quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Clube de Leitura

No dia catorze de fevereiro, como forma de relembrar e celebrar o Dia dos Afetos e o famigerado São Valentim, o Clube de Leitura, integrado nas atividades do PNL, trabalhou na composição de uma série de cartas de amor, confissões adolescentes dos afetos, das quais se publica o trabalho de quatro grupos, manifestamente, inspirados pelos deuses. Umas, de tom marcadamente feminino e outras no masculino, todas fizeram jus ao dia comemorativo em causa, explorando o lado intimista e confessional.

Prof.ª Manuela Marques, Coordenadora do Clube de Leitura

Souselo, nove de fevereiro de 2017 
Meu amor,
      Estou a escrever-te esta carta para demonstrar todo o amor que sinto por ti. O teu olhar ilumina-me todos os dias e o teu sorriso faz-me sorrir contigo, o teu toque é carinhoso e as tuas mãos entrelaçam-se perfeitamente nas minhas. Tu fazes-me sentir algo que mais ninguém me faz sentir, conseguiste cativar em mim tudo aquilo que nunca ninguém conseguiu. Completas-me, completas o meu coração e consegues fazer o impossível, tu consegues deixar-me com um brilho nos olhos, parecendo que sorriem. Encontrei em ti tudo aquilo que precisava, desde um abraço apertado a um beijo demorado, os teus conselhos, as tuas manias, o teu feitio…
      Por vezes tenho atitudes erradas, mas acredita que não me orgulho delas. E de todas as vezes que nós nos chateamos isso só me faz perceber o quanto eu preciso de ti ao meu lado.
      Eu imagino sempre uma vida contigo, tu trazes-me paz, conforto e aceitas-me exatamente como sou.
      Sinto um amor tão forte e profundo por ti que ninguém imagina!
      Quando te vejo sinto borboletas na barriga e quando te afastas sinto o coração apertado e um vazio inexplicável. Tu fazes-me falta, tu fazes-me feliz.
      Obrigada por existires. Amo-te!
      Do ser que mais te ama no mundo...
Souselo, catorze de fevereiro de 2017
      Meu amor,
      Hoje, neste dia tão especial, envio-te esta carta para dizer tudo o que sinto.
      A cada dia que passa, o meu amor por ti é mais forte. As horas que passamos juntos passam a voar, não sei se é pelo amor que sinto por ti ou porque me perco nos teus belos olhos. Contigo estou feliz e sinto que sou mais amoroso, tu tocaste o meu coração como nunca ninguém tocou.
      O nosso amor é especial, é diferente de todos os outros, não só por ser nosso mas também porque nunca vi um casal tão cúmplice. Nós completamo-nos com os nossos defeitos e qualidades. Nas nossas conversas rimos mais do que choramos, gritamos mais do que nos zangamos e acima de tudo, divertimo-nos mais que qualquer pessoa. Sim, divertimo-nos muito, porque o nosso amor é inocente, é doce e ingénuo como uma brincadeira simples de criança.
      Nunca acreditei no amor verdadeiro, até agora, porque uma rapariga com as qualidades que tens é difícil de encontrar, mas no dia em que dissemos o primeiro "Amo-te", senti que tinha encontrado a minha outra metade... Agora tenho orgulho em dizer a todos que «tenho a melhor namorada do mundo».
      Obrigado por tudo: pela tua companhia, por me apoiares e por me ajudares e até mesmo por estares ao meu lado em todos os momentos da nossa vida.
          Amo-te.
Dionísio
Souselo, catorze de fevereiro de 2017
      Minha doce querida,
      A única coisa que te posso dizer é que eu sou aquele que sempre fica na sombra, aquele deixado para trás... Que te olha à distância e no entanto tão perto!
