Avançar para o conteúdo principal

Balanço estatístico das nossas bibliotecas

   Passamos  a publicar a estatística das bibliotecas do agrupamento referente a  este ano letivo que termina, precedida de uma breve análise.
   Entre as várias mais-valias oferecidas pela biblioteca escolar, a esmagadora maioria dos alunos frequenta a BE para utilizar os computadores, ainda que a leitura, a pesquisa e o estudo sejam referidos. A utilização dos computadores tanto pode ser para efeitos de trabalho escolar como de lazer, sendo esta última modalidade a mais utilizada. Como a utilização dos computadores para efeitos de lazer é condicionada (devido ao nº reduzido de computadores existentes na BE e ao nº crescentes de potenciais utilizadores) dá-se prioridade à pesquisa e realização de trabalhos escolares. Sabendo isto, os alunos frequentemente alegam ir pesquisar quando, de facto, vão para efeitos de lazer. Como se pode constatar, a utilização para efeitos de lazer é largamente superior à utilização dos mesmos para efeitos de trabalho.
   No que se refere às requisições domiciliárias do fundo documental, verifica-se um extraordinário volume de requisições, mais intensas no 1º período e entre os utilizadores do género feminino e igualmente mais numerosas entre os alunos que entre os restantes tipos de utilizadores.
   A utilização do fundo documental centra-se essencialmente nas monografias.
   Na BE de Fonte Coberta, verifica-se que o 2º ano fez mais requisições que os restantes anos, tanto de monografias como de audiovisuais; o 1º período foi aquele em que houve mais requisições e a maioria destas são monografias.

O presente estudo baseia-se em dados absolutos considerados desde 16 de setembro de 2013 a 31 de maio de 2014.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Mota - Biografia

António Mota nasceu em Ovil, Baião, em 16 de Julho de 1957 e é um escritor português. Foi professor do ensino básico. É considerado um dos mais importantes autores portugueses de literatura infanto-juvenil. Publicou o seu primeiro livro, “ A Aldeia das Flores ”, em 1979. Com a obra “O Rapaz de Louredo” (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance “Pedro Alecrim”. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com “ A Casa das Bengalas”. Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro". Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra, “Se eu fosse muito Magrinho”, com...

Concurso Nacional de Leitura _ Fase Concelhia de Cinfães_9 de março de 2023

Decorreu hoje, dia 09 de março, a Fase Concelhia de Cinfães do Concurso Nacional de Leitura, uma organização da Câmara Municipal de Cinfães, através da Biblioteca Municipal, em parceria com as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Souselo, Cinfães e Escola Secundária de Cinfães. O tarde ficou marcada por vários momentos, de entre os quais se destaca a realização das provas escritas em suporte digital e as provas orais com a mediação do júri constituído pelo professor Serafim Rodrigues (Câmara Municipal de Cinfães), pela professora Isabel Ferraz (Escola Secundária de Cinfães) e pela Dra. Isabel Ramos (Coordenadora Interconcelhia da Rede De Bibliotecas Escolares). De um total de 22 alunos dos vários ciclos de ensino e das várias escolas, foram apurados para a fase seguinte três alunos do 1º ciclo, 3 alunos do 2.º ciclo e 3 alunos do 3.º ciclo. De destacar, a excelente prestação dos alunos participantes nas várias provas e o apuramento de dois alunos do nosso Agrupamento de Escolas p...

Semana da Leitura de Cinfães