Passamos a publicar a estatística das bibliotecas do agrupamento referente a este ano letivo que termina, precedida de uma breve análise.
Entre as várias mais-valias oferecidas pela biblioteca escolar, a esmagadora maioria dos alunos frequenta a BE para utilizar os computadores, ainda que a leitura, a pesquisa e o estudo sejam referidos. A utilização dos computadores tanto pode ser para efeitos de trabalho escolar como de lazer, sendo esta última modalidade a mais utilizada. Como a utilização dos computadores para efeitos de lazer é condicionada (devido ao nº reduzido de computadores existentes na BE e ao nº crescentes de potenciais utilizadores) dá-se prioridade à pesquisa e realização de trabalhos escolares. Sabendo isto, os alunos frequentemente alegam ir pesquisar quando, de facto, vão para efeitos de lazer. Como se pode constatar, a utilização para efeitos de lazer é largamente superior à utilização dos mesmos para efeitos de trabalho.
No que se refere às requisições domiciliárias do fundo documental, verifica-se um extraordinário volume de requisições, mais intensas no 1º período e entre os utilizadores do género feminino e igualmente mais numerosas entre os alunos que entre os restantes tipos de utilizadores.
A utilização do fundo documental centra-se essencialmente nas monografias.
Na BE de Fonte Coberta, verifica-se que o 2º ano fez mais requisições que os restantes anos, tanto de monografias como de audiovisuais; o 1º período foi aquele em que houve mais requisições e a maioria destas são monografias.
Entre as várias mais-valias oferecidas pela biblioteca escolar, a esmagadora maioria dos alunos frequenta a BE para utilizar os computadores, ainda que a leitura, a pesquisa e o estudo sejam referidos. A utilização dos computadores tanto pode ser para efeitos de trabalho escolar como de lazer, sendo esta última modalidade a mais utilizada. Como a utilização dos computadores para efeitos de lazer é condicionada (devido ao nº reduzido de computadores existentes na BE e ao nº crescentes de potenciais utilizadores) dá-se prioridade à pesquisa e realização de trabalhos escolares. Sabendo isto, os alunos frequentemente alegam ir pesquisar quando, de facto, vão para efeitos de lazer. Como se pode constatar, a utilização para efeitos de lazer é largamente superior à utilização dos mesmos para efeitos de trabalho.
No que se refere às requisições domiciliárias do fundo documental, verifica-se um extraordinário volume de requisições, mais intensas no 1º período e entre os utilizadores do género feminino e igualmente mais numerosas entre os alunos que entre os restantes tipos de utilizadores.
A utilização do fundo documental centra-se essencialmente nas monografias.
Na BE de Fonte Coberta, verifica-se que o 2º ano fez mais requisições que os restantes anos, tanto de monografias como de audiovisuais; o 1º período foi aquele em que houve mais requisições e a maioria destas são monografias.
O presente estudo baseia-se em dados absolutos considerados desde 16 de setembro de 2013 a 31 de maio de 2014.
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