      Hoje escrevo-te esta carta só para te dizer que tenho pena, tenho pena de te ver a entregar o teu coração a outro, que já tem tantos corações, e que os maltrata! Ele fará contigo o que pretende e o teu coração vai ser apenas mais um nesse mundo, deixado para trás a sofrer. Não percebes que há pessoas que dão o coração por ti, e, simplesmente, não vês isso ou não queres ver, sinceramente não sei...
      Espero que repares no mundo que te rodeia, que é muito grande, pois eu estou tão pertinho e a sofrer muito por ti, enquanto tu sofres por outro, em vão. E talvez esta situação esteja a decorrer só porque ele é mais bonito, ou porque é mais rebelde, ou então cativa mais, mas não te ama como eu.
      Quando o voltares a ver, lembra-te que és apenas mais uma vítima de um ser que apenas sabe iludir as pessoas e que mais tarde as faz sofrer. Mas eu cá estarei, esperando o doce momento em que acordarás para o verdadeiro sentido do amor: o amor recíproco, partilhado.
      Adeus, e lembra-te, eu sou aquele que está sempre à tua beira, mas sempre deixado para trás...
      Beijos de quem te ama mais do que tudo nesta vida
Souselo, catorze de fevereiro, de 2017
      Meu docinho,
      Hoje, neste dia de chuva, inspirei-me e resolvi escrever-te. Muitos dizem que o tempo é inimigo do amor, que as relações se desgastam com o passar dos meses de dos anos. Mas, isso não é verdade, pois vêm os dias, as noites, mudam as luas e as estações do ano e eu continuo a amar-te com a mesma paixão de quando te conheci. Tenho tanta coisa para te dizer, mas nem sei por onde começar. São tantas emoções, tantos sentimentos que se brotam de mim. 
      Não sei de onde vem esta vontade louca de te querer amar... Este desejo transcendente que não quer mais passar... É uma paixão doida que veio sem explicação, que chegou e me tirou o sono... E me deixou assim arrebatada de paixão, pois chegaste, com o teu jeitinho doce, com esse teu sorriso certeiro, com esse coração que transborda de bondade e amor, com essa tua maneira de ver as coisas sempre pela positiva, perfeito com todos os teus defeitos e conseguiste conquistar o meu coração. No mundo existem tão poucas pessoas, que são assim como tu, especiais.
      Agradeço-te de coração todas as vezes que me ouviste, pelos conselhos dados e recebidos, pelas vezes que disseste que estava errada. Pelos sorrisos tortos e gentis, pelas chatices, pelas discussões e por tudo que partilhámos. Também tenho que te pedir desculpa pelas vezes que te magoei ou disse algo que não devia, pelas vezes que te fiz chorar, desculpa mesmo. Todas as relações têm os seus problemas e a nossa não é exceção. 
      Gostaria de poder gritar ao mundo o quanto te amo. O quanto tu mudaste a minha vida e o quanto estou feliz ao teu lado. Gostaria de dizer que todos os dias contigo, mesmo os chuvosos e nublados, são os melhores para mim. Guardo cada lembrança tua no meu peito. Guardo cada cheiro teu no fundo da minha memória. Guardo todos os teus vestígios que é para nunca me esquecer de ti. Podem existir mil obstáculos, mas nada impedirá que meu amor por ti permaneça. Uma amor como o nosso, baseado na confiança, no respeito mútuo e na amizade tem tudo para dar certo e continuar vivo por muitos e muitos anos. Tu fazes-me lembrar a lua, pois embora a tenha visto milhares de vezes, de cada vez me parece mais bonita. 
      Amo-te, com todas as letras, todas as palavras e pronúncias, em todas as línguas e sotaques, em todos os sentidos e jeitos, com todas as circunstâncias e motivos. 
      Simplesmente, amo-te. 
O teu amor de sempre

