Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2010

Clube de Leitura de Inglês

Esta semana, no Cube de Leitura de Inglês, reuniu-se informação sobre Sherlock Holmes e o seu inseparável amigo e assistente Dr. Watson, bem como sobre o autor dos livros - Sir Arthur Conan Doyle. Professsoras e alunos prepararam e montaram uma pequena exposição sobre o autor e os personagens. Na próxima semana, será exibido o filme "A Scandal in Bohemia", que retrata uma das muitas histórias em que Sherlock Holmes nos brinda com a sua incrível capacidade de dedução. A não perder!

Parlamento dos Jovens

No dia 25 de Janeiro realizou-se, na Biblioteca, mais uma sessão do Parlamento dos Jovens, que contou com a presença da Deputada do PSD, Teresa Santos. Esta sessão pautou-se por uma grande interacção entre os alunos e a Deputada. Foram colocadas muitas questões pertinentes, relativas à actualidade e esclareceram-se dúvidas a propósito do funcionamento da Assembleia da República e do Parlamento. Todos os intervenientes estão de parabéns pela forma como representaram a escola, facto que foi elogiado por Teresa Santos.

Concurso "Conta-nos uma história"

A iniciativa " Conta-nos uma história" - Podcast na Educação é um concurso que consiste na produção colaborativa ou no reconto de histórias já existentes. Pretende fomentar a dinamização de projectos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital áudio. As candidaturas devem fazer-se até ao dia 15 de Fevereiro de 2010 . A iniciativa "Conta-nos uma história" - Podcast na Educação é um concurso promovido no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE), através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL). Este concurso implica a concepção e desenvolvimento de recursos digitais áudio, que consistam na produção colaborativa ou no reconto de histórias já existentes (por exemplo, contos, fábulas, parábola

Hora do Conto - História da Carochinha

No dia 21 de Janeiro a Equipa da BE realizou mais uma Hora do Conto, desta vez na EB1 de Saímes. Os alunos ouviram a história da Carochinha numa versão em verso, acompanhada por uma apresentação em PowerPoint. De seguida, realizaram actividades de recorte, pintura e reconto da história. Aqui fica o reconto realizado por um dos alunos: Era uma vez uma senhora chamada Carochinha que estava a varrer e encontrou uma moeda muito valiosa e ficou rica. Imaginou-se com um vestido de casamento. Logo de seguida começou a cantar até que começaram a surgir animais que queriam casar com a Carochinha. Primeiro foi o boi que começou a cantar para a Carochinha, mas a Carochinha não gostou mesmo nada. Depois foi a vez do cão. Também,tal como o boi, cantou para a Carochinha , mas não agradou a Carochinha. A seguir foi o gato que cantou para a Carochinha mas não cantou nada bem. Mas a Carochinha não desistiu e veio um galo que era tão desafinado que ela quase fugiu. A Carochinha demorou a escolher com qu

Clube de Leitura de Inglês

Na passada quinta-feira realizou-se a primeira sessão do Clube de Leitura de Inglês. Os alunos ficaram a conhecer um pouco mais sobre Sherlock Holmes, o famoso detective criado por Sir Arthur Conan Doyle, através da descrição de imagens, pesquisa na Internet e em livros e realização de um questionário sobre este personagem. Quem assistiu ficou motivado para voltar. Esperamos também por ti. Podes inscrever-te na Biblioteca.

Concurso UMA AVENTURA...LITERÁRIA 2010

Este concurso está aberto a jovens até aos 18 anos e tem cinco modalidades: Texto Original Crítica Desenho Teatro Olimpíadas da História Os trabalhos devem ser enviados até ao dia 15 de Fevereiro, juntamente com a ficha de inscrição. Para mais informações, consulta o sítio http://www.uma-aventura.pt/index.htm Pede ajuda aos teus professores! Participa!

Concurso "FAÇA LÁ UM POEMA"

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2010 , que se realiza no CCB no dia 21 de Março, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém , numa iniciativa conjunta, lançam um desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia.O Concurso Faça Lá um Poema procura incentivar o gosto pela leitura e escrita de poesia e destina-se a quatro níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, e nele poderão participar quaisquer alunos de escolas públicas e privadas. Cada escola pode apresentar a concurso um máximo de três poemas por cada nível de ensino. A participação no concurso implica a inscrição em formulário próprio que deverá ser enviado até dia 1 de Fevereiro de 2010 . A entrega de prémios terá lugar no CCB, em Lisboa, a 21 de Março de 2010 e será integrada no programa do Dia Mundial da Poesia. Participem! Basta dar asas à imaginação! Para mais informações consultar: http://www.min-edu.pt/np3/4504.html

Iniciativa para assinalar o DIA DA INTERNET SEGURA

Desenvolvida no âmbito da utilização dos dispositivos móveis e da Internet, esta iniciativa tem como objectivos principais: Desenvolver princípios de cidadania digital. Consciencializar para a utilização segura da Internet e dos dispositivos móveis. Desenvolver competências no âmbito da utilização das TIC. Incentivar a criatividade e a produção de textos. 1. Os participantes são desafiados a dar continuidade e desenvolver uma narrativa – a ilustração é facultativa -, a partir de um dos seguintes casos concretos, em que está implícita uma situação eventualmente insegura: História 1: Agente duplo Olá! O meu nome é Real Virtual. A minha família e os meus amigos conhecem-me por Real, já para a malta dos chats e dos jogos, na Internet, sou simplesmente o Virtual. Como Real, sou pequeno(a), moreno(a), tímido(a), mas como Virtual faço de conta… História 2: Sorte grande! A grande notícia acabou de chegar no meu correio electrónico. Fui eu o escolhido, entre um milhão de outros meninos, para

Vídeos no Youtube sobre livros

http://www.youtube.com/watch?v=A6EczmVz1PU&feature=related (Cuidados com o lirvro) http://www.youtube.com/watch?v=ux10hFr_aQA&feature=related (Um livro estranho) http://www.youtube.com/watch?v=bukC9tDuPY0&feature=related (O que é ler?) http://www.youtube.com/watch?v=bukC9tDuPY0&feature=related (A Menina que Odiava Livros-um conto indiano fabuloso!) http://www.youtube.com/watch?v=oUtsjUKZFDM (Jovens e Livros) http://www.youtube.com/watch?v=rkGt8BfNGow&NR=1 (Vídeo sobre Leitura) http://www.youtube.com/watch?v=4oGoXJ8Dxn4 (Cabeças no Ar - O Cheiro dos Livros)

Livro do Mês

QUEM É GERONIMO STILTON? Sou eu! Sou um senhor, ou melhor, um roedor um pouco distraído, sempre com a cabeça nas nuvens...Dirijo uma editora, mas a minha verdadeira paixão é escrever. Aqui em Ratázia, na Ilha dos Ratos, os meus livros são todos bestsellers. O quê? Não os conhecem? São histórias para rir, mais delicadas que queijo fresco, mais apetitosas que o da Serra, mais suculentas que o cabreiro...histórias mesmo ratonas, palavra de Geronimo Stilton! O MANUSCRITO MISTERIOSO «Nostrarratus tinha previsto tudo, até a data do fim do mundo! Eu queria publicar o seu manuscrito, mas em Ratoforte, durante a Feira do Livro, aconteceu uma coisa incrível...»