Avançar para o conteúdo principal

Clube de Leitura

No dia catorze de fevereiro, como forma de relembrar e celebrar o Dia dos Afetos e o famigerado São Valentim, o Clube de Leitura, integrado nas atividades do PNL, trabalhou na composição de uma série de cartas de amor, confissões adolescentes dos afetos, das quais se publica o trabalho de quatro grupos, manifestamente, inspirados pelos deuses. Umas, de tom marcadamente feminino e outras no masculino, todas fizeram jus ao dia comemorativo em causa, explorando o lado intimista e confessional.

Prof.ª Manuela Marques, Coordenadora do Clube de Leitura

Souselo, nove de fevereiro de 2017 
Meu amor,
      Estou a escrever-te esta carta para demonstrar todo o amor que sinto por ti. O teu olhar ilumina-me todos os dias e o teu sorriso faz-me sorrir contigo, o teu toque é carinhoso e as tuas mãos entrelaçam-se perfeitamente nas minhas. Tu fazes-me sentir algo que mais ninguém me faz sentir, conseguiste cativar em mim tudo aquilo que nunca ninguém conseguiu. Completas-me, completas o meu coração e consegues fazer o impossível, tu consegues deixar-me com um brilho nos olhos, parecendo que sorriem. Encontrei em ti tudo aquilo que precisava, desde um abraço apertado a um beijo demorado, os teus conselhos, as tuas manias, o teu feitio…
      Por vezes tenho atitudes erradas, mas acredita que não me orgulho delas. E de todas as vezes que nós nos chateamos isso só me faz perceber o quanto eu preciso de ti ao meu lado.
      Eu imagino sempre uma vida contigo, tu trazes-me paz, conforto e aceitas-me exatamente como sou.
      Sinto um amor tão forte e profundo por ti que ninguém imagina!
      Quando te vejo sinto borboletas na barriga e quando te afastas sinto o coração apertado e um vazio inexplicável. Tu fazes-me falta, tu fazes-me feliz.
      Obrigada por existires. Amo-te!
      Do ser que mais te ama no mundo...
Souselo, catorze de fevereiro de 2017
      Meu amor,
      Hoje, neste dia tão especial, envio-te esta carta para dizer tudo o que sinto.
      A cada dia que passa, o meu amor por ti é mais forte. As horas que passamos juntos passam a voar, não sei se é pelo amor que sinto por ti ou porque me perco nos teus belos olhos. Contigo estou feliz e sinto que sou mais amoroso, tu tocaste o meu coração como nunca ninguém tocou.
      O nosso amor é especial, é diferente de todos os outros, não só por ser nosso mas também porque nunca vi um casal tão cúmplice. Nós completamo-nos com os nossos defeitos e qualidades. Nas nossas conversas rimos mais do que choramos, gritamos mais do que nos zangamos e acima de tudo, divertimo-nos mais que qualquer pessoa. Sim, divertimo-nos muito, porque o nosso amor é inocente, é doce e ingénuo como uma brincadeira simples de criança.
      Nunca acreditei no amor verdadeiro, até agora, porque uma rapariga com as qualidades que tens é difícil de encontrar, mas no dia em que dissemos o primeiro "Amo-te", senti que tinha encontrado a minha outra metade... Agora tenho orgulho em dizer a todos que «tenho a melhor namorada do mundo».
      Obrigado por tudo: pela tua companhia, por me apoiares e por me ajudares e até mesmo por estares ao meu lado em todos os momentos da nossa vida.
          Amo-te.
Dionísio
Souselo, catorze de fevereiro de 2017
      Minha doce querida,
      A única coisa que te posso dizer é que eu sou aquele que sempre fica na sombra, aquele deixado para trás... Que te olha à distância e no entanto tão perto!
      Hoje escrevo-te esta carta só para te dizer que tenho pena, tenho pena de te ver a entregar o teu coração a outro, que já tem tantos corações, e que os maltrata! Ele fará contigo o que pretende e o teu coração vai ser apenas mais um nesse mundo, deixado para trás a sofrer. Não percebes que há pessoas que dão o coração por ti, e, simplesmente, não vês isso ou não queres ver, sinceramente não sei...
      Espero que repares no mundo que te rodeia, que é muito grande, pois eu estou tão pertinho e a sofrer muito por ti, enquanto tu sofres por outro, em vão. E talvez esta situação esteja a decorrer só porque ele é mais bonito, ou porque é mais rebelde, ou então cativa mais, mas não te ama como eu.
      Quando o voltares a ver, lembra-te que és apenas mais uma vítima de um ser que apenas sabe iludir as pessoas e que mais tarde as faz sofrer. Mas eu cá estarei, esperando o doce momento em que acordarás para o verdadeiro sentido do amor: o amor recíproco, partilhado.
      Adeus, e lembra-te, eu sou aquele que está sempre à tua beira, mas sempre deixado para trás...
      Beijos de quem te ama mais do que tudo nesta vida
Souselo, catorze de fevereiro, de 2017
      Meu docinho,
      Hoje, neste dia de chuva, inspirei-me e resolvi escrever-te. Muitos dizem que o tempo é inimigo do amor, que as relações se desgastam com o passar dos meses de dos anos. Mas, isso não é verdade, pois vêm os dias, as noites, mudam as luas e as estações do ano e eu continuo a amar-te com a mesma paixão de quando te conheci. Tenho tanta coisa para te dizer, mas nem sei por onde começar. São tantas emoções, tantos sentimentos que se brotam de mim. 
      Não sei de onde vem esta vontade louca de te querer amar... Este desejo transcendente que não quer mais passar... É uma paixão doida que veio sem explicação, que chegou e me tirou o sono... E me deixou assim arrebatada de paixão, pois chegaste, com o teu jeitinho doce, com esse teu sorriso certeiro, com esse coração que transborda de bondade e amor, com essa tua maneira de ver as coisas sempre pela positiva, perfeito com todos os teus defeitos e conseguiste conquistar o meu coração. No mundo existem tão poucas pessoas, que são assim como tu, especiais.
      Agradeço-te de coração todas as vezes que me ouviste, pelos conselhos dados e recebidos, pelas vezes que disseste que estava errada. Pelos sorrisos tortos e gentis, pelas chatices, pelas discussões e por tudo que partilhámos. Também tenho que te pedir desculpa pelas vezes que te magoei ou disse algo que não devia, pelas vezes que te fiz chorar, desculpa mesmo. Todas as relações têm os seus problemas e a nossa não é exceção. 
      Gostaria de poder gritar ao mundo o quanto te amo. O quanto tu mudaste a minha vida e o quanto estou feliz ao teu lado. Gostaria de dizer que todos os dias contigo, mesmo os chuvosos e nublados, são os melhores para mim. Guardo cada lembrança tua no meu peito. Guardo cada cheiro teu no fundo da minha memória. Guardo todos os teus vestígios que é para nunca me esquecer de ti. Podem existir mil obstáculos, mas nada impedirá que meu amor por ti permaneça. Uma amor como o nosso, baseado na confiança, no respeito mútuo e na amizade tem tudo para dar certo e continuar vivo por muitos e muitos anos. Tu fazes-me lembrar a lua, pois embora a tenha visto milhares de vezes, de cada vez me parece mais bonita. 
      Amo-te, com todas as letras, todas as palavras e pronúncias, em todas as línguas e sotaques, em todos os sentidos e jeitos, com todas as circunstâncias e motivos. 
      Simplesmente, amo-te. 
O teu amor de sempre

