Mostrar mensagens com a etiqueta vencedores. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta vencedores. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Vencedores do Quiz "cool"tural 2018

Acabaram, finalmente, as provas do quiz "cool"tural 2017-2018, uma iniciativa da Biblioteca Escolar Caetano de Oliveira em articulação com os vários grupos disciplinares.
Após 8 renhidas provas mensais, foi apurada vencedora a equipa Gobeca, de que fazem parte Beatriz Caldeira, Catarina Moreira, Carolina Santos e Gonçalo Carvalho, todos do 8º A. Parabéns a todos! Continuem a participar nas iniciativas da BECO.




terça-feira, 7 de novembro de 2017

Vencedores dos passatempos de outubro

Vencedores do passatempo "Escritor Secreto" de outubro:

Beatriz Mendes, nº 2, 7º A
Frederico Pinto, nº 8, 7º A
Inês Silva, nº 12, 7º A
Joana Mendes, nº 13, 7º A
Jorge Cardoso, nº 16, 7º A
Luís Cardoso, nº 19, 7º A
Afonso Silva, nº 1, 8º B
Hugo Cardoso, nº 6, 8º D
Gonçalo Pinto, nº 9, 9º B
Filipe Cardoso, nº 9, 9º D

Nicole Silva, nº 16, 9º A

Parabéns e continuem a participar. No final do ano letivo haverá prémios para os alunos que ganharem mais vezes.

Vencedores do passatempo "Problema do Mês" de outubro:
Não houve vencedores este mês.
Não desistam. tentem as próximas edições.

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Vencedores do Problema do mês de maio


No mês de maio apenas participaram dois alunos do 6º/7º ano.

Não houve vencedores neste passatempo.


Encontra-se já disponível o Problema do Mês de junho. Participa!

Vencedores do Escritor Secreto do mês de maio


2º CICLO

Beatriz Mendes, nº 2, 6º A
Frederico Pinto, nº 8, 6º A
Inês Silva, nº 12, 6º A
Joana Mendes, nº 13, 6º A
Jorge Cardoso, nº 16, 6º A


3º CICLO
Não houve vencedores.

Participa já no Escritor Secreto de junho!
 

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Vencedores do Escritor Secreto do mês de março

2º ciclo

Ana Teresa Santos, nº 2, 5º A
Iris Sofia Correia, nº 9, 5º A
Letícia Silva, nº 12, 5º A
Renata Teixeira, nº 14, 5º A
Solange Gaudêncio, nº 17, 5º A
Tomás Oliveira, nº 19, 5º A
Beatriz Mendes, nº 2, 6º A
Inês Silva, nº 12, 6º A
Joana Mendes, nº 13, 6º A
Letícia Morais, nº 18, 6º A
Ana Braz, nº 4, 6ºB
Vânia Pinto, nº 18, 6º B

3º ciclo

José Monteiro, nº 13, 7º C
José Correia, nº 9, 8º A
Mariana Carvalho, nº 14, 8ºA
Elisa Andrade, nº 8, 8º B
Francisca Teixeira, nº 9, 8º B
Beatriz Alves, nº 3, 8º D
Gonçalo Pinto, nº 6, 9º A
João Ferraz, nº 7, 9º A
Rúben Pinheiro, nº 12, 9º A

Parabéns a todos! Continuem a participar!

Vencedores do Problema do Mês de março

5º ano

Ana Teresa, Santos, nº 2, 5º A
Iris Sofia Correia, nº 9, 5º A
Renata Teixeira, nº 14, 5º A

6º e 7º ano

Não houve vencedores

8º e 9º ano

Não houve vencedores

Já se encontra disponível o problema do mês de maio.
Participa!

domingo, 30 de abril de 2017

Concurso de Escrita Criativa - vencedores

Na edição do Concurso de Escrita Criativa 2017 participaram 2 escolas do Pré-Escolar, 19 alunos do 1º ciclo, 3 alunos do 2º ciclo e 1 aluno do 3º ciclo.
Efetuada a avaliação pelo júri do concurso, apuraram-se apenas vencedores nas categorias do Pré-escolar de do 1º Ciclo. Eis os trabalhos dos alunos premiados.
 
