Avançar para o conteúdo principal

Fragmentos... SEMANA DA LEITURA

A Semana da Leitura decorreu de 1 a 6 de Março de 2010. Aqui fica o registo de algumas das iniciativas realizadas nos vários espaços do Agrupamento de Escolas de Souselo e na comunidade de Cinfães. A todos os que colaboraram na realização da Semana da Leitura e participaram nas actividades fica o nosso agradecimento.


Abertura da Semana da Leitura e da Feira do Livro na Casa da Cultura, em Cinfães.





Cartaz e marcador de livros


A semana iniciou-se com a leitura de poesia nas salas de aula, realizada pelos alunos do 9º B. Foram lidos excertos do livro Ler Doce Ler de José Jorge Letria.

"Uma Aventura... Literária 2010" - apresentação dos textos elaborados pelos alunos do Clube PPT (Português Para Todos).



O Pandora Teatro com o espectáculo multimédia "Anjos e Diabretes" sensibilizou os alunos para a importância da tolerância e o respeito pela diferença.

A turma do 5º D leu um excerto do livro A Floresta de Sophia de Mello Breyner Andresen.

A turma do 7ºC com a leitura e dramatização de um excerto do livro O Cavaleiro da Dinamarca de Sophia de Mello Breyner Andresen.
2ª Fase do Concurso de Leitura: as turmas apresentaram vários tipos de texto a concurso, entre os quais algumas obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura para leitura orientada na sala de aula.



O Pandora Teatro com a peça "O Vira Vento", despertou a consciência ambiental dos mais pequenos.



O actor e contador de histórias Ângelo Torres, prendeu a atenção de todos com os seus fascinantes e divertidos contos populares portugueses e africanos.


Ao longo da semana, vários Encarregados de Educação visitaram as salas de aula para ler/contar uma história aos alunos.


Grupo de Bombos "A Rufar"
A Semana da Leitura também esteve aberta à comunidade.

A Turma da Noite apresentou a peça teatral "Nós, os Pobres", proporcionando momentos de grande divertimento e descontracção ao público.

Da esquerda para a direita: o Mordomo Godofredo (Adélio Cunha); a Condessa de Broalhos (Mª Alcina de Sá); o Cónego D. Arriaga (Mário Crescêncio); a Condessa do Cabedal (Alfredo Silva).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Mota - Biografia

António Mota nasceu em Ovil, Baião, em 16 de Julho de 1957 e é um escritor português. Foi professor do ensino básico. É considerado um dos mais importantes autores portugueses de literatura infanto-juvenil. Publicou o seu primeiro livro, “ A Aldeia das Flores ”, em 1979. Com a obra “O Rapaz de Louredo” (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance “Pedro Alecrim”. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com “ A Casa das Bengalas”. Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro". Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra, “Se eu fosse muito Magrinho”, com

Árvore dos Afetos - Dia de S. Valentim

Para assinalar o Dia de S. Valentim, a Biblioteca Escolar promoveu uma atividade intitulada "Árvore dos Afetos" . Os alunos redigiram mensagens de amor ou amizade que utilizaram para decorar os ramos da árvore, em exposição na Biblioteca Escolar. A atividade decorreu entre os dias 11 e 16 de fevereiro de 2016.       Que as manifestações de afeto não se fiquem apenas por este dia!  

PNL - Biografia de António Torrado

António José Freire Torrado. Nasceu em Lisboa em 1939. É um dos nossos melhores escritores. É também poeta, dramaturgo, ficcionista, novelista, professor, contador de histórias, jornalista, editor e director de produção na TV… Publicou o 1º livro aos 18 anos e não mais parou, tendo já mais de cem obras editadas. É formado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário, mas em meados dos anos 60 foi afastado deste cargo por motivos políticos. É mais conhecido como escritor de livros para crianças. Por isso, conseguiu vários prémios, destacando-se, em 1980, o prémio Calouste Gulbenkian de livros para crianças, em 1984, o prémio de Teatro Infantil da Secretaria de Estado da Cultura e em 1988, o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças. É ainda autor de manuais escolares e actualmente é Coordenador de Cursos na Fundação Calouste Gulbenkian e professor na Escola Superior de Teatro e Cinema. É também dramaturgo na companhia de Teatro Comuna