansinho,
Para não nos assustar. 
Pinta tudo de muitas cores,
A natureza está a mudar!

Num dia está taaaannnto calor...
Noutro, um frio de rachar.
Já não sabemos que vestir
Será o outono a chegar?

Parece mesmo que sim.
Mas que grande confusão!
Tudo muda e amadurece...
Chegou uma nova estação!!

6º B

7º D

8º A
No outono
Há S. Martinho
Há muitas castanhas
Com o seu doce cheirinho!


Castanhas quentinhas
Ao lume a estalar!
Castanhas quentinhas
Que as mãos vão sujar!

Ainda há de vir o sábio
Que diga qual a razão
De um ouriço que pica tanto
Nos dar tanta satisfação.
9º A
9º B e C

O outono traz a chuva
E com ela o outono vem
Os alunos usam chapéus
E mais roupa também

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Formação de Utilizadores 2011

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a Biblioteca Escolar realizou sessões de formação de utilizadores para os alunos do 5º ano. Nestas sessões os alunos ficaram a conhecer os espaços funcionais, as regras de  funcionamento da Biblioteca e os recursos dos quais podem usufruir. Tiveram, ainda, oportunidade de realizar um pedy-paper sobre a Biblioteca. No final foi distribuído o Guia do Utilizador. Aproveitamos para dar as boas vindas aos alunos do 5º ano e desejar-lhes boas leituras!




Apanhada a Ler


Diana Amorina Pereira, 5º B - A Fada Oriana

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Halloween

Na nossa escola, o dia de Halloween foi assinalado a 2 de Novembro. Este ano as atividades realizadas resultaram da articulação entre a Biblioteca, o Departamento de Línguas, o Clube de Teatro e a disciplina de Educação Visual.
Na Biblioteca realizaram-se várias atividades para os alunos exercitarem algumas competências em Língua Inglesa - sopas de letras, palavras cruzadas, visionamento de pequenos filmes, audição de uma canção... Segui-se um Concurso de Leitura de pequenos poemas de Halloween, em inglês. Aos alunos foram distribuídos rebuçados e marcadores de livros.
O grupo de teatro "assustou" a audiência com a sua representação de zombies e estátuas. Para recordar este dia, os alunos tiveram a oportunidade de tirar uma foto tendo como pano de fundo um cenário elaborado especialmente para esta data.
Desde a decoração da escola às atividades dinamizadas, tudo decorreu com grande sucesso. Por isso, aqui  ficam os nossos parabéns a todos os que dinamizaram e participaram nesta atividade!