Avançar para o conteúdo principal

Reunião de Trabalho da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE)

Decorreu ontem, dia 16 de novembro de 2022, no Auditório da Escola Secundária São Pedro, Vila Real, uma reunião de trabalho que contou com a presença do Sr. Ministro da Educação, Dr. João Costa e da Sra. Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, dra. Manuela Pargana Siva. Nesta Reunião participaram professores bibliotecários dos concelhos de: Alfândega da Fé, Alijó, Amarante, Armamar, Baião, Boticas, Bragança, Cabeceiras de Basto, Carrazeda de Ansiães, Celorico de Basto, Chaves, Cinfães, Fafe, Felgueiras, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Macedo de Cavaleiros, Marco de Canaveses, Mesão Frio, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Moimenta da Beira, Mondim de Basto, Montalegre, Murça, Penedono, Peso da Régua, Resende, Ribeira de Pena, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Valpaços, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Vimioso e Vinhais.
O nosso Agrupamento fez-se representar pelo Coordenador das nossas Bibliotecas Escolares, professor António Santos. De notar que nesta reunião foi salientado e reforçado o papel da Bibliotecas Escolares nas escolas como espaços centrais no âmbito do desenvolvimento e articulação curricular das mais diversas áreas, respondendo ao desafio de se construir uma humanidade mais justa, mais solidária, mais esclarecida, mais determinada, mais preparada para os desafios do futuro. Não há cidadania sem literacia, somos "invadidos" a todo o momento pela informação, o que nos coloca muitos desafios. Neste sentido, as bibliotecas escolares pretendem com as suas propostas de atividades contribuir para a leitura extensiva, para a validação de fontes e para a discussão de temáticas atuais entre outros aspetos salientados nesta reunião de trabalho.
JUNTOS SOMOS +, SOMOS REDE!!
Agrupamento De Escolas Souselo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Mota - Biografia

António Mota nasceu em Ovil, Baião, em 16 de Julho de 1957 e é um escritor português. Foi professor do ensino básico. É considerado um dos mais importantes autores portugueses de literatura infanto-juvenil. Publicou o seu primeiro livro, “ A Aldeia das Flores ”, em 1979. Com a obra “O Rapaz de Louredo” (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance “Pedro Alecrim”. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com “ A Casa das Bengalas”. Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro". Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra, “Se eu fosse muito Magrinho”, com

PNL - Biografia de António Torrado

António José Freire Torrado. Nasceu em Lisboa em 1939. É um dos nossos melhores escritores. É também poeta, dramaturgo, ficcionista, novelista, professor, contador de histórias, jornalista, editor e director de produção na TV… Publicou o 1º livro aos 18 anos e não mais parou, tendo já mais de cem obras editadas. É formado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário, mas em meados dos anos 60 foi afastado deste cargo por motivos políticos. É mais conhecido como escritor de livros para crianças. Por isso, conseguiu vários prémios, destacando-se, em 1980, o prémio Calouste Gulbenkian de livros para crianças, em 1984, o prémio de Teatro Infantil da Secretaria de Estado da Cultura e em 1988, o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças. É ainda autor de manuais escolares e actualmente é Coordenador de Cursos na Fundação Calouste Gulbenkian e professor na Escola Superior de Teatro e Cinema. É também dramaturgo na companhia de Teatro Comuna

Árvore dos Afetos - Dia de S. Valentim

Para assinalar o Dia de S. Valentim, a Biblioteca Escolar promoveu uma atividade intitulada "Árvore dos Afetos" . Os alunos redigiram mensagens de amor ou amizade que utilizaram para decorar os ramos da árvore, em exposição na Biblioteca Escolar. A atividade decorreu entre os dias 11 e 16 de fevereiro de 2016.       Que as manifestações de afeto não se fiquem apenas por este dia!