 
Jardim de Infância de Tarouquela  - categoria Pré-Escolar
 
Uma aventura daquelas
 
Vivemos uma grande aventura, na visita que fizemos hoje à Biblioteca, que não posso deixar de vos contar:
Entramos de manhã, a pares e em fila, a professora ia na frente, a sala era muito grande e havia muitos livros.
Quando todo o grupo entrou, largamos as mãos e andamos livremente.
 
 
Alguns dos nossos amigos tiravam livros daquelas estantes e entusiasmados abriam e folheavam-nos.
A um canto, junto das coleções infantis, estava o Duarte, o menino mais novo da nossa sala. De repente ouviu-se um grito estrondoso:
- Aiiiii! Eu vi, eu vi, ele saltou desta história. Era o lobo mau...
 
Aproximamo-nos e espantados vimos o lobo a tentar esconder-se atrás de um sofá. De vez em quando espreitava com ar de assustado.
O Duarte aproximou-se muito devagar e pediu ao lobo:
- Dás-me um croissant? Se faz favor?
O lobo estendeu a pata e pediu um passou-bem.
Então o Duarte, como menino educado, retribui-lhe o cumprimento.
- Um croissant não te poderei dar, mas a minha amizade sim.
- Ah! Mas tu não és um animal perigoso? Perguntou o Duarte.
- Não, não, aí está. Foi por isso que decidi saltar da história, estava muito triste por fazer sempre de mau nas histórias, na verdade eu sou inofensivo, não faço mal a ninguém e muito menos às crianças.
 
O grupo das crianças e a professora aproximaram-se do Duarte e do lobo.
O lobo continuou:
- Quero dizer-vos que o lobo mau das histórias é só imaginação... eu sou amigo. Comecei a ficar cansado de pensarem que os lobos são animais perigosos.
 Queria pedir-vos que vocês tentassem mudar as histórias e enquanto isso não acontecer gostaria muito que me deixassem livre, quero passear e conhecer mais meninos como vocês.
O Duarte olhou para a professora e para os amigos e disse:
- Acho que é uma boa ideia, afinal o lobo tem toda a razão, se ele é amigo não o podem colocar nas histórias como sendo um animal perigoso e que come crianças. Deixá-lo livre é o mínimo que podemos fazer. Todos concordaram.
O lobo aproximou-se da porta:
- Voltaremos a ver-nos em breve. Obrigadoooo!!!
E todo o grupo bateu palmas.
- Até breve!!!
 
 
Os Aventureiros (pseudónimo)
 
