Avançar para o conteúdo principal

24 de Novembro - Dia da Ciência

A 24 de Novembro assinala-se o Dia Internacional da Ciência. Em Portugal este dia é, também, o Dia Nacional da Cultura Científica, instituído em 1997 para comemorar o nascimento de Rómulo de Carvalho e divulgar o seu trabalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência.

Rómulo Vasco da Gama de Carvalho
Lisboa, 24 de novembro de 1906 -  Liboa, 19 de fevereiro de 1997.
Químico, professor de Físico-Química do ensino secundário no Liceu Pedro Nunes, pedagogo e investigador de História da Ciência em Portigal, divulgador da ciência e poeta sob o pseudónimo de António Gedeão.


Um dos seus mais célebres poemas é Lágrima de Preta.
Neste poema, para além de condenar o racismo, o poeta faz uma análise científica de uma lágrima. Daí a presença de diversos termos científicos. Fica, assim, demonstrada a formação académica e profissional de António Gedeão, um extraordinário poeta e professor de Físico-Química que quisemos lembrar neste dia.


Lágrima de Preta

Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.
Recolhi a lágrima
com todo cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.

O Clube das Ciências também não deixou passar este dia despercebido no nosso Agrupamento. O Laboratório esteve aberto com várias atividades. E a participação foi extraordinária! Aqui ficam os nossos futuros cientistas!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Mota - Biografia

António Mota nasceu em Ovil, Baião, em 16 de Julho de 1957 e é um escritor português. Foi professor do ensino básico. É considerado um dos mais importantes autores portugueses de literatura infanto-juvenil. Publicou o seu primeiro livro, “ A Aldeia das Flores ”, em 1979. Com a obra “O Rapaz de Louredo” (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance “Pedro Alecrim”. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com “ A Casa das Bengalas”. Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro". Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra, “Se eu fosse muito Magrinho”, com...

Concurso Nacional de Leitura _ Fase Concelhia de Cinfães_9 de março de 2023

Decorreu hoje, dia 09 de março, a Fase Concelhia de Cinfães do Concurso Nacional de Leitura, uma organização da Câmara Municipal de Cinfães, através da Biblioteca Municipal, em parceria com as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Souselo, Cinfães e Escola Secundária de Cinfães. O tarde ficou marcada por vários momentos, de entre os quais se destaca a realização das provas escritas em suporte digital e as provas orais com a mediação do júri constituído pelo professor Serafim Rodrigues (Câmara Municipal de Cinfães), pela professora Isabel Ferraz (Escola Secundária de Cinfães) e pela Dra. Isabel Ramos (Coordenadora Interconcelhia da Rede De Bibliotecas Escolares). De um total de 22 alunos dos vários ciclos de ensino e das várias escolas, foram apurados para a fase seguinte três alunos do 1º ciclo, 3 alunos do 2.º ciclo e 3 alunos do 3.º ciclo. De destacar, a excelente prestação dos alunos participantes nas várias provas e o apuramento de dois alunos do nosso Agrupamento de Escolas p...

Semana da Leitura de Cinfães