sábado, 1 de dezembro de 2012

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mascote da Biblioteca

Está a decorrer a votação final para a eleição do nome da nossa MASCOTE. Na Biblioteca podes escolher um dos seguintes nomes:

  • Super Sabidinho
  • O Letrinhas
  • Mestre Leituras
  • O Sabinhão

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Atividades de Halloween

No dia 31 de outubro  o Departamento de Línguas, a Biblioteca e o Clube de Teatro assinalaram o dia de Halloween.
 
Nos clubes de inglês foram realizadas atividades de memorização de vocabulário e audição de uma canção com atividades de compreensão.
A Biblioteca realizou um concurso de marcadores de livros para todas as turmas do 2º e 3º ciclos.
O Clube de Teatro apresentou uma coreografia inspirada na canção "Thriller" de Michael Jackson.
Para além destas atividades, foram realizados alguns jogos pela turma do 9º D.  
 
 
CONCURSO DE MARCADORES DE LIVROS
 


Após o concurso de marcadores de livros de Halloween o júri, constituído por elementos da Equipa das Bibliotecas Escolares, apurou os seguintes vencedores:

1º lugar - Rui Pedro Pinheiro, nº 18, 6º D
2º lugar - Mariana, nº 15, 6º A
3º lugar - Gonçalo Teixeira, nº 4, 6º D

 
Parabéns a todos!
 
 
 
 
 
Clube de Teatro

domingo, 11 de novembro de 2012

Dia Mundial da Alimentação

No dia 18 de outubro a escola assinalou, mais uma vez, o Dia Mundial da Alimentação.
Para além da divulgação de livros sobre  saúde na Biblioteca, foram realizadas atividades que envolveram todas as turmas dos 2º e 3º ciclos. A "Maratona por uma Alimentação para Todos" teve como condição de participação a entrega de um alimento não perecível, com o objetivo de integrar cabazes a distribuir pelas famílias mais necessitadas da comunidade. Realizou-se um peddy-paper que foi  desenvolvido pelo grupo de professores de Educação Física, a Biblioteca, a equipa TEIP, o Clube de Artes e o Clube de Fotografia. Esta atividade do PESES também contou com o apoio do Departamento de CEFN e o projeto MAOS.
As atividades foram complementadas  com a atuação do Clube de Teatro que representou uma adaptação da história A Sopa de Pedra, ao longo da tarde.
As comemorações foram encerradas com uma palestra sobre alimentação saudável,  para Encarregados de Educação, no dia 25 de outubro, na Biblioteca Escolar. Apesar de o nutricionista convidado (representante da Gertal) não ter estado presente por motivos alheios ao Agrupamento, a palestra foi dirigida pela professora Joana Branquinho, Coordenadora do PESES. A presença de Encarregados de Educação foi satisfatoriamente significativa.
 
 
Livros em destaque na Biblioteca
 
 
 

Palestra sobre alimentação saudável
 


 
 
Maratona por uma Alimentação para Todos
 
 
A Sopa de Pedra
 
 
 
 
 
Clube de Teatro

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Durante o mês de outubro, a Biblioteca convidou os pais /encarregados de educação e outros elementos do cumunidade a participar em momentos de leitura nas escolas / salas de aula. A participação dos encarregados de educação é considerada fundamental na promoção dos hábitos de leitura desde tenra idade. Porém, nem sempre se verifica o seu envolvimento, o que é preciso mudar. Este ano letivo uma das metas do nosso Projeto Educativo é, precisamente, a leitura. Assim, torna-se imprescindível que todos se envolvam e contribuam para a sua concretização.
A Biblioteca recolheu o registo de alguns momentos de leitura protagonizados por diversos elementos da comunidade educativa, os quais decidiu partilhar com todos os leitores e seguidores deste blogue.
Centro Escolar de Fonte Coberta

A Professora Bibliotecária, Marisa Oliveira, apresentou a história Maria Benguela e o Pascoal aos alunos do 3º ano, da Professora Luzia. No final da apresentação, foi realizado um pequeno debate sobre a mesma, abordando as diferenças raciais e a amizade. Posteriormente, em contexto de sala de aula, os alunos fizeram o reconto da história. 




