terça-feira, 30 de abril de 2013

Encontro com o escritor Richard Zimler

No dia 23 de abril recebemos a visita do escritor Richard Zimler.


 
Foi uma manhã diferente para os alunos do 6º e 9º ano, que já conheciam duas das suas obras (Hugo e Eu e as Mangas de Marte; Ilha Teresa) e estavam ansiosos pelo encontro e por colocar as suas questões a propósito da vida e obra do escritor.
Richard Zimler a todos respondeu de forma pronta e simpática, dando-nos a conhecer pormenores da sua vida nos Estados Unidos da América e os motivos que o levaram a vir viver para Portugal, onde foi bem acolhido, não obstante o choque cultural a que foi sujeito e que continua a deixá-lo "baralhado" de vez em quando. Por ele ficámos a saber que foi precisamente este choque de culturas que o inspirou para escrever Ilha Teresa, um livro que foi fácil de escrever por ter como cenário a sua terra natal.
Os alunos presentes nas duas sessões mantiveram-se atentos a todas as palavras do escritor e não perderam a oportunidade de ter o seu exemplar autografado no final do encontro.
 


 


 
 

Testemunhos dos alunos do 9º ano
 

Richard Zimler, nascido em Nova Iorque, em 1995, é um escritor de renome internacional, mas em que, curiosamente, a sua paixão pela escrita surgiu tardiamente. Sonhou ser jogador de basebol, basquetebol e até mesmo uma estrela rock, mas só a escrita permaneceu na sua vida.
Um episódio trágico levou Richard Zimler a abandonar o seu país de origem e partir para Portugal. Esse acontecimento deu-se na altura em que nos Estados Unidos da América surgiu um novo vírus, o HIV, na década de 80. Richard, após o seu irmão ser contaminado e posteriormente ter falecido, não aguentou o facto da Sida, por ser novidade na altura, ser tema de conversa por parte de todos, sentindo-se então obrigado a abandonar o seu país.
Foi então que, quase por pura coincidência, surgiu uma proposta de trabalho para Richard Zimler e para o seu companheiro, em Portugal, daí ele ter abandonado o seu país e recomeçar do zero.
Zimler chegou a Portugal em 1990. Viveu um período muito difícil de adaptação, pois eram várias as diferenças culturais. A principal foi a forma de pensar, pois o que o autor achava ser correto, para o povo português era completamente errado. Só doze anos depois, em 2002, é que Richard conseguiu tornar-se um cidadão português completo, naturalizando-se para participar, ativamente, na nossa sociedade. 
Richard escreveu o seu primeiro livro, em Portugal, cujo título é O Último Cabalista de Lisboa 
A 23 de abril de 2013, Richard esteve presente na nossa escola. Foi-nos dada a oportunidade de o questionar, obtendo assim as respostas já mencionadas anteriormente.
Este breve encontro com Richard Zimler enriqueceu-nos bastante, pois Zimler falou da sua história de vida, que para muitos deve ser considerada uma lição de vida, pois Richard conseguiu tornar-se no grande homem que é hoje.
Carlos Jesus, Rafaela Monteiro, Márcia Santos, Fátima Santos e Diana Beleza (9ºD)


 
Richard Zimler é um escritor muito interessante. O livro dele que eu li foi Ilha Teresa, cuja história gira à volta de uma rapariga portuguesa de 15 anos que vai viver com a família para Nova Iorque (trajeto que o escritor percorreu, só que ao contrário, de Nova Iorque para Portugal). É um escritor muito simpático e expressivo. No dia 23, quando estivemos à conversa com ele, achei que a sua vida foi muito complicada, mas que é uma pessoa com muita força que conseguiu superar as suas dificuldades. Editou vários livros com os quais tem muito sucesso.
Joana Pinheiro (9ºC)
 

 A visita do autor foi muito importante para quem leu os seus livros ou até mesmo para quem nunca leu nada seu, pois motiva-nos para a leitura das suas obras. Conhecer pessoalmente o escritor foi essencial pois parece que tornou o livro mais interessante. Ouvi-lo falar da mudança da sua vida, foi do que mais gostei.
Diana Lemos (9ºC)
 

(…) Teve muitas dificuldades em adaptar-se, principalmente, à cultura e à língua portuguesa. Todos os seus livros são escritos primeiramente em inglês e depois são traduzidos para português. (…) Falou-nos um pouco dos seus gostos, interesses e também nos falou dos seus livros e das suas pesquisas para os redigir. Acho que foi um acontecimento muito bom para toda a comunidade educativa da EB 2,3 de Souselo.
Divo Pinto (9ºA)
 

