Avançar para o conteúdo principal

SMS - Halloween

O Halloween celebra-se a 31 de outubro. Não sendo uma tradição portuguesa, tem-se tornado cada vez mais visível por toda a parte.
Na escola é costume assinalar-se esta data, pois faz parte dos conteúdos a abordar no âmbito da língua inglesa. Na Biblioteca encontra-se disponível informação sobre as origens do Halloween, no espaço SMS, no qual podes também encontrar uma seleção de livros relacionados com a temática e alguns passatempos. Algumas turmas do 2º e 3º ciclo prepararam pequenas leituras sobre o tema, que irão partilhar na Biblioteca, ao longo desta semana.
 
Halloween is a very old and traditional celebration. Many centuries before Christ, the Celts occupied England and Ireland. They thought that winter was the time of evil spirits, because of the long winter nights. October 31st was the last day before winter, so they made big fires and dressed ugly costumes to scare the evil spirits.
Centuries later, the Irish introduced something new to this day. Groups of people dressing their costumes went from house to house asking for food for their Halloween festivities.
When they arrived at a house they said, "Sweet or trick!" The people in the house gave them some food or else they were victims of some trick.
Today, Halloween is a tradition only for children. They still wear ugly costumes. Ghosts, witches, black cats, jack-o'-lanterns, monsters are typical costumes of this celebration. Children go to houses and say, "Trick or treat!", and people give them candy.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Mota - Biografia

António Mota nasceu em Ovil, Baião, em 16 de Julho de 1957 e é um escritor português. Foi professor do ensino básico. É considerado um dos mais importantes autores portugueses de literatura infanto-juvenil. Publicou o seu primeiro livro, “ A Aldeia das Flores ”, em 1979. Com a obra “O Rapaz de Louredo” (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance “Pedro Alecrim”. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com “ A Casa das Bengalas”. Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro". Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra, “Se eu fosse muito Magrinho”, com

PNL - Biografia de António Torrado

António José Freire Torrado. Nasceu em Lisboa em 1939. É um dos nossos melhores escritores. É também poeta, dramaturgo, ficcionista, novelista, professor, contador de histórias, jornalista, editor e director de produção na TV… Publicou o 1º livro aos 18 anos e não mais parou, tendo já mais de cem obras editadas. É formado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário, mas em meados dos anos 60 foi afastado deste cargo por motivos políticos. É mais conhecido como escritor de livros para crianças. Por isso, conseguiu vários prémios, destacando-se, em 1980, o prémio Calouste Gulbenkian de livros para crianças, em 1984, o prémio de Teatro Infantil da Secretaria de Estado da Cultura e em 1988, o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças. É ainda autor de manuais escolares e actualmente é Coordenador de Cursos na Fundação Calouste Gulbenkian e professor na Escola Superior de Teatro e Cinema. É também dramaturgo na companhia de Teatro Comuna

Árvore dos Afetos - Dia de S. Valentim

Para assinalar o Dia de S. Valentim, a Biblioteca Escolar promoveu uma atividade intitulada "Árvore dos Afetos" . Os alunos redigiram mensagens de amor ou amizade que utilizaram para decorar os ramos da árvore, em exposição na Biblioteca Escolar. A atividade decorreu entre os dias 11 e 16 de fevereiro de 2016.       Que as manifestações de afeto não se fiquem apenas por este dia!