Centro Escolar de Tarouquela
No dia 22 de outubro, as duas salas do Jardim de Infância do Centro Escolar de Tarouquela comemoraram o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, no espaço da biblioteca. O evento foi assinalado com grande entusiasmo, tendo todas as crianças participado nas atividades.
Para além das regras de funcionamento do espaço, as crianças vivenciaram dois momentos mágicos com a leitura de dois livros: A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas e O Meu Castelo, que recontaram através de imagens.
 
 

No 1º CEB, os professores decidiram trocar de alunos e planificar atividades no âmbito desta comemoração. Deste modo, o professor José Manuel leu a história A Joaninha Vaidosa aos alunos do 1º e 2º ano e desenvolveu trabalhos que foram do agrado dos pequenos leitores. A professora Anabela ajudou os alunos do 3º ano a elaborar um marcador de livros e estes, juntamente com os alunos do 4º ano, ouviram a linda história O Espantalho Enamorado, pela professora Sandra.





 
Escola E.B. 2,3 de Souselo
No dia 26 de outubro, a turma do 9º A recebeu a visita da Representante dos Encarregados de Educação, D.  Maria Alice Pinto, na aula de Geografia. A Encarregada de Educação apresentou  o conto Vinte Anos Cego, que ela própria escolheu e trouxe de casa. Este conto é muito mais do que uma linda história de amor, trazendo-nos uma grande lição de vida: devemos procurar fechar os olhos aos pequenos defeitos dos outros, pois também os temos, e aceitar as pessoas tal e qual como elas são, respeitando-as e amando-as.
"Foi para mim um momento único que recordarei sempre. A entrega da Representante dos Encarregados de Educação, o cuidado na escolha da história, a forma como a leu... fiquei muito feliz por ela e pelos alunos. E eu estou maravilhada."
Professora Vera Familiar (Professora de Geografia e Diretora de Turma do 9º A)



A turma do 8º D também recebeu a visita de uma Encarregada de Educação, a D. Sandra Andrade, que leu o conto "Natal" retirado do livro Novos Contos da Montanha de Miguel Torga.
O professor João Pereira, Diretor de Turma, colaborou com esta atividade, apresentando um Powerpoint para introduzir a história e o autor, o que facilitou a sua compreensão. Os alunos ficaram, assim, a saber mais sobre um dos maiores escritores portugueses.




"Foi uma experiência bastante positiva e uma aula diferente."
Professor João Pereira, professor de História e Diretor de Turma do 8º D


No dia 26 de outubro, a turma do 7º A recebeu as Representantes dos Encarregados de Educação, D. Ilda Monteiro e D. Sandra Melo, que leram dois contos. Os alunos gostaram desta iniciativa.





Na turma do 8º B esteve presente a Representante dos Encarregados de Educação, D. Maria Alice Silva, que leu A Lenda das Amendoeiras e um poema de Eugénio de Andrade intitulado "Poema à Mãe". A turma gostou muito da atividade, pois a leitura foi feita com bastante expressividade. No final, os alunos colocaram algumas questões que foram, prontamente, respondidas pela Encarregada de Educação.
Esta atividade decorreu numa aula de Língua Portuguesa com a professora e Diretora de Turma, Manuela Gonçalves.

Poema à Mãe

No mais fundo de ti,
eu sei que traí, mãe

Tudo porque já não sou
o retrato adormecido
no fundo dos teus olhos.

Tudo porque tu ignoras
que há leitos onde o frio não se demora
e noites rumorosas de águas matinais.

Por isso, às vezes, as palavras que te digo
são duras, mãe,
e o nosso amor é infeliz.

Tudo porque perdi as rosas brancas
que apertava junto ao coração
no retrato da moldura.

