sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Mês Internacional da Biblioteca Escolar



Em outubro assinalamos o mês  Internacional da Biblioteca Escolar, este  ano subordinado ao tema:
Bibliotecas Escolares: uma chave para o presente, passado e futuro.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Vamos dar um nome à nossa MASCOTE!

Mais um ano letivo se inicia. E com ele damos as boas vindas a novos e antigos alunos e restantes elementos da comunidade educativa, esperando que este seja um ano de muitos sucessos para todos.
A Biblioteca quer a todos lançar um desafio: a nossa mascote, criada pelo professor Tojó, ainda não tem nome. Por isso gostaríamos de contar com a vossa colaboração na escolha de um nome. De 10 de outubro a 10 de novembro poderão colocar as vossas sugestões na "caixa de sugestões" que se encontra na Biblioteca. Os três nomes eleitos pela equipa da BE serão, depois, sujeitos a votação para eleger o nome definitivo da nossa mascote.
Participem e aproveitem para ver as novidades na BE!

 
 
 

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Ler + nas férias

As férias estão aí e a Biblioteca não quis deixar de sugerir alguns bons livros para vos fazerem companhia durante este verão. Na praia, no campo, na montanha ou na cidade, um livro é sempre um bom amigo com quem podemos partilhar bons momentos e que nos pode fazer viajar mesmo sem sairmos de casa. Por isso aproveitem e espreitem as sugestões que vos deixamos:

Para os mais pequenos:




Algumas novidades na BE...




Para os jovens...





Para os mais crescidos:




 
Novidades...

A todos desejamos umas excelentes férias e BOAS LEITURAS!

sábado, 30 de junho de 2012

Peddy Paper Cultural das Línguas

No dia 11 de junho realizou-se mais uma edição do Peddy Paper Cultural das Línguas, organizado pelo Departamento de Línguas em articulação com a Biblioteca Escolar e que tem como objetivos aplicar conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo nas três línguas (português, inglês, francês), demonstrar conhecimentos de cultura geral, sobre o funcionamento da Biblioteca e sobre documentos e espaços aí existentes.
No presente ano letivo participaram 17 turmas dos 2º e 3º ciclos, tendo-se consagrado vencedoras as turmas D do 5º ano e C do 8º ano. Para além de aprenderem mais, todos se divertiram imenso ao longo do percurso traçado pelas professoras organizadoras.
Aqui ficam alguns momentos para mais tarde recordar...










E tudo terminou com "A Portuguesa".
No próximo ano há mais! Até lá!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Dia Mundial do Ambiente

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente - 5 de junho - o Departamento de Humanidades realizou uma exposição alusiva ao tema, com trabalhos elaborados pelos alunos do 9º ano. No espaço SMS podem encontrar mais informação sobre esta data importantíssima do nosso calendário. Cada vez mais são necessárias ações positivas de proteção e preservação do ambiente, cabendo a cada um de nós tomar a iniciativa de cuidar do nosso planeta e dar às gerações futuras um ambiente mais saudável.







quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dia Mundial da Criança - sugestão de leitura


Autora: Paula Guimarães
Edição: IDS - Instituto para o Desenvolvimento Social

Divirtam-se a ler esta deliciosa aventura!

Dia Mundial da Criança - Concurso SER CRIANÇA É...

Para assinalar o DIA MUNDIAL DA CRIANÇA, a Biblioteca Escolar dinamizou um concurso subordinado ao tema Ser Criança é..., dirigido aos alunos do ensino Pré-escolar e 1º ciclo, na modalidade ilustração para o Jardim de Infância e texto poético para o 1º ciclo. Participaram neste concurso o Jardim de Infância 1 de Fonte Coberta e as escolas do 1º ciclo de Fonte Coberta e Covêlo. A escola de Saímes também participou, mas os textos foram entregues após o prazo estabelecido no regulamento do concurso.
O júri, constituído pela Professora Bibliotecária, Marisa Oliveira, professora Ana Coruche do Departamento de Línguas, professora Cristina Lima do Departamento de Expressões e pelo professor João Sampaio da direção, avaliou os trabalhos apresentados a concurso e deliberou o seguinte:

Modalidade Ilustração:

Vencedor: Marcelo - Jardim de Infância de Fonte Coberta



Modalidade Texto Poético:

Vencedores:

1º Ano - Francisco Miguel Jesus - EB 1 de Covêlo



Ser criança é...
Viver alegremente
sem preocupação
e com a bola na mão.
Correr, saltar e brincar
Com um grande coração para amar.


2º Ano - Rafael António Gonçalves Teixeira - Centro Escolar de Fonte Coberta



Ser criança é
Entender
Responder

Chorar
Relembrar
Imaginar
Aprender
Nascer
Crescer
Amar

É bom ser criança.

Parabéns!