sexta-feira, 26 de abril de 2013

Peddy Paper - Uma Casa de Todos

Para assinalar o Dia Mundial da Terra, realizou-se uma atividade diferente no nosso Agrupamento -  o peddy paper  "Uma Casa de Todos".
Para além de um questionário e de atividades práticas, esta atividade incluiu também o visionamento de um pequeno filme na Biblioteca Escolar e culminou na representação da peça "Uma Aventura no Mar" pelo Clube de Teatro. Foi uma tarde especial em que a solidariedade esteve igualmente presente, uma vez que cada aluno inscrito contribuiu com um produto alimentar para integrar cabazes a distribuir pelas famílias mais carenciadas do nosso Agrupamento.
Uma iniciativa do PESES, Clube MAOS, Clube de Teatro e Clube das Ciências, esta atividade contou, ainda, com a colaboração da Equipa TEIP, do Desporto Escolar e da Biblioteca Escolar.
 








 


 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

DIA DA TERRA

A Terra

Também eu quero abrir-te e semear
Um grão de poesia no teu seio!
Anda tudo a lavrar,
Tudo a enterrar centeio,
E são horas de eu pôr a germinar
A semente dos versos que granjeio.

Na seara madura de amanhã
Sem fronteiras nem dono,
Há de existir a praga da milhã,
A volúpia do sono
Da papoula vermelha e temporã,
E o alegre abandono
De uma cigarra vã.

Mas das asas que agite,
O poema que cante
Será graça e limite
Do pendão que levante
A fé que a tua força ressuscite!

Casou-nos Deus, o mito!
E cada imagem que me vem
É um gomo teu, ou um grito
Que eu apenas repito
Na melodia que o poema tem.

Terra, minha aliada
Na criação!
Seja fecunda a vessada,
Seja à tona do chão,
Nada fecundas, nada,
Que eu não fermente também de inspiração!

E por isso te rasgo de magia
E te lanço nos braços a colheita
Que hás de parir depois...
Poesia desfeita,
Fruto maduro de nós dois.

Terra, minha mulher!
Um amor é o aceno,
Outro a quentura que se quer
Dentro dum corpo nu, moreno!

A charrua das leivas não concebe
Uma bolota que não dê carvalhos;
A minha, planta orvalhos...
Água que a manhã bebe
No pudor dos atalhos.

Terra, minha canção!
Ode de pólo a pólo erguida
Pela beleza que não sabe a pão
Mas ao gosto da vida!


Miguel Torga

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Encontro com Richard Zimler

 
 
 
No dia 23 de abril, o escritor Richard Zimler estará na nossa escola para um encontro com alunos dos 6º e 9º anos, que se encontram a trabalhar as obras Hugo e eu e a Mangas de Marte e Ilha Teresa, respetivamente. Todos aguardamos com expetativa a vinda deste conhecido e conceituado autor.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Semana da Leitura

A Semana da leitura, este ano subordinada ao tema O Mar, teve início no dia 11 de março com a realização de um sarau aberto à comunidade. Participaram alunos dos Centros Escolares de Fonte Coberta e Tarouquela e da E.B. 2,3, bem como a Orquestra Ligeira da Escola Secundária de Cinfães - Kings of Music. Houve momentos de dramatização e canto com as peças Three Billy-Goats, pelos alunos do Centro Escolar de Fonte Coberta  e Uma Aventura no Mar, pelo Clube de Teatro. Deu-se, igualmente, início à Feira do Livro e dos Minerais. No final do sarau foram entregues os prémios relativos a atividades realizadas na Biblioteca ao longo do ano.
Durante a semana houve momentos de encontro com a leitura e com escritores, nomeadamente Elisabete Jacinto e Nuno Higino. Os alunos do 9º D dinamizaram a Hora do Conto com a história Uma Princesa do Pior.
No dia 14 de março realizou-se o sarau de encerramento da Semana da Leitura.
Participaram neste evento os alunos do ensino articulado do 6º B, com 3 canções sob a orientação da professora Rita Vieira e acompanhados nas teclas pela professora Sara Pinheiro; a professora Dulce Rodrigues declamou o poema "Soneto de Eurydice", de Sophia de Mello Breyner Andresen  e a orquestra ligeira da nossa escola, Souselo Music, encerrou o espetáculo de forma brilhante.
Estiveram presentes pais, encarregados de educação e outros familiares dos alunos, professores, assistentes operacionais e ex-alunos do Agrupamento, que encheram o espaço e deram ainda mais sentido a esta iniciativa.  
A Biblioteca Escolar gostaria de agradecer a todos pelo esforço e empenho que dedicaram a esta atividade que tem vindo a afirmar-se no nosso Agrupamento.  Promover a leitura e a cultura é um dever de todos nós, por isso todos estão de parabéns!
 
SARAU DE ABERTURA
 

 
 
 
 
 
ENCONTRO COM NUNO HIGINO
 
 
 
 
 
 
SARAU DE ENCERRAMENTO
 
 
 
 
 
 

sábado, 16 de março de 2013

Hora do Conto - Uma princesa do pior

 
Este livro é fantástico!
 
Os alunos do 9º D - Ana Raquel, Ana Rita, Bruno e Carlos Jesus, dramatizaram esta história hilariante sobre uma princesa que anseia por aventura, ao contrário da maioria das princesas. Mas para saberem tudo, terão de ler o livro sobre a princesa Maria, a pior de todas as princesas!
Na Escola EB 1 de Santa Isabel, Travanca, todos os alunos desde o pré-escolar ao 4º ano, estiveram presentes na apresentação desta história, no dia 13 de março. E para todos foi um momento divertido, que tornou  a Semana da Leitura ainda mais interessante.  
 
 
 
 
 
 
 
A Princesa do pior estará brevemente a cavalgar para novas aventuras em outras escolas...