Se soubesses como ainda amo as rosas,
talvez não enchesses as horas de pesadelos.

Mas tu esqueceste muita coisa;
esqueceste que as minhas pernas cresceram,
que todo o meu corpo cresceu,
e até o meu coração
ficou enorme, mãe!

Olha — queres ouvir-me? —
às vezes ainda sou o menino
que adormeceu nos teus olhos;

ainda aperto contra o coração
rosas tão brancas
como as que tens na moldura;

ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
no meio de um laranjal...


Mas — tu sabes — a noite é enorme,
e todo o meu corpo cresceu.
Eu saí da moldura,
dei às aves os meus olhos a beber,

Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo-te as rosas.

Boa noite. Eu vou com as aves.

Eugénio de Andrade, in "Os Amantes Sem Dinheiro"


No dia 30 de outubro, na aula de Francês, com a professora Ana Cristina Figueiredo,  os alunos do 7º B assinalaram o Dia da Biblioteca Escolar.
Estiveram presentes as duas Representantes dos Encarregados de Educação, D. Sara Cardoso e D. Maria José Araújo, que leram  o primeiro capítulo da obra A Vida Mágica da Sementinha de Alves Redol.
A atividade correu bastante bem, as mães ficaram com curiosidade e até pretendem requisitar o livro para saberem o fim da história!
A turma e o Diretor de Turma deixam o seu agradecimento à professora Ana Figueiredo por ter disponibilizado a sua aula para a realização desta atividade.  





Na turma do 9º B, dada a impossibilidade de estarem presentes os Encarregados de Educação convidados, a professora Vera Familiar, Diretora de Turma, leu o conto As Maçãs do Sr. Peabody.



 

No dia 30 de Outubro, durante a aula de Geografia, a nossa Diretora de Turma (Vera Familiar) celebrou connosco o dia Internacional das Bibliotecas Escolares, através da leitura do conto “As Maçãs do Sr. Peabody”. Este conto teve como fim alertar-nos para o poder que as nossas palavras possuem. Antes da narração do conto elegemos um elemento da turma para tirar fotos (Ana Beatriz), ficando assim uma recordação deste momento. A narração do conto foi excelente e até houve uma música de fundo, o que tornou a situação muito mais agradável. A turma adorou a experiência e quer voltar a repeti-la.
Daniela Vieira, nº 9, 9º B


No dia 23 de outubro a turma do 8º C recebeu as duas representantes dos Encarregados de Educação, D. Carmen Lopes e D. Carla Oliveira. Ambas leram um conto que apelava aos valores como a responsabilidade, a solidariedade e o respeito pela diferença.  No final foi promovido um diálogo sobre estes valores. Os alunos gostaram muito desta atividade, que foi realizada numa aula de Geografia com a professora Andreia Sousa, Diretora de Turma.





 Os alunos do 8º A tiveram uma aula de Educação Física bem diferente do habitual. No dia 24 de outubro, receberam a visita da Encarregada de Educação D. Maria da Conceição Jorge, que leu o conto A Fita Vermelha do projeto "Histórias para Crescer". No final, foi feita uma análise oral para que os alunos compreendessem melhor a ideia principal do texto. De acordo com a professora Dulcineia Ramos, que acompanhou a turma nesta atividade, os alunos gostaram bastante de assistir a este momento de leitura.  





Na turma do 7º D, as Encarregadas de Educação D. Susana Seabra e D. Mónica Silva, também vieram à escola para proporcionar aos alunos um momento de leitura diferente, depois de terem sido convidadas pela Diretora de Turma, professora Ana Cristina Figueiredo. Leram os contos A Aia e O Tesouro de Eça de Queirós, o que aconteceu na aula de Língua Portuguesa, com a professora Sandra Marques.
 
 
 
Muito obrigada a todos os que participaram nesta iniciativa! Vamos todos continuar a trabalhar em conjunto para que a leitura seja cada vez mais do agrado dos nossos alunos!