Avançar para o conteúdo principal

PNL - Biografia de António Torrado


António José Freire Torrado.
Nasceu em Lisboa em 1939.
É um dos nossos melhores escritores. É também poeta, dramaturgo, ficcionista, novelista, professor, contador de histórias, jornalista, editor e director de produção na TV…
Publicou o 1º livro aos 18 anos e não mais parou, tendo já mais de cem obras editadas.
É formado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário, mas em meados dos anos 60 foi afastado deste cargo por motivos políticos.
É mais conhecido como escritor de livros para crianças. Por isso, conseguiu vários prémios, destacando-se, em 1980, o prémio Calouste Gulbenkian de livros para crianças, em 1984, o prémio de Teatro Infantil da Secretaria de Estado da Cultura e em 1988, o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças.
É ainda autor de manuais escolares e actualmente é Coordenador de Cursos na Fundação Calouste Gulbenkian e professor na Escola Superior de Teatro e Cinema. É também dramaturgo na companhia de Teatro Comuna em Lisboa.
Toda a sua obra é importante e por isso alguns dos seus livros foram incluídos na lista de Honra do IBBY- International Board on Books for Young People- nos anos de 1974 e 1996.


Trabalho elaborado por:
Ana Carolina Rocha Noronha nº1 5º A




Este livro apresenta-nos quatro histórias, cada uma contada à sua maneira, todas elas relacionadas com afectos e amizades.
Amigos especiais geram histórias especiais. O narrador apresenta-nos o amigo patinador que, por viver numa região em que todas as pessoas andam de patins, tem uma grande dificuldade em ser caixeiro-viajante nas terras onde se anda a pé, acabando por se tornar treinador de hóquei em campo e treinar uma equipa da 1ª divisão.
O amigo pescador que pesca peixes invisíveis, deu a sua maior peixe ao Aquário Vasco da Gama, onde se contempla num espaço aparentemente vazio. A sua maior preocupação é com algumas espécies, que estão em vias de extensão, por isso ele quer protegê-las.
A prima e amiga Elisa, vivia sozinha e recolheu em sua casa o gato Teodósio que fora expulso pela própria família. Ele era muito malandro só comia e dormia. O gato contava-lhe histórias que ouvia na rua e ela gostava muito de as ouvir. Depois de ela o recolher toda a família passou a visitá-los.
E ainda do seu amigo Almiro, que, sem nunca ter ido a África, era dono de um elefante, que o seu tio lhe deu quando viram o filme Tarzan. O Almiro tinha um filho, “o Mirito” e quando este crescesse haviam de ver o filme, assim como ele vira um dia com o seu tio Roberto e nessa altura daria o elefante ao seu filho.

Rafael Sousa, 5 D nº 14

Comentários

Anónimo disse…
ajudoume mt num trabalho de portugues
obrigado
Anónimo disse…
adoro os seus livros
Anónimo disse…
ola poderia escrever mais livros?
Anónimo disse…
sim posso escrever muitos mais livros
Anónimo disse…
Gostava de saber onde é que vievu. Falta essa informação. Mas ajudou-me completamente num trabalho de Pot. Mt obg! :D
Anónimo disse…
QUE MERDA
DE BOSTA

Mensagens populares deste blogue

António Mota - Biografia

António Mota nasceu em Ovil, Baião, em 16 de Julho de 1957 e é um escritor português. Foi professor do ensino básico. É considerado um dos mais importantes autores portugueses de literatura infanto-juvenil. Publicou o seu primeiro livro, “ A Aldeia das Flores ”, em 1979. Com a obra “O Rapaz de Louredo” (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance “Pedro Alecrim”. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com “ A Casa das Bengalas”. Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro". Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra, “Se eu fosse muito Magrinho”, com

Árvore dos Afetos - Dia de S. Valentim

Para assinalar o Dia de S. Valentim, a Biblioteca Escolar promoveu uma atividade intitulada "Árvore dos Afetos" . Os alunos redigiram mensagens de amor ou amizade que utilizaram para decorar os ramos da árvore, em exposição na Biblioteca Escolar. A atividade decorreu entre os dias 11 e 16 de fevereiro de 2016.       Que as manifestações de afeto não se fiquem apenas por este dia!