 
Joana Mendes , 3º ano, Centro Escolar de Fonte Coberta
- categoria 1º Ciclo
 
Havia uma Aldeia distante nas terras de Cinfães. Nessa aldeia vivia uma menina que costumava brincar com os seus animais, a Cuca e a Preta. Corriam pelos campos, quando estavam floridos e também quando a sua aldeia estava coberta de neve. Brincava com eles atirando-lhes bolas de neve. Eles saltavam de um lado para o outro para fugirem daquela neve fria.
Uma das coisas que ela adorava fazer era ler livros. Ao lê-los podia ser tudo o que a sua imaginação queria. Às vezes era uma princesa, outras vezes era uma fada, ou outra coisa qualquer.
Um dia numa visita de estudo, o professor levou a turma à Biblioteca Manuel Caetano de Oliveira. A Leonor, este era o nome da menina da história, nunca tinha visto tantos livros juntos. A menina estava encantada. Olhou para todas as prateleiras e lá no meio viu um livro pequenino que parecia estar a brilhar para si. Chamou duas amigas, a Ana e a Madalena, e foram para um cantinho ler.
Quando abriram o livro, descobriram dentro dele um mapa do tesouro. Esse mapa indicava uma passagem secreta. Pensavam que era um jogo e seguiram as indicações.
O itinerário levou-as até junto de uma estante. Obedecendo rigorosamente às indicações, tiraram os livros que o mapa indicava e como que por magia encontraram umas escadas. Desceram cuidadosamente as escadas e foram ter a um túnel com tochas acesas que lhes indicavam o caminho. Parecia que estavam num dos filmes que elas costumavam ver.
Depois de caminharem algum tempo depararam-se com umas escadinhas que as conduziram ao interior do tronco de uma arvore. Saíram desse tronco e ficaram admiradas, pois no exterior dessa planta, encontrava-se uma ilha no meio de dois rios. Era a Ilha dos Amores.
 No mapa dizia para darem cinco passos para a direita, vinte para a frente, um para trás e a seguir, como em todos os mapas, onde estava o “X”, dizia para escavarem. Elas escavaram com as suas mãos e encontraram uma caixinha que brilhava tanto que até fez aparecer um arco iris no Céu e dentro dela estava uma receita secreta de rebuçados, que uma fada deixou para um dia ser encontrada.
Eram uns rebuçados que quem os comesse, ficava uma pessoa mais alegre, simpática e de bom coração.
As amigas ficaram muito contentes com mais esta descoberta e conversaram para decidirem se deviam contar às outras pessoas ou guardar este segredo só para elas.
Foi então que a Leonor disse:
- Esta aventura está a ser tão fixe que não a podemos esconder do nosso professor e além disso, os adultos andam sempre tão preocupados, tristes e cansados, que esta receita pode tornar o mundo melhor.
Voltaram para a biblioteca e contaram ao professor a sua aventura. Foi então que perceberam que além de descobrirem o segredo dos rebuçados mágicos, também tinham descoberto o que as pessoas destas terras pensavam que era uma lenda - “O Túnel que ia ter à Ilha do Amores”
Vitória… Vitória, acabou-se a história…
 
Leonor Pereira (pseudónimo)

PARABÉNS!

quarta-feira, 8 de março de 2017

Vencedores do Escritor Secreto do mês de fevereiro


O “escritor secreto” do mês de fevereiro é Virginia Woolf, autora, entre outras obras, do romance Orlando, adaptado ao cinema em 1992. Podes encontrar na Biblioteca A Viúva e o Papagaio, um dos livros das metas curriculares de Português, leitura obrigatória no 5º ano de escolaridade.

Eis os vencedores do mês de fevereiro:
 
2º ciclo
Beatriz Mendes, nº 2, 6º A
Beatriz Pinto, nº 4, 6ºA
Inês Silva, nº 12, 6º A
Diana Melo, nº 7, 6º A
Letícia Morais, nº 18, 6º A
Sandra Moreira, nº 23, 6º A
 
3º ciclo
Afonso Silva, nº 1, 7º B
Bárbara Soares, nº 5, 8º C
Vera Mesquita, nº 18, 8º C
 
PARABÉNS!
Já está disponível o escritor secreto do mês de março. Participa!

 

Vencedores do Problema do mês de fevereiro


5º ANO
Iris Sofia Correia, nº 9 , 5º A
Renata Teixeira, nº 9, 5º A
 
6º e 7º ANO
Não houve vencedores
 
8º e 9º ANO
Não houve vencedores
 
PARABÉNS  aos vencedores! Continuem a participar!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Vencedores do Escritor Secreto do mês de janeiro


2º CICLO
Iris Correia, nº 9, 5º A
Letícia Silva, nº 12, 5º A
Renata Teixeira, nº 14, 5º A
Solange Correia, nº 17, 5º A
Beatriz Mendes, nº 2, 6º A
Frederico Pinto, nº 8, 6º A
Inês Silva, nº 12, 6º A
Joana Mendes, nº 13, 6º A
Letícia Morais, nº 18, 6º A
 
3º CICLO
Ana Raquel, nº 2, 7º B
Rossana Sousa, nº 18, 7º C
Mariana Carvalho, nº 14, 8º A
Diogo Barbosa, nº 9, 8º C
 
O próximo vencedor poderás ser tu. PARTICIPA!
 