(…) De seguida, o autor fez uma breve comparação entre o estilo de vida norte-americano e o português, referindo assim que acha mais acolhedor o povo americano, devido à sua boa hospitalidade e abertura, referindo também que é mais fácil travar amizades com os americanos, devido à sua informalidade ao expor parte da sua vida privada a desconhecidos, contribuindo para quebrar preconceitos. (…)
Joana Monteiro, Joana Moreira, João Pinto, Tatiana Vieira (9ºD)
 

O encontro realizado com Richard Zimler, no dia 23 de abril, na Biblioteca da Escola, foi excecional.
Podemos dizer que este encontro não possuiu aspetos negativos, apenas positivos, devido ao bom humor do escritor e à energia sentida na sala, ao encontrarmos um escritor bastante talentoso e com uma história de vida bastante emotiva.
Foi um encontro bastante informal, tendo os alunos a oportunidade de colocar questões a Richard Zimler (…)
Bruno Silva, João Silva, Tiago Rocha (9ºD)
 

 (…) Richard é um escritor bastante simpático e a alegria nova-iorquina/portuguesa estava refletida nos seus olhos. Com a tocante história de vida contada por Zimler, aprendemos uma valiosa lição: nunca devemos desistir da nossa vida e devemos tentar ultrapassar todos os obstáculos, por mais que isso custe. (…)
Ana Soares, Carlos Ferreira, Manuela Brites, Ricardo Monteiro (9ºD)
 

 (…) Este encontro foi dirigido aos alunos do 6º e 9º anos. Correspondeu às nossas expectativas. Muitos de nós pensávamos que não nos iria trazer nada de novo, mas, pelo contrário, sentimos que foi bastante proveitoso e ficámos com uma imagem bastante positiva do escritor em causa.
Logo no início colocou todos os alunos à-vontade, estabelecendo uma conversa informal e interessante com todos. (…)
Bruna Cardoso, Cláudia Costa, Joana Silva (9ºD)
 

 (…) Confessamos que no início as nossas expectativas não eram muito elevadas, pensávamos que ia ser aborrecido. Contudo, Richard Zimler surpreendeu-nos bastante com o seu lado divertido e otimista. (…) Podemos concluir que a visita de Richard Zimler foi interessante e enriquecedora, por isso, achamos que se deve investir na cultura.
Alexandra, Milene, Mónica, Rita (9ºD) 

 

Apresentação do livro "Crónicas de Tarciva"

No dia 23 de abril, Dia do Livro e do Direito de Autor, o nosso Agrupamento recebeu, com muito carinho e orgulho, os nossos ex-alunos Pedro Almeida  e Tiago Soares para apresentarem o seu primeiro livro Crónicas de Tarciva.
Estes jovens escritores portaram-se à altura de grandes escritores, nesta sessão que decorreu na Biblioteca Escolar e teve como público alunos do 7º e 9º ano e os olhares atentos de (ex-)professores.
O livro eoncontra-se apenas disponível na Internet, em http://www.bubok.pt e conta a história  de Reinaldo, um jovem apaixonado pela leitura, que um dia foi presenteado com o livro "Crónicas de Tarciva", que passou a ser o seu preferido desde então e acabou por o transportar para essa terra, onde segue em busca do famoso segredo de Tarciva.
Mas para saberem mais sobre esta história cheia de suspense e aventuras, terão de ler o livro, é claro!
Por cá, já vários alunos e professores o têm nas suas mesinhas de cabeceira para ler até ao último parágrafo.
Quanto aos seus autores, reiteramos os nossos votos de muito sucesso e felicidades, esperando que encontrem grandes momentos de inspiração que deem à sua escrita o reconhecimento por que tanto anseiam. Até lá, ficaremos a aguardar a sua próxima obra com expetativa.


 
 


Concurso Jovens Poetas 2013

A Autarquia de Cinfães dinamizou, pelo terceiro ano consecutivo, o Concurso de Jovens Poetas, através do Pelouro da Cultura, com o objetivo de incentivar e premiar a criatividade de autores do Concelho de Cinfães na área da poesia, em termos relacionados com a cultura e a paisagem do Município. O concurso esteve aberto a partir do dia 15 de janeiro e foi direcionado a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos de idade. Este ano, o tema escolhido foi "A Minha Terra".
Feita a avaliação dos poemas, foram atribuídos três prémios (1º - 200€ ; 2º - 50€ ; 3º - livro alusivo à poesia), em cada uma das faixas etárias: dos 12 aos 15 e dos 16 aos 30 anos.
A entrega dos prémios realizou-se na Casa da Cultura de Cinfães, em sessão pública, no dia 21 de março, Dia da Poesia.
A Escola E.B.2,3 de Souselo obteve dois prémios da faixa etária dos 12 aos 15 anos, o que é motivo de orgulho para todos nós. Por isso queremos felicitar os vencedores, em especial, e todos os outros alunos que participaram neste concurso de forma empenhada, o que foi reconhecido pelo júri do concurso que ficou agradavelmente surpreendido pela qualidade dos poemas apresentados.
  

