Avançar para o conteúdo principal

Encontro com o escritor Richard Zimler

No dia 23 de abril recebemos a visita do escritor Richard Zimler.


 
Foi uma manhã diferente para os alunos do 6º e 9º ano, que já conheciam duas das suas obras (Hugo e Eu e as Mangas de Marte; Ilha Teresa) e estavam ansiosos pelo encontro e por colocar as suas questões a propósito da vida e obra do escritor.
Richard Zimler a todos respondeu de forma pronta e simpática, dando-nos a conhecer pormenores da sua vida nos Estados Unidos da América e os motivos que o levaram a vir viver para Portugal, onde foi bem acolhido, não obstante o choque cultural a que foi sujeito e que continua a deixá-lo "baralhado" de vez em quando. Por ele ficámos a saber que foi precisamente este choque de culturas que o inspirou para escrever Ilha Teresa, um livro que foi fácil de escrever por ter como cenário a sua terra natal.
Os alunos presentes nas duas sessões mantiveram-se atentos a todas as palavras do escritor e não perderam a oportunidade de ter o seu exemplar autografado no final do encontro.
 


 


 
 

Testemunhos dos alunos do 9º ano
 

Richard Zimler, nascido em Nova Iorque, em 1995, é um escritor de renome internacional, mas em que, curiosamente, a sua paixão pela escrita surgiu tardiamente. Sonhou ser jogador de basebol, basquetebol e até mesmo uma estrela rock, mas só a escrita permaneceu na sua vida.
Um episódio trágico levou Richard Zimler a abandonar o seu país de origem e partir para Portugal. Esse acontecimento deu-se na altura em que nos Estados Unidos da América surgiu um novo vírus, o HIV, na década de 80. Richard, após o seu irmão ser contaminado e posteriormente ter falecido, não aguentou o facto da Sida, por ser novidade na altura, ser tema de conversa por parte de todos, sentindo-se então obrigado a abandonar o seu país.
Foi então que, quase por pura coincidência, surgiu uma proposta de trabalho para Richard Zimler e para o seu companheiro, em Portugal, daí ele ter abandonado o seu país e recomeçar do zero.
Zimler chegou a Portugal em 1990. Viveu um período muito difícil de adaptação, pois eram várias as diferenças culturais. A principal foi a forma de pensar, pois o que o autor achava ser correto, para o povo português era completamente errado. Só doze anos depois, em 2002, é que Richard conseguiu tornar-se um cidadão português completo, naturalizando-se para participar, ativamente, na nossa sociedade. 
Richard escreveu o seu primeiro livro, em Portugal, cujo título é O Último Cabalista de Lisboa 
A 23 de abril de 2013, Richard esteve presente na nossa escola. Foi-nos dada a oportunidade de o questionar, obtendo assim as respostas já mencionadas anteriormente.
Este breve encontro com Richard Zimler enriqueceu-nos bastante, pois Zimler falou da sua história de vida, que para muitos deve ser considerada uma lição de vida, pois Richard conseguiu tornar-se no grande homem que é hoje.
Carlos Jesus, Rafaela Monteiro, Márcia Santos, Fátima Santos e Diana Beleza (9ºD)


 
Richard Zimler é um escritor muito interessante. O livro dele que eu li foi Ilha Teresa, cuja história gira à volta de uma rapariga portuguesa de 15 anos que vai viver com a família para Nova Iorque (trajeto que o escritor percorreu, só que ao contrário, de Nova Iorque para Portugal). É um escritor muito simpático e expressivo. No dia 23, quando estivemos à conversa com ele, achei que a sua vida foi muito complicada, mas que é uma pessoa com muita força que conseguiu superar as suas dificuldades. Editou vários livros com os quais tem muito sucesso.
Joana Pinheiro (9ºC)
 

 A visita do autor foi muito importante para quem leu os seus livros ou até mesmo para quem nunca leu nada seu, pois motiva-nos para a leitura das suas obras. Conhecer pessoalmente o escritor foi essencial pois parece que tornou o livro mais interessante. Ouvi-lo falar da mudança da sua vida, foi do que mais gostei.
Diana Lemos (9ºC)
 

(…) Teve muitas dificuldades em adaptar-se, principalmente, à cultura e à língua portuguesa. Todos os seus livros são escritos primeiramente em inglês e depois são traduzidos para português. (…) Falou-nos um pouco dos seus gostos, interesses e também nos falou dos seus livros e das suas pesquisas para os redigir. Acho que foi um acontecimento muito bom para toda a comunidade educativa da EB 2,3 de Souselo.
Divo Pinto (9ºA)
 