Vencedores do problema do mês de janeiro


5º ANO
Iris Sofia Correia, nº 9, 5º A
Renata Teixeira, nº 14, 5º A


6º e 7º ANO
Beatriz Cardoso Mendes, nº 2, 6º A
Letícia Morais, nº 2, 6º

Jorge Cardoso, nº 16, 6º A 
Luís Cardoso, nº 19, 6º A


 8º e 9º ANO
Não houve vencedores
 
Parabéns aos participantes!
Já está disponível o problema do mês de fevereiro, na tua Biblioteca!

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Vencedores do Escritor Secreto - outubro

O escritor secreto do mês de outubro é uma escritora, Enid Blyton, autora das coleções Os Cinco, Os Sete, Gémeas, entre outras, disponíveis na tua biblioteca.
 
Eis os vencedores:
 
2º CICLO
Amândio Fontes, nº 1, 6º A
Ana Braz, nº 4, 6º B
Beatriz Mendes, nº 2, 6º A
Frederico Pinto, nº 8, 6º A
Inês Correia, nº 9, 5º A
Inês Silva, nº 12, 6º A
Joana Mendes, nº 13, 6º A
Letícia Morais, nº 18, 6º A
Letícia Silva, nº 12, 5º A
Maria Teixeira, nº 13, 5º A
Pedro Miranda, nº 16, 6º B
Renata Teixeira, nº 14, 5º A
Vânia Pinto, nº 18, 6º B
 
 
 
3º CICLO
Afonso Silva, nº 1, 7º B
João Melo, nº 8, 8º A
José Alberto, nº 12, 7º C
José Correia, nº 9, 8º A
Mariana carvalho, nº 14, 8º A
Pedro, nº 9, 9º E
Tiago Ferreira, nº 18, 8º A
Tiago Vieira, nº 20, 9º E
 
Continuem a participar neste passatempo!
 

 

Vencedores do Problema do Mês de Outubro

Eis os vencedores do Problema do Mês de Outubro:

5º ano

Não há vencedores

6º e 7º ano

Afonso Silva, nº 1, 7º B
Beatriz Mendes, nº 2, 6º A
Frederico Pinto, nº 8, 6ºA
Jorge Cardoso, nº 16, 6º A
Letícia Morais, nº 18, 6º A

8º e 9º ano

Ana Sousa, nº 1, 9º C
Mariana Carvalho, nº 14, 8º A
Mariana Fonseca, nº 13, 9º C
Pedro Carvalho, nº 9, 9º E

Já está disponível o Problema do Mês de Novembro.
Continua a participar!

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Vencedores do concurso de escrita criativa "A Ligação Perfeita"

Torna-se público que os vencedores do concurso de escrita criativa 2016 "A ligação perfeita" foram os seguintes:
Nota: os alunos assinaram os trabalhos com pseudónimo.

Pré-escolar
JI de Lavra/ Espadanedo, com o tema “Laços… da nossa infância”.




1º Ciclo
Rodrigo Madureira Carvalho, 4º ano, da EB1 de Tarouquela, com o tema A Ligação Perfeita – As letras e as palavras.

A ligação perfeita – “As letras e as palavras”
 
 
Saltou um i do meu livro
E eu tentei traçar
Desenhei um risco alto
Com uma pintinha no ar.
 
Saltou um u do meu livro
E eu tentei traça
Desenhei ondas e ondas
Que pareciam o mar.
 
Saltou um o do meu livro
E eu tentei traçar
Desenhei ovos e ovos
Com um bracinho no ar.
 
Saltou um a do meu livro
E eu tentei traçar
Desenhei bolas e bolas
Para o representar.
 
Saltou um e do meu livro
E eu tentei traçar
Desenhei laços e laços
Nos cabelos a voar.
 
Saltaram as letras do livro
E eu tentei juntar
Comecei então a ler
Para nunca mais parar.
 Luís de Camões
 
2º Ciclo
Hugo Márcio da Silva Soares do 5º B, com o tema "A ligação perfeita".