Poemas Vencedores – Escalão dos 12 aos 15 anos
 
 
2º prémio - Ana Catarina Pinheiro, nº 1 - 7º B
A Minha Terra
 
Ao descer por este rio,
Por terras de que sou filha,
Lá mesmo no seu finzinho,
Podereis ver uma ilha.
 
Nessa ilha há um castelo,
Castelo que não existe,
Um castelo muito velho,
Feito sonho que resiste.
 
- Ó! Montes da minha terra
- Ó! Rios que vos juntais,
Se sois terras de Cinfães,
Que posso que querer mais?
 
Assim acabo estas linhas,
Nestas quadras ponho um ponto,
E de forma original,
Termino aqui este conto.
 
 
 
3º prémio - Ricardo Manuel Barbosa, nº 16 - 7º B
 
A Minha Terra
 
Tem dezassete freguesias
Todas têm os seus encantos
No inverno o branco das serras
No verão o verde dos campos.
 
Terra de gente modesta
Mas que tem grande valor
Em Cinfães nasceu Serpa Pinto
Esse grande explorador.
 
Rico em gastronomia
E com um vinho especial
A gente que por cá passa
Nunca fica a dizer mal.
 
Rodeado por três rios
Bestança, Paiva e Douro
Com encostas e colinas
Faz de Cinfães um tesouro.
 
Para além das lindas paisagens
Que a natureza lhe deu
Com a ajuda das pessoas
Cinfães mudou e cresceu.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Peddy Paper - Uma Casa de Todos

Para assinalar o Dia Mundial da Terra, realizou-se uma atividade diferente no nosso Agrupamento -  o peddy paper  "Uma Casa de Todos".
Para além de um questionário e de atividades práticas, esta atividade incluiu também o visionamento de um pequeno filme na Biblioteca Escolar e culminou na representação da peça "Uma Aventura no Mar" pelo Clube de Teatro. Foi uma tarde especial em que a solidariedade esteve igualmente presente, uma vez que cada aluno inscrito contribuiu com um produto alimentar para integrar cabazes a distribuir pelas famílias mais carenciadas do nosso Agrupamento.
Uma iniciativa do PESES, Clube MAOS, Clube de Teatro e Clube das Ciências, esta atividade contou, ainda, com a colaboração da Equipa TEIP, do Desporto Escolar e da Biblioteca Escolar.
 








 


 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

DIA DA TERRA

A Terra

Também eu quero abrir-te e semear
Um grão de poesia no teu seio!
Anda tudo a lavrar,
Tudo a enterrar centeio,
E são horas de eu pôr a germinar
A semente dos versos que granjeio.

Na seara madura de amanhã
Sem fronteiras nem dono,
Há de existir a praga da milhã,
A volúpia do sono
Da papoula vermelha e temporã,
E o alegre abandono
De uma cigarra vã.

Mas das asas que agite,
O poema que cante
Será graça e limite
Do pendão que levante
A fé que a tua força ressuscite!

Casou-nos Deus, o mito!
E cada imagem que me vem
É um gomo teu, ou um grito
Que eu apenas repito
Na melodia que o poema tem.

Terra, minha aliada
Na criação!
Seja fecunda a vessada,
Seja à tona do chão,
Nada fecundas, nada,
Que eu não fermente também de inspiração!

E por isso te rasgo de magia
E te lanço nos braços a colheita
Que hás de parir depois...
Poesia desfeita,
Fruto maduro de nós dois.

Terra, minha mulher!
Um amor é o aceno,
Outro a quentura que se quer
Dentro dum corpo nu, moreno!

A charrua das leivas não concebe
Uma bolota que não dê carvalhos;
A minha, planta orvalhos...
Água que a manhã bebe
No pudor dos atalhos.

Terra, minha canção!
Ode de pólo a pólo erguida
Pela beleza que não sabe a pão
Mas ao gosto da vida!


Miguel Torga

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Encontro com Richard Zimler

 
 
 
No dia 23 de abril, o escritor Richard Zimler estará na nossa escola para um encontro com alunos dos 6º e 9º anos, que se encontram a trabalhar as obras Hugo e eu e a Mangas de Marte e Ilha Teresa, respetivamente. Todos aguardamos com expetativa a vinda deste conhecido e conceituado autor.