Avançar para o conteúdo principal

Concurso Jovens Poetas 2013

A Autarquia de Cinfães dinamizou, pelo terceiro ano consecutivo, o Concurso de Jovens Poetas, através do Pelouro da Cultura, com o objetivo de incentivar e premiar a criatividade de autores do Concelho de Cinfães na área da poesia, em termos relacionados com a cultura e a paisagem do Município. O concurso esteve aberto a partir do dia 15 de janeiro e foi direcionado a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos de idade. Este ano, o tema escolhido foi "A Minha Terra".
Feita a avaliação dos poemas, foram atribuídos três prémios (1º - 200€ ; 2º - 50€ ; 3º - livro alusivo à poesia), em cada uma das faixas etárias: dos 12 aos 15 e dos 16 aos 30 anos.
A entrega dos prémios realizou-se na Casa da Cultura de Cinfães, em sessão pública, no dia 21 de março, Dia da Poesia.
A Escola E.B.2,3 de Souselo obteve dois prémios da faixa etária dos 12 aos 15 anos, o que é motivo de orgulho para todos nós. Por isso queremos felicitar os vencedores, em especial, e todos os outros alunos que participaram neste concurso de forma empenhada, o que foi reconhecido pelo júri do concurso que ficou agradavelmente surpreendido pela qualidade dos poemas apresentados.
  

Poemas Vencedores – Escalão dos 12 aos 15 anos
 
 
2º prémio - Ana Catarina Pinheiro, nº 1 - 7º B
A Minha Terra
 
Ao descer por este rio,
Por terras de que sou filha,
Lá mesmo no seu finzinho,
Podereis ver uma ilha.
 
Nessa ilha há um castelo,
Castelo que não existe,
Um castelo muito velho,
Feito sonho que resiste.
 
- Ó! Montes da minha terra
- Ó! Rios que vos juntais,
Se sois terras de Cinfães,
Que posso que querer mais?
 
Assim acabo estas linhas,
Nestas quadras ponho um ponto,
E de forma original,
Termino aqui este conto.
 
 
 
3º prémio - Ricardo Manuel Barbosa, nº 16 - 7º B
 
A Minha Terra
 
Tem dezassete freguesias
Todas têm os seus encantos
No inverno o branco das serras
No verão o verde dos campos.
 
Terra de gente modesta
Mas que tem grande valor
Em Cinfães nasceu Serpa Pinto
Esse grande explorador.
 
Rico em gastronomia
E com um vinho especial
A gente que por cá passa
Nunca fica a dizer mal.
 
Rodeado por três rios
Bestança, Paiva e Douro
Com encostas e colinas
Faz de Cinfães um tesouro.
 
Para além das lindas paisagens
Que a natureza lhe deu
Com a ajuda das pessoas
Cinfães mudou e cresceu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Mota - Biografia

António Mota nasceu em Ovil, Baião, em 16 de Julho de 1957 e é um escritor português. Foi professor do ensino básico. É considerado um dos mais importantes autores portugueses de literatura infanto-juvenil. Publicou o seu primeiro livro, “ A Aldeia das Flores ”, em 1979. Com a obra “O Rapaz de Louredo” (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance “Pedro Alecrim”. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com “ A Casa das Bengalas”. Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro". Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra, “Se eu fosse muito Magrinho”, com

Árvore dos Afetos - Dia de S. Valentim

Para assinalar o Dia de S. Valentim, a Biblioteca Escolar promoveu uma atividade intitulada "Árvore dos Afetos" . Os alunos redigiram mensagens de amor ou amizade que utilizaram para decorar os ramos da árvore, em exposição na Biblioteca Escolar. A atividade decorreu entre os dias 11 e 16 de fevereiro de 2016.       Que as manifestações de afeto não se fiquem apenas por este dia!  

PNL - Biografia de António Torrado

António José Freire Torrado. Nasceu em Lisboa em 1939. É um dos nossos melhores escritores. É também poeta, dramaturgo, ficcionista, novelista, professor, contador de histórias, jornalista, editor e director de produção na TV… Publicou o 1º livro aos 18 anos e não mais parou, tendo já mais de cem obras editadas. É formado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário, mas em meados dos anos 60 foi afastado deste cargo por motivos políticos. É mais conhecido como escritor de livros para crianças. Por isso, conseguiu vários prémios, destacando-se, em 1980, o prémio Calouste Gulbenkian de livros para crianças, em 1984, o prémio de Teatro Infantil da Secretaria de Estado da Cultura e em 1988, o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças. É ainda autor de manuais escolares e actualmente é Coordenador de Cursos na Fundação Calouste Gulbenkian e professor na Escola Superior de Teatro e Cinema. É também dramaturgo na companhia de Teatro Comuna