Avançar para o conteúdo principal

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Durante o mês de outubro, a Biblioteca convidou os pais /encarregados de educação e outros elementos do cumunidade a participar em momentos de leitura nas escolas / salas de aula. A participação dos encarregados de educação é considerada fundamental na promoção dos hábitos de leitura desde tenra idade. Porém, nem sempre se verifica o seu envolvimento, o que é preciso mudar. Este ano letivo uma das metas do nosso Projeto Educativo é, precisamente, a leitura. Assim, torna-se imprescindível que todos se envolvam e contribuam para a sua concretização.
A Biblioteca recolheu o registo de alguns momentos de leitura protagonizados por diversos elementos da comunidade educativa, os quais decidiu partilhar com todos os leitores e seguidores deste blogue.
Centro Escolar de Fonte Coberta

A Professora Bibliotecária, Marisa Oliveira, apresentou a história Maria Benguela e o Pascoal aos alunos do 3º ano, da Professora Luzia. No final da apresentação, foi realizado um pequeno debate sobre a mesma, abordando as diferenças raciais e a amizade. Posteriormente, em contexto de sala de aula, os alunos fizeram o reconto da história. 




Centro Escolar de Tarouquela
No dia 22 de outubro, as duas salas do Jardim de Infância do Centro Escolar de Tarouquela comemoraram o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, no espaço da biblioteca. O evento foi assinalado com grande entusiasmo, tendo todas as crianças participado nas atividades.
Para além das regras de funcionamento do espaço, as crianças vivenciaram dois momentos mágicos com a leitura de dois livros: A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas e O Meu Castelo, que recontaram através de imagens.
 
 

No 1º CEB, os professores decidiram trocar de alunos e planificar atividades no âmbito desta comemoração. Deste modo, o professor José Manuel leu a história A Joaninha Vaidosa aos alunos do 1º e 2º ano e desenvolveu trabalhos que foram do agrado dos pequenos leitores. A professora Anabela ajudou os alunos do 3º ano a elaborar um marcador de livros e estes, juntamente com os alunos do 4º ano, ouviram a linda história O Espantalho Enamorado, pela professora Sandra.





 
Escola E.B. 2,3 de Souselo
No dia 26 de outubro, a turma do 9º A recebeu a visita da Representante dos Encarregados de Educação, D.  Maria Alice Pinto, na aula de Geografia. A Encarregada de Educação apresentou  o conto Vinte Anos Cego, que ela própria escolheu e trouxe de casa. Este conto é muito mais do que uma linda história de amor, trazendo-nos uma grande lição de vida: devemos procurar fechar os olhos aos pequenos defeitos dos outros, pois também os temos, e aceitar as pessoas tal e qual como elas são, respeitando-as e amando-as.
"Foi para mim um momento único que recordarei sempre. A entrega da Representante dos Encarregados de Educação, o cuidado na escolha da história, a forma como a leu... fiquei muito feliz por ela e pelos alunos. E eu estou maravilhada."
Professora Vera Familiar (Professora de Geografia e Diretora de Turma do 9º A)



A turma do 8º D também recebeu a visita de uma Encarregada de Educação, a D. Sandra Andrade, que leu o conto "Natal" retirado do livro Novos Contos da Montanha de Miguel Torga.
O professor João Pereira, Diretor de Turma, colaborou com esta atividade, apresentando um Powerpoint para introduzir a história e o autor, o que facilitou a sua compreensão. Os alunos ficaram, assim, a saber mais sobre um dos maiores escritores portugueses.




"Foi uma experiência bastante positiva e uma aula diferente."
Professor João Pereira, professor de História e Diretor de Turma do 8º D


No dia 26 de outubro, a turma do 7º A recebeu as Representantes dos Encarregados de Educação, D. Ilda Monteiro e D. Sandra Melo, que leram dois contos. Os alunos gostaram desta iniciativa.





Na turma do 8º B esteve presente a Representante dos Encarregados de Educação, D. Maria Alice Silva, que leu A Lenda das Amendoeiras e um poema de Eugénio de Andrade intitulado "Poema à Mãe". A turma gostou muito da atividade, pois a leitura foi feita com bastante expressividade. No final, os alunos colocaram algumas questões que foram, prontamente, respondidas pela Encarregada de Educação.
Esta atividade decorreu numa aula de Língua Portuguesa com a professora e Diretora de Turma, Manuela Gonçalves.

Poema à Mãe

No mais fundo de ti,
eu sei que traí, mãe

Tudo porque já não sou
o retrato adormecido
no fundo dos teus olhos.

Tudo porque tu ignoras
que há leitos onde o frio não se demora
e noites rumorosas de águas matinais.

Por isso, às vezes, as palavras que te digo
são duras, mãe,
e o nosso amor é infeliz.

Tudo porque perdi as rosas brancas
que apertava junto ao coração
no retrato da moldura.

Se soubesses como ainda amo as rosas,
talvez não enchesses as horas de pesadelos.

Mas tu esqueceste muita coisa;
esqueceste que as minhas pernas cresceram,
que todo o meu corpo cresceu,
e até o meu coração
ficou enorme, mãe!

Olha — queres ouvir-me? —
às vezes ainda sou o menino
que adormeceu nos teus olhos;

ainda aperto contra o coração
rosas tão brancas
como as que tens na moldura;

ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
no meio de um laranjal...