Os alunos do Clube de Leitura

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Mota - Biografia

António Mota nasceu em Ovil, Baião, em 16 de Julho de 1957 e é um escritor português. Foi professor do ensino básico. É considerado um dos mais importantes autores portugueses de literatura infanto-juvenil. Publicou o seu primeiro livro, “ A Aldeia das Flores ”, em 1979. Com a obra “O Rapaz de Louredo” (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance “Pedro Alecrim”. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com “ A Casa das Bengalas”. Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro". Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra, “Se eu fosse muito Magrinho”, com

Árvore dos Afetos - Dia de S. Valentim

Para assinalar o Dia de S. Valentim, a Biblioteca Escolar promoveu uma atividade intitulada "Árvore dos Afetos" . Os alunos redigiram mensagens de amor ou amizade que utilizaram para decorar os ramos da árvore, em exposição na Biblioteca Escolar. A atividade decorreu entre os dias 11 e 16 de fevereiro de 2016.       Que as manifestações de afeto não se fiquem apenas por este dia!  

PNL - Biografia de António Torrado

António José Freire Torrado. Nasceu em Lisboa em 1939. É um dos nossos melhores escritores. É também poeta, dramaturgo, ficcionista, novelista, professor, contador de histórias, jornalista, editor e director de produção na TV… Publicou o 1º livro aos 18 anos e não mais parou, tendo já mais de cem obras editadas. É formado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário, mas em meados dos anos 60 foi afastado deste cargo por motivos políticos. É mais conhecido como escritor de livros para crianças. Por isso, conseguiu vários prémios, destacando-se, em 1980, o prémio Calouste Gulbenkian de livros para crianças, em 1984, o prémio de Teatro Infantil da Secretaria de Estado da Cultura e em 1988, o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças. É ainda autor de manuais escolares e actualmente é Coordenador de Cursos na Fundação Calouste Gulbenkian e professor na Escola Superior de Teatro e Cinema. É também dramaturgo na companhia de Teatro Comuna