Os alunos do Clube de Leitura

 

Leitura de Padrinhos para Afilhados - Cartas de Amor de Grandes Escritores

O PNL e o Departamento de Línguas promoveram mais uma atividade de Leitura de Padrinhos para Afilhados, durante a semana dos Afetos, de catorze a dezasseis de fevereiro, com a motivadora leitura de Cartas de amor de Grandes Escritores, pelos diferentes espaços escolares, em Português e Inglês. A atividade deste período letivo foi selecionada para os alunos do terceiro ciclo (do 7º ao 9º anos de escolaridade) e os docentes selecionaram cartas famosas de escritores de renome, tais como: Almeida Garrett, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, António Lobo Antunes, José Luís Peixoto e também, Lord Byron, Franz Kafka, Nicholas Sparks, entre outros. A atividade foi muito bem recebida pelos alunos participantes e pelos ouvintes também. Continuaremos a investir em atividades de leitura individual e coletiva, bem como na divulgação pela comunidade educativa.

A todos os participantes damos as nossas felicitações e aguardarmos já a próxima atividade que terá lugar no terceiro período. Aqui ficam alguns registos fotográficos.
 
 
9º C - Lord Byron - leitura em português

 
9º D - Nicholas Sparks - leitura em inglês

 
7º C - leitura de pequenos excertos em inglês:
John Keats, James Joyce, Franz Kafka, Oscar Wilde



 
7º D - leitura em português


9º A - Almeida Garrett - leitura em português

 
 
8º D - José Luís Peixoto / Florbela Espanca - leitura em português


7º B - António Lobo Antunes - leitura em português

 
8º B - Fernando Pessoa - leitura em português
 

7º A - António Lobo Antunes - leitura em português
 

8º E - Florbela Espanca - leitura em português
 

8º A - Almeida Garrett /Florbela Espanca - leitura em português


9º B - Soror Mariana Alcoforado (excertos) - leitura em português
 
A Coordenadora do PNL - Professora Manuela Marques

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Pedro Seromenho ilustra parede de biblioteca

Finalmente! Ao fim de dois anos temos emoldurada uma ilustração de Pedro Seromenho realizada aquando da sua visita à escola na Semana da Leitura de 2015. Eis o resultado. Só temos de agradecer ao professor Paulo Caetano, nosso colaborador, e aos alunos de educação especial.

A ilustração

O efeito conseguido

O ilustrador e autor, Pedro Seromenho




terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Educação literária em ebook

Livros de educação literária recomendados pelo programa curricular de Português disponíveis no formato de ebook, em PDF ou EPUB, na nossa biblioteca digital são os seguintes:

- Antologia poética, Fernando Pessoa (inclui toda  a obra de Fernando Pessoa ortónimo)
- Auto da Índia, Gil Vicente
- Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente
- Contos, Eça de Queirós
- Falar verdade a mentir, Almeida Garrett
- Lendas e narrativas, Alexandre Herculano (inclui as lendas "O castelo de Faria", "A abóbada", entre muitas outras
- Novelas do Minho, Camilo Castelo Branco (inclui a novela "Maria Moisés")
- O Alienista, Machado de Assis
- Os Lusíadas, Luís de Camões

Boas leituras!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Biblioteca Digital Caetano de Oliveira

A BECO já tem uma biblioteca digital. Agora já podes ler ebooks no teu dispositivo móvel. É muito fácil:
Instalas no teu smartphone ou tablet uma aplicação própria para ler ebooks – Aldiko©, Kobo© ou outra.
Acedes à nossa biblioteca digital neste endereço http://becosouselo.esy.es/
Exploras a biblioteca até encontrares o livro da tua preferência. Podes pesquisar por autores, por livros, por editoras, etc.
Por exemplo: pesquisa por “Adicionados recentemente” e aparece-te uma janela semelhante a esta.
Escolhes o formato: para leitura num smartphone ou tablet escolhes o formato EPUB. Se quiseres ler através do teu computador, escolhes o formato PDF.
A Biblioteca Digital de Souselo contém alguns dos livros da educação literária recomendados pelas metas de Português.
- Antologia poética, Fernando Pessoa (inclui toda a poesia de Fernando Pessoa ortónimo)
- Auto da Índia, Gil Vicente
- Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente
- Contos, Eça de Queirós
- Falar verdade a mentir, Almeida Garrett
- Lendas e narrativas, Alexandre Herculano (inclui as lendas “Castelo de Faria”, “A abóbada” e outras)
- Novelas do Minho, Camilo Castelo Branco (inclui a novela “Maria Moisés”)
- O Alienista, Machado de Assis
- O livro de Cesário Verde, Cesário Verde
- Os Lusíadas, Luís de Camões

É só aceder aqui ao lado. 
Boas leituras!


Estatística de utilização das BE do 1º período

Eis a estatística de utilização das bibliotecas do Agrupamento referente ao 1.º Período letivo.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Destaques do mês de fevereiro




 
 
 



BOAS LEITURAS!!

Vencedores do Escritor Secreto do mês de janeiro


2º CICLO
Iris Correia, nº 9, 5º A
Letícia Silva, nº 12, 5º A
Renata Teixeira, nº 14, 5º A
Solange Correia, nº 17, 5º A
Beatriz Mendes, nº 2, 6º A
Frederico Pinto, nº 8, 6º A
Inês Silva, nº 12, 6º A
Joana Mendes, nº 13, 6º A
Letícia Morais, nº 18, 6º A
 
3º CICLO
Ana Raquel, nº 2, 7º B
Rossana Sousa, nº 18, 7º C
Mariana Carvalho, nº 14, 8º A
Diogo Barbosa, nº 9, 8º C
 
O próximo vencedor poderás ser tu. PARTICIPA!
 

Vencedores do problema do mês de janeiro


5º ANO
Iris Sofia Correia, nº 9, 5º A
Renata Teixeira, nº 14, 5º A


6º e 7º ANO
Beatriz Cardoso Mendes, nº 2, 6º A
Letícia Morais, nº 2, 6º

Jorge Cardoso, nº 16, 6º A 
Luís Cardoso, nº 19, 6º A


 8º e 9º ANO
Não houve vencedores
 
Parabéns aos participantes!
Já está disponível o problema do mês de fevereiro, na tua Biblioteca!