Mas — tu sabes — a noite é enorme,
e todo o meu corpo cresceu.
Eu saí da moldura,
dei às aves os meus olhos a beber,

Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo-te as rosas.

Boa noite. Eu vou com as aves.

Eugénio de Andrade, in "Os Amantes Sem Dinheiro"


No dia 30 de outubro, na aula de Francês, com a professora Ana Cristina Figueiredo,  os alunos do 7º B assinalaram o Dia da Biblioteca Escolar.
Estiveram presentes as duas Representantes dos Encarregados de Educação, D. Sara Cardoso e D. Maria José Araújo, que leram  o primeiro capítulo da obra A Vida Mágica da Sementinha de Alves Redol.
A atividade correu bastante bem, as mães ficaram com curiosidade e até pretendem requisitar o livro para saberem o fim da história!
A turma e o Diretor de Turma deixam o seu agradecimento à professora Ana Figueiredo por ter disponibilizado a sua aula para a realização desta atividade.  





Na turma do 9º B, dada a impossibilidade de estarem presentes os Encarregados de Educação convidados, a professora Vera Familiar, Diretora de Turma, leu o conto As Maçãs do Sr. Peabody.



 

No dia 30 de Outubro, durante a aula de Geografia, a nossa Diretora de Turma (Vera Familiar) celebrou connosco o dia Internacional das Bibliotecas Escolares, através da leitura do conto “As Maçãs do Sr. Peabody”. Este conto teve como fim alertar-nos para o poder que as nossas palavras possuem. Antes da narração do conto elegemos um elemento da turma para tirar fotos (Ana Beatriz), ficando assim uma recordação deste momento. A narração do conto foi excelente e até houve uma música de fundo, o que tornou a situação muito mais agradável. A turma adorou a experiência e quer voltar a repeti-la.
Daniela Vieira, nº 9, 9º B


No dia 23 de outubro a turma do 8º C recebeu as duas representantes dos Encarregados de Educação, D. Carmen Lopes e D. Carla Oliveira. Ambas leram um conto que apelava aos valores como a responsabilidade, a solidariedade e o respeito pela diferença.  No final foi promovido um diálogo sobre estes valores. Os alunos gostaram muito desta atividade, que foi realizada numa aula de Geografia com a professora Andreia Sousa, Diretora de Turma.





 Os alunos do 8º A tiveram uma aula de Educação Física bem diferente do habitual. No dia 24 de outubro, receberam a visita da Encarregada de Educação D. Maria da Conceição Jorge, que leu o conto A Fita Vermelha do projeto "Histórias para Crescer". No final, foi feita uma análise oral para que os alunos compreendessem melhor a ideia principal do texto. De acordo com a professora Dulcineia Ramos, que acompanhou a turma nesta atividade, os alunos gostaram bastante de assistir a este momento de leitura.  





Na turma do 7º D, as Encarregadas de Educação D. Susana Seabra e D. Mónica Silva, também vieram à escola para proporcionar aos alunos um momento de leitura diferente, depois de terem sido convidadas pela Diretora de Turma, professora Ana Cristina Figueiredo. Leram os contos A Aia e O Tesouro de Eça de Queirós, o que aconteceu na aula de Língua Portuguesa, com a professora Sandra Marques.
 
 
 
Muito obrigada a todos os que participaram nesta iniciativa! Vamos todos continuar a trabalhar em conjunto para que a leitura seja cada vez mais do agrado dos nossos alunos!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Mota - Biografia

António Mota nasceu em Ovil, Baião, em 16 de Julho de 1957 e é um escritor português. Foi professor do ensino básico. É considerado um dos mais importantes autores portugueses de literatura infanto-juvenil. Publicou o seu primeiro livro, “ A Aldeia das Flores ”, em 1979. Com a obra “O Rapaz de Louredo” (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance “Pedro Alecrim”. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com “ A Casa das Bengalas”. Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro". Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra, “Se eu fosse muito Magrinho”, com

Árvore dos Afetos - Dia de S. Valentim

Para assinalar o Dia de S. Valentim, a Biblioteca Escolar promoveu uma atividade intitulada "Árvore dos Afetos" . Os alunos redigiram mensagens de amor ou amizade que utilizaram para decorar os ramos da árvore, em exposição na Biblioteca Escolar. A atividade decorreu entre os dias 11 e 16 de fevereiro de 2016.       Que as manifestações de afeto não se fiquem apenas por este dia!  

PNL - Biografia de António Torrado

António José Freire Torrado. Nasceu em Lisboa em 1939. É um dos nossos melhores escritores. É também poeta, dramaturgo, ficcionista, novelista, professor, contador de histórias, jornalista, editor e director de produção na TV… Publicou o 1º livro aos 18 anos e não mais parou, tendo já mais de cem obras editadas. É formado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário, mas em meados dos anos 60 foi afastado deste cargo por motivos políticos. É mais conhecido como escritor de livros para crianças. Por isso, conseguiu vários prémios, destacando-se, em 1980, o prémio Calouste Gulbenkian de livros para crianças, em 1984, o prémio de Teatro Infantil da Secretaria de Estado da Cultura e em 1988, o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças. É ainda autor de manuais escolares e actualmente é Coordenador de Cursos na Fundação Calouste Gulbenkian e professor na Escola Superior de Teatro e Cinema. É também dramaturgo na companhia de Teatro Comuna