segunda-feira, 9 de junho de 2014

Balanço estatístico das nossas bibliotecas

   Passamos  a publicar a estatística das bibliotecas do agrupamento referente a  este ano letivo que termina, precedida de uma breve análise.
   Entre as várias mais-valias oferecidas pela biblioteca escolar, a esmagadora maioria dos alunos frequenta a BE para utilizar os computadores, ainda que a leitura, a pesquisa e o estudo sejam referidos. A utilização dos computadores tanto pode ser para efeitos de trabalho escolar como de lazer, sendo esta última modalidade a mais utilizada. Como a utilização dos computadores para efeitos de lazer é condicionada (devido ao nº reduzido de computadores existentes na BE e ao nº crescentes de potenciais utilizadores) dá-se prioridade à pesquisa e realização de trabalhos escolares. Sabendo isto, os alunos frequentemente alegam ir pesquisar quando, de facto, vão para efeitos de lazer. Como se pode constatar, a utilização para efeitos de lazer é largamente superior à utilização dos mesmos para efeitos de trabalho.
   No que se refere às requisições domiciliárias do fundo documental, verifica-se um extraordinário volume de requisições, mais intensas no 1º período e entre os utilizadores do género feminino e igualmente mais numerosas entre os alunos que entre os restantes tipos de utilizadores.
   A utilização do fundo documental centra-se essencialmente nas monografias.
   Na BE de Fonte Coberta, verifica-se que o 2º ano fez mais requisições que os restantes anos, tanto de monografias como de audiovisuais; o 1º período foi aquele em que houve mais requisições e a maioria destas são monografias.

O presente estudo baseia-se em dados absolutos considerados desde 16 de setembro de 2013 a 31 de maio de 2014.

Trabalhos em destaque

Até ao final da semana poderão também apreciar a exposição de trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica, patente na BECO.



Ler mais dá prémios

Como forma de incentivar a leitura recreativa, a BECO acabou de divulgar igualmente os vencedores do Top Leitor deste ano letivo. Assim, na biblioteca escolar de Fonte Coberta são três alunas que estão no top. São elas:
1º Lugar: Sílvia Ferreira, 4º ano, com 16 requisições .
2º Lugar: Carolina Gonçalves, 2º ano, com 15 requisições.
3º Lugar: Mariana Ribeiro, 2º ano, com 14 requisições.
Na biblioteca escolar Caetano de Oliveira chegaram ao top:
Setor Adulto: Paula Cristina Noronha Silva Madureira, leitor nº 12600, com 30 requisições.
Setor Aluno: Elisa Vieira Andrade, leitor nº 12574, com 17 requisições.

Parabéns a todas e boas leituras.

D. Paula Cristina Madureira, 1º lugar no Top Leitor da BECO, setor Adulto

Elisa Andrade, 1º Lugar no Top Leitor da BECO, setor Alunos

 Carolina Gonçalves, 2º lugar no Top Leitor de Fonte Coberta

Mariana Ribeiro, 3º lugar no Top Leitor de Fonte Coberta

Grande vencedora do passatempo "Problema do Mês"

O passatempo "Problema do Mês", oragnizado pela BECO em estreita articulação com o grupo disciplinar de Matemática, também chegou ao fim este ano letivo. 
A participação foi muito concorrida, mas só o aluno que acertou um maior número de vezes será o vencedor. Desta vez, o feito pertence à aluna Marta Cardoso, nº 13, do 7º A, que acertou ao todo em três dos problemas. 
Parabéns, Marta!

Apurado o grande vencedor do passatempo "Escritor Secreto"

O ano letivo chegou ao fim e com ele também o passatempo "Escritor Secreto", promovido pela BECO em articulação com o Departamento de Línguas.. Ao longo de vários meses era apresentado um desafio, os alunos participavam e eram apurados os vencedores de cada edição. Chegou agora a hora de apresentar o grande vencedor deste desafio, o aluno que mais vezes acertou a resposta ao longo das seis edições deste passatempo. 
E o grande vencedor do "Escritor Secreto" 2013-2014 foi o aluno João Silva, nº 11, do 7º D.
Parabéns, João!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Exposição - O Ambiente na nossa terra

Encontra-se na Biblioteca Escolar uma exposição de fotografia  organizada pelo Clube das Ciências subordinada ao tema "O Ambiente na Nossa Terra."  Estas fotografias foram recolhidas pelos alunos do clube e retratam vários aspetos do meio ambiente, das várias freguesias de onde os alunos são oriundos.
Ficam aqui algumas das fotografias que podes apreciar!

 


 

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Concurso Nacional de Leitura - fase distrital

No dia 5 de maio realizou-se a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, no Instituto Superior de Tecnologia e Gestão, em Viseu. Participaram aproximadamente cento e cinquenta alunos de várias escolas do distrito de Viseu. Os concorrentes realizaram uma prova escrita e uma prova oral - leitura de um poema - seguida de uma prova em que tiveram de demonstrar o seu poder de argumentação relativamente às obras selecionadas para esta fase.
Os alunos participaram com grande entusiasmo nesta iniciativa, uma experiência que fica para mais tarde recordar e até, repetir, quem sabe...
Em representação do Agrupamento de Escolas de Souselo, estiveram presentes as alunas Mariana Vasconcelos e a Bruna Gonçalves, ambas do 9º C. As suas prestações foram muito positivas, pelo que estão de parabéns!
No final realizou-se um sorteio de livros, tendo a Mariana Vasconcelos sido uma das felizes contempladas, com um livro de Mia Couto - Venenos de Deus, remédios do diabo.
A Equipa da Biblioteca espera poder contar com o entusiasmo e dedicação dos alunos à leitura para que esta atividade possa voltar a ser desenvolvida no próximo ano letivo.
Continuação de BOAS LEITURAS!