Avançar para o conteúdo principal

Iniciativa para assinalar o DIA DA INTERNET SEGURA

Desenvolvida no âmbito da utilização dos dispositivos móveis e da Internet, esta iniciativa tem como objectivos principais:
  • Desenvolver princípios de cidadania digital.
  • Consciencializar para a utilização segura da Internet e dos dispositivos móveis.
  • Desenvolver competências no âmbito da utilização das TIC.
  • Incentivar a criatividade e a produção de textos.

1. Os participantes são desafiados a dar continuidade e desenvolver uma narrativa – a ilustração é facultativa -, a partir de um dos seguintes casos concretos, em que está implícita uma situação eventualmente insegura:

História 1: Agente duplo

Olá! O meu nome é Real Virtual. A minha família e os meus amigos conhecem-me por Real, já para a malta dos chats e dos jogos, na Internet, sou simplesmente o Virtual. Como Real, sou pequeno(a), moreno(a), tímido(a), mas como Virtual faço de conta…

História 2: Sorte grande!

A grande notícia acabou de chegar no meu correio electrónico. Fui eu o escolhido, entre um milhão de outros meninos, para ganhar a consola de jogos com que sempre sonhei! E é tão simples, basta clicar onde diz “Aceito o prémio”.

História 3: Tentações

A nossa professora marcou-nos um trabalho sobre um dos assuntos abordados nas últimas aulas. Pesquisei bastante e já escolhi o meu tema. Descobri, na Internet, um texto fabuloso sobre o assunto.

História 4 - O melhor preço

Todos sabiam o que eu queria para o meu aniversário. Dinheiro para comprar uns jogos. Na Internet são mais baratos, por isso fui ao site com o “melhor preço”. Só tinha que dar os meus dados para fazer o registo.

História 5: Que chato!

O João recebeu de presente “aquele” telemóvel. Há muito que o desejava! Entusiasmado, lançou-se ao trabalho. Num instante, os números dos amigos “voaram” para dentro da memória. No dia seguinte, recebeu a mensagem “liga-me”. Não conhecia o número, não ligou. A mensagem repetiu-se, e repetiu-se, e repetiu-se…

2. O desenvolvimento da história é livre, deixando a criatividade à solta, mas fará referência aos possíveis problemas associados ao uso de dispositivos móveis e da Internet.

3. O trabalho deve obedecer às seguintes normas:

  • Texto da história
  • N.º de páginas – 1
  • Formato – A4 vertical, Arial, tamanho 11, espaçamento simples
  • As ilustrações (caso existam) não podem exceder 1 página A4, vertical, num dos formatos correntes de imagem.

Para o desenvolvimento do trabalho sugere-se a consulta dos seguintes sites:

http://www.internetsegura.pt/

http://www.seguranet.pt/

http://www.miudossegurosna.net/

http://dadus.cnpd.pt/

DESTINATÁRIOS

1. Alunos de todos os níveis de escolaridade dos estabelecimentos de ensino público e privado.

2. A participação pode assumir duas modalidades – individual ou em grupo.

IDENTIFICAÇÃO E ENVIO DOS TRABALHOS

1. As histórias deverão conter os seguintes elementos de identificação:

Nome da Escola

Nome(s) do(s) aluno(s) participantes e ano de escolaridade

Nome(s) do(s) professor(es) responsável(eis)

2.Os trabalhos deverão ser submetidos através do seguinte endereço de correio electrónico: historia-net@dren.min-edu.pt .

3.Este endereço poderá ser utilizado, ainda, para responder a dúvidas, prestar esclarecimentos relativos à iniciativa e resolver todos os casos omissos.

PRAZO DE ENVIO

1.Os trabalhos deverão ser enviados, impreterivelmente, até às 24 horas do dia 7 de Fevereiro de 2010.

DIPLOMA DE PARTICIPAÇÃO E PUBLICAÇÃO

1.Todos os participantes receberão uma diploma alusivo à iniciativa.

2.Todas as histórias que se enquadrem no tema proposto serão objecto de publicação, em livro digital, no dia 9 de Fevereiro de 2010.3. Os autores das três narrativas que, pelas suas características específicas, sejam passíveis de adaptação cinematográfica, serão convidados a participar na criação de um guião literário que possibilite a produção de um vídeo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Mota - Biografia

António Mota nasceu em Ovil, Baião, em 16 de Julho de 1957 e é um escritor português. Foi professor do ensino básico. É considerado um dos mais importantes autores portugueses de literatura infanto-juvenil. Publicou o seu primeiro livro, “ A Aldeia das Flores ”, em 1979. Com a obra “O Rapaz de Louredo” (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance “Pedro Alecrim”. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com “ A Casa das Bengalas”. Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro". Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra, “Se eu fosse muito Magrinho”, com...

Concurso Nacional de Leitura _ Fase Concelhia de Cinfães_9 de março de 2023

Decorreu hoje, dia 09 de março, a Fase Concelhia de Cinfães do Concurso Nacional de Leitura, uma organização da Câmara Municipal de Cinfães, através da Biblioteca Municipal, em parceria com as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Souselo, Cinfães e Escola Secundária de Cinfães. O tarde ficou marcada por vários momentos, de entre os quais se destaca a realização das provas escritas em suporte digital e as provas orais com a mediação do júri constituído pelo professor Serafim Rodrigues (Câmara Municipal de Cinfães), pela professora Isabel Ferraz (Escola Secundária de Cinfães) e pela Dra. Isabel Ramos (Coordenadora Interconcelhia da Rede De Bibliotecas Escolares). De um total de 22 alunos dos vários ciclos de ensino e das várias escolas, foram apurados para a fase seguinte três alunos do 1º ciclo, 3 alunos do 2.º ciclo e 3 alunos do 3.º ciclo. De destacar, a excelente prestação dos alunos participantes nas várias provas e o apuramento de dois alunos do nosso Agrupamento de Escolas p...

Semana da Leitura de Cinfães