A ligação perfeita entre uma E.T e um humano

            Na galáxia Coluráti a guerra começou em 1900! Passados 116 anos, um asteroide muito colorido, mas muito pequeno caiu em casa de uma criança chamada Hugo. Não danificou a casa. Quando o Hugo chegou a casa viu aquela bola e pensou: “Fixe, uma bola!”. Quando lhe tocou, ela abriu-se e saiu de lá uma E.T muito pequenina que aumentou até ficar do tamanho de Hugo. Hugo e Blargata (nome da E.T) simpatizaram e ficaram amigos. Passado um ano, Hugo apresentou Blargata aos seus amigos:

            - Um E.T! – Disse Fabiana – Que fixe!

            - És muito bonita! – Disse Inês.

            - Uauh! Tantas cores, que linda! – Exclamou Joana.

            - Obrigada, também são muito lindas. – Agradeceu Blargata.

            - Vamos para a sala! – Disse, apressadamente, Hugo.

            Hugo, Blargata, Fabiana, Inês e Joana entraram na sala de aula, iam ter Matemática.

            Hugo e Blargata eram os melhores a matemática, mas nem tanto a português. Blargata sofria de bullying, mas Hugo foi fazer queixa à direção. Os rapazes e raparigas, que faziam troça da Blargata, bateram ao Hugo. Mas Blargata invocou os seus poderes e assustou-os para eles não se meterem com o seu amigo. Hugo e Blargata ficaram amigos para todo o sempre. Passados 15 anos, Hugo e Blargata continuaram amigos.

            Hugo casou-se com Blanca Brites, Blargata com Lucas Brites, Inês com Rogério Brites. Fabiana com Fábio Brites, Joana com João Brites e Francisco com Márcia Brites. Hugo tinha dois pares de gêmeos: Luísa, Teresa, Alex e Márcio. Blargata tinha dois filhos: Alexandre e Alexandra. O resto dos amigos também tinha filhos.

            Blargata, Hugo, Joana, Francisco, Inês, Fabiana e as suas respetivas famílias foram ao cinema, mas eis que acontece um desastre: uma bomba radioativa explodiu no cinema. Hugo foi tocado por um lagarto e, por isso, ficou com todos os poderes de todos os répteis do mundo; Blargata foi tocada por uma formiga e, por isso, ficou com os poderes de uma formiga; Inês foi tocada por água, lava e uma árvore, então, ficou com os poderes dos elementos da natureza; Francisco, Joana e Fabiana uniram-se e ficaram com os poderes do Flash, do Super-Homem e do Thor. Houve muitas mutações! Por exemplo, as suas famílias transformaram-se em cinema.

            Hugo, o Reptilman, Blargata, a Anti Girl, Inês, a Elemental Girl e Francisco, Fabiana e Joana – os Boy Girl Super tiveram que salvar o mundo. Hugo foi atingido por um raio e parecia que tinha morrido. Mas Blargata deu-lhe uma das suas mil vidas e ele ressuscitou. Hugo e Blagarta ficaram ainda mais amigos e os seis fundiram-se no(a) Super-boy-girl-animals Elemental ou S.B.G.A.E e destruíram todos os inimigos. Blagarta e Hugo não se conseguiram separar pois a ligação tão perfeita mas imperfeita não os deixou.

Esta é a linda história de fantasia e amizade que eu escrevi.

As rosas são vermelhas,
As violetas azuis.
O mar para mim é bom,
Pra ti são uis.

 Mas a minha amizade
É de verdade,
Pois a felicidade
És tu!

Este é o poema que Hugo recita para Blagarta. Espero que gostem da minha história sobre a ligação perfeita entre uma E.T e um humano.     
Alexandre Boina
       
 
3º Ciclo
Marta Teixeira Cardoso, do 9º A, com o tema “A ligação perfeita”.


