Avançar para o conteúdo principal

OUTUBRO, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

 Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship). Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2022, dia 24/10. O mote para este ano já está lançado: LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS.

Este ano, a proposta da Rede de Bibliotecas Escolares para LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS consiste em proporcionar uma (ou mais) roda de alunos e parar para ler, refletir e dialogar, sendo que para isso são sugeridas três metodologias que poderão ser seguidas na condução dessas rodas de alunos: Leituras dialogadas, Leituras questionadas e Leituras emparelhadas. Para desenvolver as atividades, a equipa da BE selecionou a ação Leituras Dialogadas que pretende ver desenvolvida em todas as salas de aula do nosso agrupamento, abrangendo mais de 530 alunos. A par desta iniciativa durante o mês de outubro estamos a intervir nas turmas do pré-escolar e do 1º ciclo com a implementação do projeto SOBE( Saúde Oral e Biblioteca Escolar) em parceria com o centro de Saúde de Cinfães, onde a cada aluno, é distribuído no final da sessão de leitura e explicação um kit composto por um copo, uma escova e uma pasta de dentes. Também integrado neste mês de celebração, desafiamos os alunos do 3º ciclo a participar no debate Transformar a Educação: dá voz às tuas ideias. Todas estas ações acabam por estar ligadas ao programa Escola a ler onde alguns dos livros adquiridos neste âmbito irá ser usados pelos nossos utilizadores.
Fiquem atentos e boas leituras, que possam sobretudo, contribuir para a paz e harmonia globais! 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Mota - Biografia

António Mota nasceu em Ovil, Baião, em 16 de Julho de 1957 e é um escritor português. Foi professor do ensino básico. É considerado um dos mais importantes autores portugueses de literatura infanto-juvenil. Publicou o seu primeiro livro, “ A Aldeia das Flores ”, em 1979. Com a obra “O Rapaz de Louredo” (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance “Pedro Alecrim”. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com “ A Casa das Bengalas”. Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro". Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra, “Se eu fosse muito Magrinho”, com

PNL - Biografia de António Torrado

António José Freire Torrado. Nasceu em Lisboa em 1939. É um dos nossos melhores escritores. É também poeta, dramaturgo, ficcionista, novelista, professor, contador de histórias, jornalista, editor e director de produção na TV… Publicou o 1º livro aos 18 anos e não mais parou, tendo já mais de cem obras editadas. É formado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário, mas em meados dos anos 60 foi afastado deste cargo por motivos políticos. É mais conhecido como escritor de livros para crianças. Por isso, conseguiu vários prémios, destacando-se, em 1980, o prémio Calouste Gulbenkian de livros para crianças, em 1984, o prémio de Teatro Infantil da Secretaria de Estado da Cultura e em 1988, o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças. É ainda autor de manuais escolares e actualmente é Coordenador de Cursos na Fundação Calouste Gulbenkian e professor na Escola Superior de Teatro e Cinema. É também dramaturgo na companhia de Teatro Comuna

Árvore dos Afetos - Dia de S. Valentim

Para assinalar o Dia de S. Valentim, a Biblioteca Escolar promoveu uma atividade intitulada "Árvore dos Afetos" . Os alunos redigiram mensagens de amor ou amizade que utilizaram para decorar os ramos da árvore, em exposição na Biblioteca Escolar. A atividade decorreu entre os dias 11 e 16 de fevereiro de 2016.       Que as manifestações de afeto não se fiquem apenas por este dia!