Avançar para o conteúdo principal

Concurso "Da Imagem ao Texto"


Concurso de Escrita Criativa – Da Imagem ao Texto

 
No dia 15 de dezembro, catorze alunos da nossa escola, 6 do 2.º Ciclo e 8 do 3.º Ciclo, participaram no concurso de escrita criativa - Da Imagem ao Texto, promovido pelo Departamento Curricular de Línguas.
A atividade teve início às quinze horas, na sala 9 (2.º e 3.º Ciclo). Foi projetada a imagem selecionada pelas professoras organizadoras (a mesma para os dois ciclos). Após uma análise e avaliação cuidadas dos textos a concurso, foram selecionados os alunos vencedores, um de cada Ciclo: Afonso Carvalho, n.º 1, do 6.ºB e Carolina Santos, n.º 3, do 7º A. Os prémios serão entregues aos vencedores no Sarau Cultural da Semana da Leitura, a decorrer de 27 a 31 de março, e serão ainda oferecidas lembranças a todos os participantes. Sugerir-se-á aos alunos vencedores que apresentem nesse espetáculo os seus textos a toda a comunidade educativa aí presente.
Eis os textos vencedores e a imagem que lhes serviu de inspiração:



Um Natal,
Belo e fenomenal.
Dois meninos
A levar a árvore de Natal.
 
A menina dizia
O que o irmão não sabia
E depois ele fazia
O que ela pedia.
 
O cão
Alegre e divertido
Mas sempre bem quentinho
Brincava na neve.

As pessoas patinavam
Sem mais nada que fazer.
Outros ficam em casa
A dormir profundamente.
 
A igreja tilintava
E as pessoas embalava.
A lua brilhava
E as paisagens iluminava.
 
A neve branca
Muito fofa e suave.
A cantora cantava
E todos gostavam.
 
Desejo um feliz Natal
Belo e fenomenal
A todas as pessoas do mundo
Porque ninguém é igual.
 
Afonso Carvalho, nº 1, 6º B

Ai o Natal!
Esta época maravilhosa.
Nada fica mal.
Toda a gente é amorosa!

A magia reina no ar,
O poder da união.
Todas as pessoas a cantar:
"Nasceu a salvação!"

Ninguém fica sozinho,
Há sempre alguém a acompanhar.
Numa altura em que a família
É o melhor presente que se pode dar.

As árvores despidas,
Que vida vão ganhar!
Cobertas de neve,
Impossível não adorar!

O céu coberto de nuvens,
Quase não se vê o luar,
Mas está tudo muito claro,
São as luzes de Natal a iluminar!

Os rios cobertos de gelo
São perfeitos patinar.
É tudo tão bonito!
É tão difícil imaginar!

A casa iluminada,
Que do nada vida ganhou!
E ainda está mais adornada
Com a árvore que a família apanhou!
 
Carolina Santos, nº 3, 7º A







 Professoras responsáveis: Ana Paula Almeida, Dulce Rodrigues, Fátima Ribeiro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Mota - Biografia

António Mota nasceu em Ovil, Baião, em 16 de Julho de 1957 e é um escritor português. Foi professor do ensino básico. É considerado um dos mais importantes autores portugueses de literatura infanto-juvenil. Publicou o seu primeiro livro, “ A Aldeia das Flores ”, em 1979. Com a obra “O Rapaz de Louredo” (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance “Pedro Alecrim”. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com “ A Casa das Bengalas”. Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro". Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra, “Se eu fosse muito Magrinho”, com

PNL - Biografia de António Torrado

António José Freire Torrado. Nasceu em Lisboa em 1939. É um dos nossos melhores escritores. É também poeta, dramaturgo, ficcionista, novelista, professor, contador de histórias, jornalista, editor e director de produção na TV… Publicou o 1º livro aos 18 anos e não mais parou, tendo já mais de cem obras editadas. É formado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário, mas em meados dos anos 60 foi afastado deste cargo por motivos políticos. É mais conhecido como escritor de livros para crianças. Por isso, conseguiu vários prémios, destacando-se, em 1980, o prémio Calouste Gulbenkian de livros para crianças, em 1984, o prémio de Teatro Infantil da Secretaria de Estado da Cultura e em 1988, o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças. É ainda autor de manuais escolares e actualmente é Coordenador de Cursos na Fundação Calouste Gulbenkian e professor na Escola Superior de Teatro e Cinema. É também dramaturgo na companhia de Teatro Comuna

Árvore dos Afetos - Dia de S. Valentim

Para assinalar o Dia de S. Valentim, a Biblioteca Escolar promoveu uma atividade intitulada "Árvore dos Afetos" . Os alunos redigiram mensagens de amor ou amizade que utilizaram para decorar os ramos da árvore, em exposição na Biblioteca Escolar. A atividade decorreu entre os dias 11 e 16 de fevereiro de 2016.       Que as manifestações de afeto não se fiquem apenas por este dia!