quarta-feira, 20 de março de 2013

Semana da Leitura

A Semana da leitura, este ano subordinada ao tema O Mar, teve início no dia 11 de março com a realização de um sarau aberto à comunidade. Participaram alunos dos Centros Escolares de Fonte Coberta e Tarouquela e da E.B. 2,3, bem como a Orquestra Ligeira da Escola Secundária de Cinfães - Kings of Music. Houve momentos de dramatização e canto com as peças Three Billy-Goats, pelos alunos do Centro Escolar de Fonte Coberta  e Uma Aventura no Mar, pelo Clube de Teatro. Deu-se, igualmente, início à Feira do Livro e dos Minerais. No final do sarau foram entregues os prémios relativos a atividades realizadas na Biblioteca ao longo do ano.
Durante a semana houve momentos de encontro com a leitura e com escritores, nomeadamente Elisabete Jacinto e Nuno Higino. Os alunos do 9º D dinamizaram a Hora do Conto com a história Uma Princesa do Pior.
No dia 14 de março realizou-se o sarau de encerramento da Semana da Leitura.
Participaram neste evento os alunos do ensino articulado do 6º B, com 3 canções sob a orientação da professora Rita Vieira e acompanhados nas teclas pela professora Sara Pinheiro; a professora Dulce Rodrigues declamou o poema "Soneto de Eurydice", de Sophia de Mello Breyner Andresen  e a orquestra ligeira da nossa escola, Souselo Music, encerrou o espetáculo de forma brilhante.
Estiveram presentes pais, encarregados de educação e outros familiares dos alunos, professores, assistentes operacionais e ex-alunos do Agrupamento, que encheram o espaço e deram ainda mais sentido a esta iniciativa.  
A Biblioteca Escolar gostaria de agradecer a todos pelo esforço e empenho que dedicaram a esta atividade que tem vindo a afirmar-se no nosso Agrupamento.  Promover a leitura e a cultura é um dever de todos nós, por isso todos estão de parabéns!
 
SARAU DE ABERTURA
 

 
 
 
 
 
ENCONTRO COM NUNO HIGINO
 
 
 
 
 
 
SARAU DE ENCERRAMENTO
 
 
 
 
 
 

sábado, 16 de março de 2013

Hora do Conto - Uma princesa do pior

 
Este livro é fantástico!
 
Os alunos do 9º D - Ana Raquel, Ana Rita, Bruno e Carlos Jesus, dramatizaram esta história hilariante sobre uma princesa que anseia por aventura, ao contrário da maioria das princesas. Mas para saberem tudo, terão de ler o livro sobre a princesa Maria, a pior de todas as princesas!
Na Escola EB 1 de Santa Isabel, Travanca, todos os alunos desde o pré-escolar ao 4º ano, estiveram presentes na apresentação desta história, no dia 13 de março. E para todos foi um momento divertido, que tornou  a Semana da Leitura ainda mais interessante.  
 
 
 
 
 
 
 
A Princesa do pior estará brevemente a cavalgar para novas aventuras em outras escolas...