Avançar para o conteúdo principal

Concurso "Da Imagem ao Texto" 2016

O Departamento de Línguas dinamizou mais uma edição do concurso "Da Imagem ao Texto", no dia 17 de dezembro de 2015. Esta atividade teve como  objetivos promover a criatividade, a originalidade, o espírito crítico e a aplicação das regras de escrita. Participaram quinze turmas, sendo as grandes vencedoras do concurso a Carolina Santos, nº 3, do 6º A e a Laureana Santos, nº 7, do 9ºA.
 
Eis os textos vencedores e as imagens que lhes serviram de inspiração:



O meu melhor amigo

Eu tinha um melhor amigo,
Que estava sempre comigo.
Ele era fiel e companheiro
E não se importava com dinheiro.

O seu nome era Cheiroso
E era um Spitz Alemão.
Era muito teimoso
E deitava tudo para o chão.

Um dia, na cama me fui deitar
Peguei no meu cachorro
E ele começou a arfar.
Mas o que se estaria ali a passar?

No dia seguinte acordei estremunhada
Não sei o que aconteceu mas estava assustada.

Foi então que me deram uma má notícia.
O meu cão tinha morrido.
Como tal tinha acontecido?

Carolina Soraia Peralta Santos
nº 3, 6º A
 
 


8 horas à frente de um ecrã

     O meu nome é Raquel, sou secretária. Sim, trabalho naqueles edifícios enormes, com janelas em toda a parte, e onde toda a gente anda... "engravatada", digamos assim, pois da minha secretária só se vê duas coisas: fatos e saias até ao joelho! Odeio ter de me vestir assim, uma saia pelo joelho, um casaco e uns saltos altos, que matam os meus pés.
     Aqui trabalham 100 pessoas, raramente falamos uns para os outros, por isso, o meu único companheiro é um computador, o qual me tem constantemente à frente. Detesto o meu trabalho, o meu patrão...! Só estou sentada aqui, porque os meus pais obrigaram-me a estudar para tirar o curso de Gestão, esforcei-me já que não tinha outro remédio e agora estou aqui, oito horas diárias, à frente de um ecrã.
    Raios! A impressora não tem papel! E eu preciso urgentemente de entregar uns contratos que foram enviados por e-mail, e tenho de os imprimir. Decido avançar para outra tarefa... oh, boa! Organizar a agenda do meu patrão! Olho lá para fora, é só edifícios à volta com mais pessoas "presas" lá dentro. Até que reparo num pequeno jardim lá fora, estão lá crianças a brincar, umas a saltar à corda, outras a jogar à macaca, outras no escorrega e no baloiço. Sorrio. Faz-me lembrar de quando era eu que, depois das aulas dizia aos meus pais que ia estudar, e lá arranjava uma forma de ir brincar com os meus amigos. Um vulto aparece no meu campo de visão, mas continuo a apreciar as crianças, e uma voz tira-me dos meus devaneios:
     - Raquel, já imprimiu os contratos que lhe pedi? - fala grosseiramente o meu chefe.
     - Ia agora mesmo fazê-lo, senhor! - minto, dizendo com um certo sarcasmo. Viro-me para trás e... sou mesmo sortuda, a impressora já tinha papel.
     - Leve-os depois ao meu escritório. - diz o meu chefe.
     Reviro os olhos direcionada para a impressora. Idiota! Podia bem esperar que eu os acabasse de imprimir! Deve ter muito que fazer, deve! Os empregados fazem-lhe tudo, enquanto ele só tem de assistir às reuniões.
     Levo os contratos ao meu chefe... que nem me agradece, e volto para o meu cantinho, sentando-me na cadeira giratória, inspiro longamente, e volto à minha postura séria... em frente um ecrã.
 
Laureana Santos, nº 7, 9º A

Parabéns às vencedoras e a todos os participantes!

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Mota - Biografia

António Mota nasceu em Ovil, Baião, em 16 de Julho de 1957 e é um escritor português. Foi professor do ensino básico. É considerado um dos mais importantes autores portugueses de literatura infanto-juvenil. Publicou o seu primeiro livro, “ A Aldeia das Flores ”, em 1979. Com a obra “O Rapaz de Louredo” (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance “Pedro Alecrim”. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com “ A Casa das Bengalas”. Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro". Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra, “Se eu fosse muito Magrinho”, com...

Concurso Nacional de Leitura _ Fase Concelhia de Cinfães_9 de março de 2023

Decorreu hoje, dia 09 de março, a Fase Concelhia de Cinfães do Concurso Nacional de Leitura, uma organização da Câmara Municipal de Cinfães, através da Biblioteca Municipal, em parceria com as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Souselo, Cinfães e Escola Secundária de Cinfães. O tarde ficou marcada por vários momentos, de entre os quais se destaca a realização das provas escritas em suporte digital e as provas orais com a mediação do júri constituído pelo professor Serafim Rodrigues (Câmara Municipal de Cinfães), pela professora Isabel Ferraz (Escola Secundária de Cinfães) e pela Dra. Isabel Ramos (Coordenadora Interconcelhia da Rede De Bibliotecas Escolares). De um total de 22 alunos dos vários ciclos de ensino e das várias escolas, foram apurados para a fase seguinte três alunos do 1º ciclo, 3 alunos do 2.º ciclo e 3 alunos do 3.º ciclo. De destacar, a excelente prestação dos alunos participantes nas várias provas e o apuramento de dois alunos do nosso Agrupamento de Escolas p...

Semana da Leitura de Cinfães