(…) De seguida, o autor fez uma breve comparação entre o estilo de vida norte-americano e o português, referindo assim que acha mais acolhedor o povo americano, devido à sua boa hospitalidade e abertura, referindo também que é mais fácil travar amizades com os americanos, devido à sua informalidade ao expor parte da sua vida privada a desconhecidos, contribuindo para quebrar preconceitos. (…)
Joana Monteiro, Joana Moreira, João Pinto, Tatiana Vieira (9ºD)
 

O encontro realizado com Richard Zimler, no dia 23 de abril, na Biblioteca da Escola, foi excecional.
Podemos dizer que este encontro não possuiu aspetos negativos, apenas positivos, devido ao bom humor do escritor e à energia sentida na sala, ao encontrarmos um escritor bastante talentoso e com uma história de vida bastante emotiva.
Foi um encontro bastante informal, tendo os alunos a oportunidade de colocar questões a Richard Zimler (…)
Bruno Silva, João Silva, Tiago Rocha (9ºD)
 

 (…) Richard é um escritor bastante simpático e a alegria nova-iorquina/portuguesa estava refletida nos seus olhos. Com a tocante história de vida contada por Zimler, aprendemos uma valiosa lição: nunca devemos desistir da nossa vida e devemos tentar ultrapassar todos os obstáculos, por mais que isso custe. (…)
Ana Soares, Carlos Ferreira, Manuela Brites, Ricardo Monteiro (9ºD)
 

 (…) Este encontro foi dirigido aos alunos do 6º e 9º anos. Correspondeu às nossas expectativas. Muitos de nós pensávamos que não nos iria trazer nada de novo, mas, pelo contrário, sentimos que foi bastante proveitoso e ficámos com uma imagem bastante positiva do escritor em causa.
Logo no início colocou todos os alunos à-vontade, estabelecendo uma conversa informal e interessante com todos. (…)
Bruna Cardoso, Cláudia Costa, Joana Silva (9ºD)
 

 (…) Confessamos que no início as nossas expectativas não eram muito elevadas, pensávamos que ia ser aborrecido. Contudo, Richard Zimler surpreendeu-nos bastante com o seu lado divertido e otimista. (…) Podemos concluir que a visita de Richard Zimler foi interessante e enriquecedora, por isso, achamos que se deve investir na cultura.
Alexandra, Milene, Mónica, Rita (9ºD) 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Mota - Biografia

António Mota nasceu em Ovil, Baião, em 16 de Julho de 1957 e é um escritor português. Foi professor do ensino básico. É considerado um dos mais importantes autores portugueses de literatura infanto-juvenil. Publicou o seu primeiro livro, “ A Aldeia das Flores ”, em 1979. Com a obra “O Rapaz de Louredo” (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance “Pedro Alecrim”. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com “ A Casa das Bengalas”. Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro". Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra, “Se eu fosse muito Magrinho”, com

Árvore dos Afetos - Dia de S. Valentim

Para assinalar o Dia de S. Valentim, a Biblioteca Escolar promoveu uma atividade intitulada "Árvore dos Afetos" . Os alunos redigiram mensagens de amor ou amizade que utilizaram para decorar os ramos da árvore, em exposição na Biblioteca Escolar. A atividade decorreu entre os dias 11 e 16 de fevereiro de 2016.       Que as manifestações de afeto não se fiquem apenas por este dia!  

PNL - Biografia de António Torrado

António José Freire Torrado. Nasceu em Lisboa em 1939. É um dos nossos melhores escritores. É também poeta, dramaturgo, ficcionista, novelista, professor, contador de histórias, jornalista, editor e director de produção na TV… Publicou o 1º livro aos 18 anos e não mais parou, tendo já mais de cem obras editadas. É formado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário, mas em meados dos anos 60 foi afastado deste cargo por motivos políticos. É mais conhecido como escritor de livros para crianças. Por isso, conseguiu vários prémios, destacando-se, em 1980, o prémio Calouste Gulbenkian de livros para crianças, em 1984, o prémio de Teatro Infantil da Secretaria de Estado da Cultura e em 1988, o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças. É ainda autor de manuais escolares e actualmente é Coordenador de Cursos na Fundação Calouste Gulbenkian e professor na Escola Superior de Teatro e Cinema. É também dramaturgo na companhia de Teatro Comuna