A Ligação Perfeita

Hoje acordei inspirada.
          Queria escrever algo polémico, que despertasse na sociedade de hoje em dia intriga, raiva, satisfação mas que principalmente conseguisse ocupar (a palavra adequada uma vez que GASTAR seria uma calúnia imperdoável) pelo menos seis minutos da vida de alguém.
            Só depois me apercebi que a sociedade era um público-alvo bastante difícil uma vez que qualquer “coisa” que não seja internet, telemóveis ou computadores era algo que o nosso cérbero estava habituado a etiquetar como Desinteressante.
            Vida de escritor é difícil. Todos os dias é preciso inspiração, trabalho árduo, esforço e dedicação para que o trabalho que apresentamos seja o melhor e mesmo assim as pessoas preferem as indiretas mal-intencionadas das redes sociais ou até mesmo um parvo programa televisivo que tem o QI tão elevado como o do meu cão.
As pessoas pensam que escrever é tão simples como um mais um ser igual a dois, ou neste caso letra mais letra é igual a palavra, palavra mais palavra é igual a frase e por aí adiante seguindo a cadeia da narrativa.
Escrever não é como juntar duas moléculas de Hidrogénio e dois átomos de Oxigénio e formar como que se por magia uma molécula de Água que, depois de tudo isto se torna indispensável.
Bom, agora que revejo (como mandam as leis de como escrever um bom livro/texto) reparo que, na realidade é bem-parecido com isso. Tudo se resume a duas moléculas de sentimentos e dois átomos de boa história e trabalho árduo que, se for bem sucedido, se torna indispensável para um leitor.
A meu ver tudo se resume à maneira de como as palavras (as palavras corretas) são utilizadas. O que, para levar este pequeno texto a um nível ainda mais elevado, se assimila bastante ao amar. Espontâneo e que por mais que se queira não se controla. Como num romance, num policial ou numa história verídica baseada numa história real.
Escritor é possivelmente a criatura que necessita de mais ligações entre si; precisa de inspiração aliada a trabalho árduo, necessita de uma boa historia juntamente com criatividade e imaginação, precisa de várias identidades aliado com uma enorme capacidade de nunca perder a sua personalidade e forma de escrever.
Tudo isto são uma espécie de ligações perfeitas tais como o um mais um e a molécula de água.
Concordamos todos, agora que vida de escritor é difícil não?
Se está a ler esta frase é porque a minha missão de ocupar pelo menos seis minutos da sua vida com algo que não fosse um smartphone foi cumprida. Obrigado por tornar o dia de um escritor um pouco mais feliz.
A Finalista


Parabéns a todos os vencedores! Continuem a participar nas nossas iniciativas.

 


sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Concurso nacional de Leitura - Apurados os vencedores para a prova distrital

Decorreu no dia 21 a prova oral que finalizou a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, na qual foram apurados os alunos que irão representar a escola de Souselo na prova distrital que se realizará em abril próximo, em data ainda a anunciar.

Os finalistas apurados para a prova oral

O ilustríssimo júri
Os alunos apurados foram:

1º Lugar: Marta Teixeira Cardoso, 9º A
2º Lugar: Ana Catarina Pereira Santos, 9º A
3º Lugar: Rita Bateira Costa, 8º D





Suplentes:
1º: Ana Beatriz Moreira da Cunha, 7º B
2º: Henrique Soares Fonseca, 8º D




Parabéns aos vencedores e fiquem atentos às notícias aqui no blogue sobre a próxima fase do concurso, a fase distrital.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Vencedores dos passatempos do mês de outubro

Os vencedores do passatempo Escritor Secreto foram:

2º Ciclo
Frederico Pinto, nº 8, 5º A
Hugo Márcio, nº 12, 5º B
Joana Isabel Silva Mendes, nº 13, 5º A
Márcio Barbosa, nº 15, 6º A
Rafael Gonçalves, nº 17, 6º A
Tiago Gonçalves, nº 18, 6º A

3º Ciclo
Ana Beatriz Mourisco, nº 1, 7º C
Ana Cardoso, nº 2, 7º C
Bruna Moreira, nº 4, 8º D
Cláudio, nº 7, 7º C
Elisa Andrade, nº 8, 7º B
Hugo Moura, nº 11, 7º D
Tiago Vieira, nº 20, 8º B

E o do passatempo Problema do Mês foi:

2º Ciclo

Jorge Cardoso, nº 16, 5º A

Os vencedores do bibliopaper realizado no passado dia 22 de outubro, no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, foi a equipa "Os Inteligentes".

Parabéns a todos e continuem a participar.